em Depoimentos Intercâmbio (Eu Fui)

EU FUI: Malta, dicas de quem fez intercâmbio lá!

Malta DICAS! Esse é o nosso bate papo de  hoje, com nossa querida cliente, Teresa Cristina Tarsia, ela fez um intercâmbio de 4 semanas em Malta, na escola ESE Malta, agora em outubro de 2015. A Teresa nos contou tudo sobre sua experiência e você confere o depoimento completo aqui, cheio de dicas de Malta:

Malta: Dicas de quem esteve lá!

Confira agora as dicas de Malta da Teresa!

Por que escolheu fazer intercâmbio na ilha de Malta?

Eu já tinha ouvido falar da Ilha de Malta e tinha uma curiosidade imensa de conhecer o local. Como durante o meu intercâmbio minha família passaria férias pela Europa, resolvi juntar o útil ao agradável. Além disso, procurei por um lugar exótico para fazer meu intercâmbio e Malta foi o lugar escolhido.

Faça seu intercâmbio em Malta com a Descubra o Mundo.

E o clima da ilha, é como esperava?

Viajei no começou de outubro, que já seria o final do verão, mas mesmo assim peguei 3 semanas de um calor intenso. Deu para aproveitar bastante todas as praias. Na minha última semana choveu e a temperatura abaixou consideravelmente, mas ainda assim continuava com um clima agradável.

Malta Dicas: Conheça o clima de Malta

O que achou da escola ESE Malta? Vale a pena?

A escola ESE Malta foi uma excelente surpresa, gostei muito dos professores, do material didático, da estrutura e do time de staff. Como já tinha uma boa base de gramática, gostei da metodologia das aulas que focava mais na conversação, para um inglês útil, prático e atual. Gostei tanto do material didático, que até adquiri um outro livro da escola para continuar aperfeiçoando meu inglês por aqui.

Malta Dicas: TOP 10 cursos de inglês em Malta

Você estranhou o “inglês britânico de Malta”?

Como já tinha feito um intercâmbio em Boston, meu sotaque do inglês é americano e por isso, no começo eles não entendiam direito o que eu falava. Mas aos poucos percebi o sotaque deles, me adaptei e deu tudo certo. Após uma semana já estava super bem, gostei do inglês dos professores é mais britânico, mas confesso que o inglês nas ruas tinha um sotaque “atalianado”.


Durante seu intercâmbio na ilha de Malta onde você se hospedou?

Um das minhas dicas de malta é ficar na residência estudantil chamada White House –  a localização é perfeita, do lado da escola, em   Saint Julian’s. Fiquei em um quarto individual, o  café da manhã era excelente e o atendimento do staff muito bom. Achei que o local precisa de pequenos reparos como de  pintura e decoração, mas no geral a experiência foi muito boa.

Malta Dicas
Ilha de Malta
Foto: arquivo pessoal

E suas amizades no intercâmbio?

Quando fui fazer o intercâmbio fiquei um pouco apreensiva da escola só ter adolescentes ou um pessoal bem mais novo. Mas pelo contrário, a ESE Malta tinha um perfil mais maduro de estudantes, fiquei bastante à vontade e fiz amizade com um grupo de professores da República Checa e da Romênia, que estavam ali para aperfeiçoar o inglês, conheci também um pessoal da Coreia e do Japão. E aqui mais uma das minhas Dicas de Malta, na verdade de qualquer intecâmbio: Somente na última semana que me aproximei de um grupo de brasileiros, para não correr o risco de só ter falado em português com eles desde o início. Rss

Malta Dicas
Ilha de Gozo
Malta
Foto: arquivo pessoal
Malta Dicas: LSI Malta: estude inglês em uma linda ilha da Europa!

Do que você mais gostou do seu intercâmbio na Ilha de Malta?

Gostei do país como um todo, a Ilha de Malta é um museu a céu aberto. Achei um clima agradável, uma população tranquila, sem frescuras, pé no chão. Um pouco do que sinto quando estou em Búzios ou Morro de São Paulo. Eu gostei bastante e recomendo!


