em Irlanda

Estudo e trabalho na Irlanda – Como funciona

Com uma beleza natural de tirar o fôlego, a Irlanda tornou-se um dos destinos mais procurados pelos brasileiros que desejam estudar o inglês, trabalhar e aproveitar para ficar um período mais longo no país. É permitido para maiores de 18 anos, mas não existe uma idade máxima.

Como funciona?

O processo do programa de Estudo e Trabalho na Irlanda é hoje um dos mais simples, por isso tornou-se o mais buscado. Ele oferece a possibilidade de ficar até 8 meses no país de forma legal e com permissão de trabalho para quem deseja recuperar um pouquinho do investimento ou mesmo praticar o inglês em um ambiente não escolar.

Para ingressar nesse programa é necessário comprar um curso de 25 semanas. Brasileiros que chegam na Irlanda podem ficar até 3 meses sem o visto. Nesse período o aluno leva sua carta de matrícula ao consulado para tirar o visto de estudante e é preciso comprovar que você tenha a quantia mínima de 3 mil euros, que você pode depositar em um banco irlandês. Tem também o valor do visto, que é de 300 euros.

DICA:
como o aluno pode demorar um pouco para conseguir agendar o visto
(pode haver fila, fique de olho!), é importante levar um pouco mais
de dinheiro para se manter nesse meio tempo. Os 3 mil euros não
poderão ser mexidos até que você os apresente no consulado no
momento que for tirar o visto. Nós aconselhamos nossos alunos a
levarem pelo menos 4 mil euros!

O visto de estudante terá validade de 8 meses (6 de curso + 2 de férias) e você terá permissão para trabalhar até 20 horas semanais no período de estudos, e 40 horas semanais durante as férias de seu curso.

Com o que eu posso trabalhar?

Não há restrições. O salário mínimo atual é de 9,55 euros e você pode buscar trabalho na área que achar mais favorável ou mesmo na sua área específica. Mas veja bem: algumas vagas vão exigir inglês mais avançado! Então se você vai começar pelo básico, é muito provável que consiga emprego em áreas que exijam menos contato com clientes, como na área de limpeza. Lembre-se que seu objetivo no país é aprender inglês e ganhar uma super experiência em um país estrangeiro, então abrace com empolgação qualquer oportunidade que encontrar!

E a acomodação?

Sempre há muitos estudantes começando o programa e vão ter muitos estudantes terminando e voltando para casa. É normal então que os estudantes anunciem as vagas que tornam-se disponíveis, ou que você encontre com quem dividir um apartamento. Por isso aconselhamos nossos clientes a reservar apenas 2 semanas de acomodação, e buscar algo fixo durante esse tempo. Caso você não encontre nada legal nas primeiras duas semanas, não tem problema. É só falar conosco e prorrogar sua acomodação atual por mais um tempinho.

Além de Dublin, é possível fazer o programa em cidades menores como Galway, Limerick e Cork, onde você deve encontrar menos brasileiros. Não se esqueça de viajar com o passaporte original com validade mínima de 6 meses, seguro saúde (que pode ser o governamental ou um particular) e passagem aérea de ida e volta.

Ao passar pela alfândega, deixe toda sua documentação pronta. Vai ser necessário mostrar a carta de matrícula na escola, sua reserva na acomodação e passagens. Então planeje-se com antecedência para não esquecer nada, e o mais importante: aproveite cada minuto dessa aventura!

Comentários