em Itália

Mochilão pela Itália: tudo que você precisa conhecer e um pouco mais

Viajar pela Itália remete imediatamente aos sabores, aos aromas e a hospitalidade desse encantador país.

Fazer um mochilão pela Itália é um mergulho em uma cultura rica e a oportunidade de conhecer um dos lugares mais belos do mundo. Além disso, você poderá experimentar a famosa culinária que está entre as mais famosas.

Em cada canto do país é possível conferir marcas históricas e a exuberância da arquitetura estampada por várias partes.

Neste post, fizemos uma seleção dos principais roteiros para fazer um mochilão pela Itália e conhecer sem grandes gastos um dos lugares mais interessantes do continente europeu.

Nesse sentido, também incluímos dicas de restaurante e de transporte, para economizar nos centros turísticos que visitar.

Já pensou em iniciar ou finalizar seu mochilão pela Itália com um curso de intercâmbio de idiomas?

Pode ser mais barato do que você imagina!

Faça seu intercâmbio na Itália Agora mesmo!
Saiba mais: Dilit International House Roma, “a” escola de italiano

Antes de de conferir os melhores lugares para vistar durante seu mochilão pela Itália, dê uma olhada neste depoimento de quem fez intercâmbio por lá:

Mochilão pela Itália: lugares que você tem que conhecer!

1- Veneza

Vamos começar o roteiro com o cenário de filme romântico, e Veneza sem dúvida é um exemplo clássico. As ruas compostas por rios são convidativas para passeios de barco ao ar livre. A cidade é linda pela autenticidade e planejamento urbano, e não é a toa que atrai cerca de 30 milhões de turistas ao ano.

O passeio pela praça de São Marcos não pode ficar de fora, um dos locais mais frequentados em Veneza, considerado o coração da cidade. Com arquitetura sinuosa e rico acervo histórico, a praça São Marcos é uma verdadeira sala imensa a céu aberto.

Visite aos museus históricos, aprecie as obras de arte e para complementar, desfrute dos aconchegantes cafés da cidade.

A primeira vista são muitas atrações, organize um passeio pela Biblioteca Nazionale Marciana, Palazzo Ducale e a Basílica de São Marcos.

2- Roma

A capital é um dos primeiros locais a atrair turistas de toda parte do mundo. É longa a lista de passeios possíveis em uma das principais cidades da Europa.

O Vaticano é o centro das visitas, atraindo não só cristãos, como adoradores da arte sacra.

Inclua no mochilão pela Itália, quando estiver em Roma, uma visita a Capela Sistina, Coliseu, Fórum e Panteão, entre os locais mais visitados da cidade.

É, é claro, não deixe de vistar o Coliseu. A arena romana do século I atrai milhares de turistas pela forte influência histórica, além da impressionante imagem panorâmica do local de lutas mortais, possibilitando uma inesquecível viagem ao passado.

Conheça 6 curiosidades sobre Roma e apaixone-se

3- Verona

Quem adora arte e arquitetura deve incluir no mochilão pela Itália um mergulho histórico e cultural aos edifícios medievais e renascentistas desta cidade.

Verona é conhecida não só pela relevância histórica mundial, mas por fazer parte de cenários clássicos da literatura e cinema, como Romeu e Julieta, de Shakespeare.

Confira mais detalhes neste vídeo do “Um bilhete, por favor”:

4- Sicília

A Sicília pertence a lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, um tesouro arquitetônico que vale a pena conhecer e incluir na lista de viagem pela Itália. Os templos gregos são algumas das impressionantes estruturas antigas e muito bem preservadas da região.

As paisagens da Sicília contemplam um grande acervo histórico. Pela ilha já passaram muitos povos que deixaram marcas imponentes na humanidade, como os romanos, os gregos, os bárbaros, os árabes, os espanhóis e outros. Como isso, se torna impossível não ficar impressionado com essa rica viagem ao passado.

Se não curtir muito história, a ilha é banhada por três mares de águas cristalinas e praias paradisíacas, como a de Siaggia dei Conigli.

São tantas atrações que trouxemos até uma mapa para você não se preder durante seu mochilão pela Itália:

Mochilão Itália
Fonte: Tus Guías de Viaje

5- Lago Como

Além da riqueza cultural, histórica e artística, o mochilão pela Itália inclui um passeio refrescante pelo famoso lago Como.

Os charmosos vilarejos integram toda a costa dos lagos, decorando aos arredores desse antigo refúgio que atrai turistas e até personalidades famosas de várias partes do mundo.

6- Península de Salento, na Puglia

Sol e paisagem paradisíaca também fazem parte do cenário italiano. Na Puglia você vai conhecer as aldeias e a hospitalidade ímpar dos moradores locais. Aproveite também para visitar Salento e passear pelas históricas igrejas e palácios barrocos.

No centro de Puglia vale conhecer o restaurante La Taverna del Duca e desfrutar da tradicional culinária da região, reconhecida pelos amantes da boa comida. Tlavez um pouco acima do orçamento do mochileiro, mas se estiver afim de gastar, confira!

7- Modena

Muito ouvimos falar sobre a culinária Italiana. Nesse sentido, em Modena está localizado o tradicional restaurante italiano, Osteria Francescana, com certeza excelente, mas muito cara.

Esta é a casa oficial do vinagre balsâmico envelhecido por 12 a 25 anos em barris e utilizado como acompanhamento de saladas, carnes e até sorvetes.

Para o mochileiro, 5 dicas de restaurantes mais em conta, nessa cidade:

Veja mais uma bela cidade italiana:

Curso intensivo de italiano em Florença

Como pegar trem, ônibus ou bonde na Itália?

A melhor forma de economizar no mochilão pela Itália é usar o transporte público. Na sentido, os famosos bondes de Roma são ótimas alternativas de transporte e a boa notícia é que passam próximos aos centros turísticos.

As passagens de metrô e ônibus na Itália costumam custar pouco, cerca de 1,50 £ por trajeto (valores de 07/18). Cidades com grande movimentação turística, como Roma, Milão e Veneza permitem comprar o bilhete diário que vale por um dia inteiro.

Os bilhetes para usar o transporte público devem ser comprados antes de entrar no veículo. Recarregue nas máquinas de autoatendimento ou informe-se nos guichês.

Restaurantes baratos na Itália

Além dos tradicionais restaurantes em várias cidades italianas, quem vai fazer o mochilão geralmente quer economizar e opta por locais mais acessíveis em que é possível comer bem sem gastar muito.

Em Roma vale a pena conhecer o El Mercato Centrale, além do cardápio caprichado e regional, os menus são preparados por chefs de alguns dos principais restaurantes de Roma.

Ao lado da praça San Marco, em Veneza, existe outra opção boa e barata, o Ristorante Piccolo Martini. É um restaurante simples, sem muita decoração, mas a comida é digna e vale o preço.

Para quem quer economizar uma grana, é uma ótima pedida para comer de vez em quando. No cardápio tem opções de pizzas, massas e frutos do mar, o carro-chefe da casa.

Uma dica certeira é sempre perguntar  para moradores locais quais são as melhores opções para comer bem a preços justos.

Na dúvida se a Itália é o destino certo do seu mochilão?

Use nosso quiz online e descubra mais destinos:

Site para conversar em inglês

Pensando em incluir um intercâmbio no início ou no final de seu mochilão na Itália?

Confira depoimentos de intercambistas que visitaram diversos locais do mundo:

Comentários