em Irlanda

7 curiosidades sobre a Irlanda que vão encantar você

A Irlanda é chamada de República da Irlanda para assim diferenciá-la da Ilha que tem o mesmo nome. A população total da Irlanda é de pouco mais de 6 milhões de habitantes e a língua oficial do país é o inglês, mas muitos ainda falam o irlandês, também conhecido como gaélico. Mas além dos dados básicos, a Irlanda tem curiosidades muito peculiares.

Uma delas, não tão curiosa assim, porque muitos países já estão aderindo, é o fato de que na capital, Dublin, há wi-fi gratuito espalhados em vários pontos da cidade, sinalizados por simpáticas plaquinhas feitas por mosaico. Nos ônibus de Dublin também é liberado o acesso à internet.

Outra curiosidade da Irlanda, motivo de orgulho para o país, é estar em quinto lugar como um dos melhores times de Rugby do mundo, entre os 101 times existentes.

Se você pensa em fazer um intercâmbio na Irlanda, é bom conhecer mais sobre os costumes desse país.

Faça intercâmbio na Irlanda com a Descubra o Mundo.
Saiba mais: Morar na Irlanda, 12 coisas que você precisa saber

Irlanda: curiosidades e costumes

Alguns costumes são considerados como curiosidades da Irlanda, por serem bem específicos do país e se destacarem, são eles:

  • Hábito excessivo por chá: O Irlandês toma muito chá. Mais do que o brasileiro toma café. E a curiosidade é que eles também têm o hábito de tomar chá com leite, o que não é muito comum em outros cantos do mundo.
  • Portas coloridas: Curiosamente, a Irlanda tem as portas coloridas, em quase a totalidade de suas casas. Há duas lendas que justificam esse costume. O primeiro diz que em 1861 a Rainha Victoria, após a morte do Príncipe Albert decretou que todas as casas Irlandesas tivessem uma bandeira preta como sinal de luto. No dia seguinte, em protesto, um Irlandês pintou a porta de sua casa com uma cor alegre e foi copiado por centenas de Irlandeses. A segunda explicação é que como os homens geralmente voltavam bêbados para casa, com as portas coloridas, ficava mais fácil identificar qual era a sua residência.
  • Roupas confortáveis, até demais: Conforto é prioridade para os Irlandeses, o curioso é que por isso, eles têm o hábito de usar roupas muito largas. Os moletons geralmente são duas vezes maiores do que o corpo. Outra curiosidade na Irlanda, justificada pelo conforto, é que os meninos usam calças de moletom sem cueca.
  • Dedicar-se à caridade: Este fato nem parece uma curiosidade, porque deveria ser comum em todo o mundo, e até é, mas não com tanta regularidade como na Irlanda. Os Irlandeses são tão caridosos que o país é considerado o mais altruísta da Europa. Segundo dados recentes, 70% da população irlandesa contribui com caridade, 37% contribuem com o tempo livre para trabalhos voluntários, e 64% contribuem com a ajuda à estranhos. Há lojas de caridade espalhadas pelas cidades. Esta é uma curiosidade invejável da Irlanda, que deveria ser seguida pelos demais países à fora.

Os costumes da população Irlandesa são realmente muito interessantes, mas as curiosidades que podem ser encontradas na Irlanda não param por aí.

Confira: O que visitar na Irlanda, 7 lugares imperdíveis

Irlanda: Curiosidades Profissionais

Como já vimos, o país é extremamente caridoso, o que os torna um povo respeitador de modo geral. E no trabalho não é diferente. Os Irlandeses respeitam muito a vida que o funcionário tem fora do trabalho e por isso dificilmente são exigidas horas extras, sem haver um motivo muito importante. Se acaso uma hora extra for solicitada, juntamente são carregadas com pedidos de desculpas, como se fosse um desrespeito com o funcionário. Curioso não?

Veja também: 15 melhores escolas de inglês na Irlanda

Curiosidades da Irlanda sobre entretenimento

Assim como no Brasil, as novelas fazem parte do entretenimento do país. Com a diferença de que na Irlanda as novelas duram muitos anos, quem assiste regularmente chega a se apegar aos personagens. A novela mais longa no ar, já tem 16 anos (é do Reino Unido), é tanto tempo que os irlandeses já não sabem mais diferenciar os atores dos personagens.

Irlanda: Curiosidades Climáticas

Sol é quase raridade neste país. Em toda a história da Irlanda, 33°c foi o máximo que a temperatura chegou. As casas não possuem área de serviço, então a máquina de lavar fica na cozinha. E todas as máquinas também são secadoras, porque quase não tem sol.

Apesar de tantas curiosidades, a Irlanda é um país super receptivo e também muito festivo, ideal para passar férias, visitar, explorar as belezas ou ainda, fazer um intercâmbio. Considere a Irlanda o no seu roteiro de viagem.

Confira também: Estudar inglês na Irlanda: ótimas escolas e muita diversão

Curiosa a Irlanda, não? Já pensou em fazer um intercâmbio de inglês por lá? Se quiser pesquisar escolas de inglês ao redor do mundo, use nossa ferramenta de busca de cursos de inglês no exterior:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Comentários