em Irlanda

O transporte de Dublin: dicas para se mover na cidade

Apesar de ser a maior cidade da Irlanda, Dublin não é lá muito grande em termos territoriais ou populacionais. Mas o  transporte de Dublin é coisa de cidade grande!

Para você ter uma noção, ela tem mais ou menos a mesma quantidade de habitantes que cidades como Cuiabá (MT), Juiz de Fora (MG) e Londrina (PR). Nada a ver com as grandes cidades que temos aqui no Brasil, né? Mas o transporte de Dublin funciona como em uma metrôpole de primeiro mundo!

Além disso, boa parte das principais atrações se concentram ao redor do Rio Liffey, o que significa que a maioria pode ser visitada a pé. Se ainda assim você quiser ou precisar se locomover de alguma outra forma durante seu intercâmbio na cidade, vale a pena entender como o sistema de transportes de Dublin, para não se perder por lá. Vem com a gente que separamos várias dicas de Dublin sobre transporte.

Faça seu intercâmbio na Irlanda com a Descubra o Mundo.
Veja também: 15 melhores escolas de inglês na Irlanda

O transporte de Dublin: dicas para se mover na cidade

Ônibus em Dublin

Os ônibus de Dublin são de dois andares, bem parecidos com os de Londres. E, no geral, funcionam muito bem: não costumam lotar, são adaptados para deficientes físicos, frequentes e conhecidos pela pontualidade. Para facilitar ainda mais, as paradas de ônibus contam com painéis digitais que informam quanto tempo falta para o próximo coletivo passar.

O lado ruim é que as passagens são um tanto caras e variam de acordo com a distância percorrida. E, por mais estranho que possa parecer, você não pode pagar a passagem em notas. Pois é! Então, caso você precise andar de ônibus em Dublin, guarde o troco do pub. Se o seu objetivo for estudar em Dublin por algum tempo, faça o Leap Card.

Luas de Dublin: o metrô de superfície da cidade

Provavelmente, o Luas de Dublin não vai demorar muito a chamar a sua atenção: é o metrô de superfície de Dublin e seus trilhos se espalham por toda a região central. Um dos melhores transportes de Dublin, ele costuma ser bem mais rápido que os ônibus, mas por enquanto não cobre toda a extensão da cidade. Isso só deve acontecer nos próximos anos, quando ele for ampliado.

Para usar o Luas, não tem nada de catraca ou cobrador. Basta comprar seu ticket em qualquer uma das estações e embarcar. Dentro dos trens, existem painéis que avisam qual será a próxima parada, então fica bem difícil se perder. Ah, e ele também aceita o Leap Card. Ou seja, mais um bom motivo para você fazer o seu!

Dart: o trem veloz irlandês

Se você pretende estudar na Irlanda e quer conhecer várias partes do país durante suas folgas, provavelmente usará o Dart, o trem de alta velocidade que liga todas as regiões. O funcionamento dele é bem parecido com o do Luas: você compra seu ticket nas estações e não tem catraca ou cobrador no meio do caminho. Os vagões contam com wi-fi e são bem confortáveis.

Bike em Dublin

Que passear por Dublin de bike? Por uma taxa anual de 20 euros, você pode fazer isso quando quiser. É só pegar a bicicleta em uma das mais de 60 estações que se espalham pelo centro da cidade e sair pedalando. Depois, basta devolver na estação mais próxima. Se você ficar com ela por mais de 30 minutos, pagará taxas extras que variam de acordo com o seu tempo de viagem. Legal poder contar com este tipo de transporte em Dublin, não acha?

Táxis em Dublin

Dublin é uma das cidades com mais táxis da Irlanda, são quase 13 mil para uma cidade com meio de habitantes, um exagero!

A quantidade é tão grande que a noite é comum se ver filas de táxis estacionados pelas ruas.

Gostou dessas dicas de transporte de Dublin? Que tal agora ouvir da boca de quem viveu lá e realmente andou com eles pela cidade? Confira este depoimento de um intercambista que vai passar as dicas de Dublin sobre transporte público!

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.
Veja também: Governo anuncia mudanças para visto de estudante na Irlanda

Dublin: dicas de transporte de quem mora lá!!