Como é o transporte público na ilha de Malta?

Não tive problema com os ônibus. Antes de sair de casa olhava sempre pelo celular qual a linha de ônibus deveria utilizar, em qual ponto passaria e qual seria o horário. Era uma maravilha, os ônibus sempre pontuais, foi muito fácil me locomover pela Ilha. Portanto, esta é outra das minhas dicas de Malta: use o transporte público!

Malta Dicas: Conheça a rede de transportes de Malta

E o custo de vida? É caro fazer intercâmbio na ilha de Malta?

Comparando o custo de vida em Malta com os outros países que eu já viajei, sem dúvidas a Ilha de Malta é o mais em conta. O custo de vida é bem mais barato do que na França, na Espanha, na Itália e na Turquia, só fica atrás da Croácia. O que me chamou atenção foi o preço das bebidas ali na região de Paceville, são muito baratas! rss

Malta Dicas: Intercâmbio em Malta: alta diversão com baixo custo de vida

Além de estudar em Malta, o que mais você fez? 

Fiz todos os passeios junto com a ESE Malta. Aqui minhas dicas de Malta para visitar:

  • Os que mais gostei foram a Azure Window, em Gozo, e o passeio em ValettaThe Malta Experience -, principalmente por conta do nosso guia, o Mario, que  nos contava as histórias do país pelo caminho.
  • Fui algumas vezes também à Medina, só não consegui ir até a Sicília, mas encontrei minha família em Roma e viajamos para algumas cidades da Itália.
  • Sempre passeava por Sliema existem diversas lojas e shoppings.
Malta Dicas: Pontos turísticos de Malta. 6 lugares imperdíveis

Você acredita que seu intercâmbio em Malta valeu a pena?

Com certeza! Meu intuito com o intercâmbio em Malta sempre foi aprimorar o inglês para usar em minhas viagens e  com contatos de amigos. Gostaria de ter ficado 12 semanas, mas por disponibilidade de tempo só pude ficar as 4 semanas, que foram sensacionais e já me ajudaram muito.  Sem contar que a Ilha de Malta é um destino que me surpreendeu e me agradou muito.


Veja também: 9 razões para morar, trabalhar e fazer intercâmbio em Malta.
Malta Dicas
Sliema
Malta
Foto: arquivo pessoal

Como foi o atendimento da DMI?

Gostei bastante do atendimento de todos da equipe da DMI, confesso que a principio fiquei com um certo receio por ser tudo online, mas fiquei tranquila quando entrei no site da escola e vi que os preços praticados pela agência eram condizentes.

O que me motivou bastante foi um papo que tive logo no início do meu contato, com a Mariana Malagutti (especialista em intercâmbio da equipe DMI). Foi ela  quem me deu as dicas da Ilha de Malta, como quais eram os supermercados mais próximos, preços alguns produtos, experiência dela na escola, além de ter me recomendado uma escola, que a princípio não era minha primeira opção, mas que deu super certo com meu perfil. Esse atendimento me deixou bem mais segura com relação ao trabalho da DMI.

Agora planejo meu próximo intercâmbio e tudo indica que será na Nova Zelândia. =)

Malta Dicas
Valetta
Malta
Foto: arquivo pessoal

Obrigada por dividir essa experiência conosco, Teresa! =) Estaremos aqui para seu próximo intercâmbio!

E você que ainda não fechou o seu intercâmbio… O que não falta são informações e dicas de Malta!

Se quer saber mais sobre Malta aqui e sobre St. Julian’s, a cidade dos estudantes, neste post. Leia também as 9 razões pelas quais você deve fazer seu intercâmbio em Malta.

Descubra Malta. Descubra o Mundo. Fazer intercâmbio em Malta vale a pena!


Quer ler mais uma experiência de viagem? Então veja este outro depoimento bacana: EU FUI: relatos de um intercâmbio em Malta – Sprachcaffe.

Prefere procurar intercâmbio em outros países do mundo?

Use nossa ferramenta de curso de inglês no exterior!

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Comentários