em Itália

Conheça 6 curiosidades sobre Roma e apaixone-se

Se você está planejando uma viagem para bela capital italiana, um dos maiores destinos para turismo no mundo, vale à pena saber um pouco mais sobre a apaixonante cidade. São muitas curiosidades sobre Roma que valem à pena conhecer e tornar a sua viagem ainda mais enriquecedora.

A chamada “Cidade Eterna” é conhecida assim pois, nos tempos da Roma Antiga, seus moradores acreditavam que ela continuaria existindo independente do que acontecesse com o mundo ou de quantos impérios surgissem e entrassem em colapso.

Já pensou, além de conhecer as curiosidades sobre Roma em uma viagem para lá, fazer um curso de italiano e aprender este idioma na própria cidade?

Faça seu intercâmbio na Itália Agora mesmo!
Saiba mais: Dilit International House Roma, “a” escola de italiano

Curiosidades sobre Roma, “A Cidade Eterna”

Além de agradar apreciadores da história e da arquitetura, Roma é um tesouro infinito para aqueles que admiram a arte e a cultura, que de fato são de impressionar qualquer um que passa por lá.

Você já deve ter feito uma lista dos principais pontos turísticos que, claro, não podem ficar de fora do roteiro, mas além das atrações tradicionais que incluem os monumentos e museus, preparamos uma lista com cinco curiosidades incríveis sobre Roma. Dentre elas, segredos que vale à pena saber antes de viajar!

1- A Boca da Verdade que decepa mãos

A Boca da Verdade é uma imagem de um rosto esculpida em uma roda de pedra que se localiza na entrada da igreja de Santa Maria in Cosmedin. Muitos acham que a escultura tenha uma antiga fonte.

Mas a lenda diz que se alguém contar uma mentira com a mão dentro da boca dessa imagem de pedra, ela se fechará, decepando a mão do mentiroso.

Você aceitaria o desafio de contar uma mentira com amão dentro dessa boca da verdade?

2- A lenda dos Gêmeos Rômulo e Remo

Diz esta lenda, que Roma foi fundada pelos irmãos gêmeos Rômulo e Remo, filhos do Deus Marte e da sacerdotisa Reia Sílvia. Depois de terem sido abandonados em um rio após o seu nascimento, uma loba os salva e os amamenta.

Anos mais tarde, os irmãos decidem fundar uma cidade, mas Rômulo mata seu irmão em um momento de muita fúria e dá o nome à cidade de Roma. Esta é uma das principais curiosidades sobre Roma, que muitas pessoas ainda não conhecem.

3– Expansão Romana

Outra curiosidade sobre Roma é que o período mais conhecido de sua história foi o Império Romano, que começou oficialmente em 27 a.C. Neste período, iniciou-se um  processo intenso de expansão de territórios. Foi quando os romanos passaram de 1,5%, para 25% da população mundial.

Um número altíssimo até mesmo nos dias atuais!

4– Água fresca

Dando um salto para a contemporaneidade, uma curiosidade bastante útil em sua viagem é que não há problema em beber água das torneiras nas ruas de Roma.

Os tradicionais bebedouros de ferro fundido que ficam espalhados por toda a cidade são fontes de água potável e fresca.

Veja também: 9 filmes gravados na Itália que você tem que assistir

5– A “Fortuna” di Trevi

Um ponto turístico muito visitado na capital italiana é a Fontana di Trevi. Ao visitar a cidade, muitos turistas não abrem mão do ritual de jogar uma moeda na famosa fonte e fazer um pedido.

O que muitos não sabem é que as moedas que são ali atiradas, rendem aproximadamente 700 mil euros anualmente e todo o dinheiro é doado para a caridade.

6– Coliseu

Um dos mais visitados pontos turísticos da cidade, o Coliseu, construído entre os anos 70 e 72 d.C,  quando em funcionamento, acomodava até 50 mil espectadores para ver as batalhas dos gladiadores.

Este grande monumento foi levantado sobre o lago da casa de Nero, o imperador romano ao qual o reinado é habitualmente associado à tirania e à extravagância.  A construção foi batizada como Colosseo, devido a uma estátua (colosso) do Imperador que existia ali.

Não se conhece ao certo o fim que levou a escultura, mas em sua área externa há uma placa indicando onde ela ficava.

A cidade eterna guarda muitos outros segredos que vale à pena vislumbrar e planejar conhecer em suas próximas viagens.

Embarque na imensidão cultural que a Itália pode oferecer! A “Cidade eterna” irá durar para sempre também em suas lembranças.

Que tal aproveitar estas dicas e fazer um intercâmbio na Itália? Baixe nosso e-book gratuito e saiba como:

Saiba mais sobre intercâmbio na Europa:

Comentários