em Morar no Exterior

Quais são os melhores países da Europa? Confira e corra conhecer!

A Europa é um dos continentes mais requisitados entre as pessoas que não descartam conhecer lugares belos e apreciar diferentes culturas. Com tantas opções diferenciadas, resta a dúvida ao escolher quais são os melhores países da Europa.

De acordo com cada objetivo, listamos quais são os melhores lugares para viver, passear, e até aproveitar a culinária local. Confira!

Já pensou em viajar para a Europa e fazer um intercâmbio de idiomas por lá?

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: A Europa é uma festa! Conheça as 10 melhores festas típicas europeias

Conheça os melhores países da Europa: o que você quer fazer por lá?

Trabalhar e morar na Europa – qual país escolher?

Ao escolher os melhores países da Europa para morar, devemos levar em conta a qualidade de vida, economia, política local, paz e segurança. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) anualmente realiza uma pesquisa apontando os países mais indicados para viver bem.

Suécia

Entre os requisitos para essa avaliação recebe prioridade a saúde pública, moradia, educação, renda trabalho e satisfação geral com a vida entre os moradores locais. A Suécia ocupa a primeira posição do melhor país da Europa para morar.

Segundo o levantamento, os suecos apresentam alto nível de satisfação com os principais aspectos, como renda, trabalho e segurança. Com nível de escolaridade alto a maior parte da população não aponta problemas em relação aos empregos.

A Suécia em 2015 recebeu grande parte dos refugiados, o que deixou o país sobrecarregado, mas ainda assim com forte apelo humanitário e apoio às políticas de direitos humanos, sustentabilidade e serviço público.

A expectativa de vida da população é classificada como uma das maiores do mundo. Um estudo realizado pela ONU ainda aponta a Suécia como um dos países mais generosos que existem, doando (1%) do Produto Interno Bruto (PIB) aos programas de suporte humanitário.

Noruega

Outro lugar no topo da lista de melhores países europeus para viver é a Noruega. O país já foi classificado em vários rankings mundiais como um dos lugares com aspecto social invejável, o que inclui o modelo escandinavo de saúde universal, ensino superior subsidiado pelo governo e um regime de previdência social justo que beneficia toda a população.

Além das políticas públicas favoráveis, a Noruega já foi classificada pelo Índice Global da Paz como o país mais pacífico do mundo para viver. No Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ocupa as primeiras posições da lista nos últimos anos, possuindo excelente colocação no que se refere a expectativa de vida, renda per capita e educação.

Ao falar em qualidade de vida, a Dinamarca está entre os melhores países europeus para viver, sem dúvida. Considerada a nação mais feliz do mundo, o país possui a menor taxa de desemprego da Europa, ocupando a primeira posição em empreendedorismo e oportunidades.

Veja também: Cursos de inglês na Europa: você vai curtir aprender inglês

Países mais bonitos da Europa que valem a pena conhecer

Agora a temática é turismo, passeios e curtição. Na Europa é possível desfrutar de paisagens incríveis!

Grécia

Vamos começar pela Grécia e todos os seus encantos. O território grego é cercado por ilhas exuberantes, como a Míconos, Milos, Santorini, entre outras.

Um país rico culturalmente que oferece desde passeios calmos, até badalações durante a noite em praias paradisíacas.

França

Que tal um passeio na primavera por Paris? Quem já pôde contemplar essa experiência sabe o quão é inesquecível. Os cafés parisienses são estendidos às calçadas para assim ser possível admirar a exuberância das flores na cidade.

Paris é o cartão postal de quem admira belas paisagens e não abre mão da arte. Vale uma visita na primavera ao jardim de Luxemburgo e ao Palácio de Versalhes.

Confira: 7 motivos para você fazer um intercâmbio em Paris

Portugal

Portugal não pode ficar de fora ao se falar de beleza e hospitalidade. Os simpáticos portugueses e a riqueza cultural histórica do país costumam cativar muitos visitantes, considerado um dos melhores países da Europa para morar e conhecer.

A região do Algarve é banhada por águas cristalinas e um mar que se contrasta com a imponente arquitetura local, com construções históricas.

Alemanha

Ainda passeando pela Europa a Alemanha é outro país encantador, dificilmente não arranca admiração dos visitantes. Com regiões únicas e cidades repletas de peculiaridades, o turista desfruta desde climas pacatos e interioranos, até a modernidade e badalação da cidade de Munique.

No castelo de Neuschwanstein, na cidade de Fussen, é possível ficar diante de paisagens deslumbrantes com toque campestre cheio de charme e calmaria.

Veja mais: Intercâmbio para Alemanha, descubra porque fazer!

Quer trabalhar na Europa? Selecionamos os melhores países

A Eurostat (Organização de dados da União Europeia) reuniu os melhores países da Europa para quem deseja trabalhar, considerando as seguintes categorias:

  • Taxa de emprego temporário
  • Evolução em níveis de emprego desde a crise financeira

Estônia

Na primeira posição está a Estônia, classificada como o melhor país para conseguir emprego. Embora pequena, com cerca de 1,3 milhões de habitantes, o país Báltico lidera nas categorias de emprego temporário e oportunidades para jovens.

Noruega

A Noruega está párea com a Estônia, no entanto, alguns impasses financeiros na administração do país trouxeram dificuldades para mudanças de emprego desde 2007.

Outros países

A Áustria, Dinamarca e Alemanha, mesmo após períodos de crise, estão em destaque positivo ao se tratar de taxa de empregados e completam a seleção.

Os melhores destinos gastronômicos da Europa

A culinária sem dúvida não pode ficar fora dessa lista, o que torna a gastronomia um quesito importante entre as pessoas que adoram viajar e conhecer novas culturas.

Alemanha

Vamos começar por um prato bastante típico de origem alemã e francesa, união cultural que teve origem na guerra. O Choucroute Garnie é um cardápio que mistura bacon, salsicha, linguiça e outras carnes, sendo bastante nutritivo e ideal para estômagos mais reforçados. Obviamente jamais agradaria vegetarianos, já o público que aprecia carne, costuma se deliciar.

Itália

Outra sugestão é experimentar as famosas pizzas italianas onde tudo começou. As massas ultrafinas e leves recebem a muzzarela de búfala e o manjericão. Parece uma combinação simples, mas acompanhada por um bom vinho, cria-se uma experiência marcante.

O delicioso risoto feito com arroz arbóreo costuma atrair muitos amantes da culinária italiana. Os ingredientes incluem vegetais, frutos do mar coloridos pelo açafrão e regados pelo vinho, formando um saboroso e denso caldo.

Inglaterra

A Inglaterra também capricha no cardápio e inclui no menu pratos deliciosos. O Fish and Chips é a combinação de bacalhau empanado e batata frita crocante, parece simples, mas quem experimenta garante ser uma explosão de sabor.

O lanche rápido é servido em restaurantes e quiosques espalhados pelo Reino Unido. É bastante consumido na Irlanda e Austrália.

O Kidney Pie conquista os turistas que passam pelo Reino Unido. A torta de massa leve e cremosa está em praticamente todos os cardápios dos tradicionais pubs de Londres. O recheio um tanto exótico é composto por rim de porco ou boi e incrementado com o aromático caldo de carne.

Prepare-se para sua viagem: Voltagem na Europa, saiba como funciona e fuja do perrengue!

Se você pensa em conhecer alguns dos melhores países da Europa para trabalhar, saiba que a Irlanda permite fazer um intercâmbio de estudo e trabalho, veja mais em nosso e-book:

Veja depoimentos de quem fez intercâmbio nos melhores países da Europa e adorou:

Comentários

  • Conteúdo relacionado por Tag