Quem quer fazer um intercâmbio na Irlanda? Precisa de dicas? Hoje, a Dayanne Camargo, brasileira que mora na capital irlandesa há três anos, vai contar como é o transporte público de Dublin, dicas, características, horários, tarifas, valores etc. Ela está nos ajudando aqui no blog com várias informações bacanas e muitas dicas sobre a Dublin. 

Veja como as dicas de quem mora da cidade trazem muito mais detalhes e curiosidades sobre os trasnportes de Dublin que já conversamos!

Leia também: Estudar e trabalhar na Irlanda: dicas de uma brasileira em Dublin

Nós dividimos o bate-papo em vídeos curtos sobre os principais tópicos que os intercambistas querem saber. E a locomoção é sempre um assunto de destaque.

O transporte público de Dublin: Dicas da Dayanne!

Veja como foi nossa conversa:

Resumo do nosso bate-papo (caso você não tenha conseguido ver o vídeo por algum motivo):

O transporte público de Dublin é bem diferente daquilo que estamos acostumados no Brasil. A primeira razão é que Dublin não é uma cidade tão grande assim (tem aproximadamente 525 mil habitantes). E a segunda, é que por lá as coisas funcionam mesmo. Os moradores podem contar com várias opções de locomoção.

Ônibus de Dublin

transporte dublin dicas luas
Dublin Bus
Dublin, Irlanda

O Dublin Bus são os ônibus de Dublin. Eles têm dois andares e não contam com cobradores – o próprio motorista faz esse papel. Para pagar a tarifa, é preciso levar moedas trocadas; notas não são aceitas. Outra opção é adquirir um cartão recarregável antes.

Os ônibus em Dublin são muuuito pontuais. É só olhar na internet os horários e ir para o ponto uns minutinhos antes. Não precisa ficar em pé um tempão esperando! Se quiser ainda mais praticidade, baixe o aplicativo do Dublin Bus no celular.

As tarifas de ônibus variam de acordo com a distância percorrida. Segundo a Dayanne, a tarifa mínima fica entre 1,90 e 2,10 euros.

LUAS de Dublin

transporte dublin dicas luas
LUAS
Dublin, Irlanda

O LUAS é uma espécie de trem, que circula pela superfície e faz a ligação entre a parte norte da cidade à parte sul. O trem passa frequentemente (mais ou menos de 5 em 5 minutos).

As tarifas também variam de acordo com o trecho percorrido: quanto mais usar, mais caro fica. Tanto para o ônibus quanto para o LUAS, é possível adquirir um cartão mensal – chamado de Leap Card.

No LUAS, não há catracas ou cobradores. Basta comprar seu ticket em qualquer uma das estações e embarcar. Guarde sempre o comprovante com você ao usar esse meio de transporte em Dublin.

Confira: Estudar inglês na Irlanda: ótimas escolas e muita diversão

Bikes de Dublin

transporte dublin dicas luas
Dublin Bikes
Dublin, Irlanda

A Dayanne garantiu que as bikes fazem parte do transporte público de Dublin – principalmente, para quem mora perto do centro. Assim como qualquer transporte público, é preciso respeitar as regras: usar capacete e uma roupa específica (que vende nas lojas do centro) e respeitar todas as sinalizações de trânsito.

Se você tem não uma bicicleta para chamar de sua, não há problema. Use o sistema público de aluguéis, chamado Dublin Bikes. Por 10 euros anuais, você pode usar as bikes quantas vezes quiser, durante um percurso de até 30 minutos.

* Fora essas opções, ainda existem os trens intermunicipais para viagens mais longas pela Irlanda – alguns, vão de Belfast (na Irlanda do Norte) a Cork. Obviamente, não são baratos, mas a experiência é muito bacana!!

Tem outras perguntas para a Dayanne? Ela já topou nos ajudar no que for preciso!! E se quiser fazer um intercâmbio na Irlanda, não deixe de conversar com a equipe da Descubra o Mundo.

Querendo conhecer outras opções de intercâmbio ao redor do mundo? Use nossa tabela online de escolas de inglês e compara cada uma delas, até achar a sua preferida! Experimente agora:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Comentários