em Irlanda

3 mil euros são o suficiente na Irlanda?

O processo do programa de Estudo e Trabalho na Irlanda é hoje um dos mais simples, por isso tornou-se o mais buscado. Ele oferece a possibilidade de ficar até 8 meses no país de forma legal e com permissão de trabalho para quem deseja recuperar um pouquinho do investimento ou mesmo praticar o inglês em um ambiente não escolar.

Para ingressar nesse programa é necessário comprar um curso de 25 semanas. Para tirar o visto de estudante que irá dar a permissão para trabalhar, é preciso comprovar que você tenha a quantia mínima de 3 mil euros, que você pode depositar em um banco irlandês. Tem também o valor do visto, que é de 300 euros.

Logo, será necessário levar com você 3300 euros. Mas será que isso é o suficiente?

A resposta é NÃO. Quando você for tirar o visto, o governo irá pedir uma comprovação de que você possui 3 mil euros para se manter, e ainda deverá pagar a taxa de 300 euros.

Saiba mais: Quais os tipos de emprego no intercâmbio

Além disso, como você só poderá trabalhar depois de tirar o visto e isso pode levar algumas semanas, você irá precisar se manter até tirar o visto, sem mexer nesses 3.300 euros.

Veja porque 3 mil euros não são o suficiente

Gastos do dia a dia

Antes mesmo de chegar na Irlanda, você provavelmente irá fazer escala em algum outro país. Ficar um tempinho de molho e fazer uma refeição. Chegando na Irlanda, irá gastar com transporte até sua acomodação. Precisará ir ao mercado comprar comida…

Pode parecer bobeira, mas você irá precisar sim de um dinheiro a mais para se manter até a saída do visto. Como não poderá mexer nos 3.300 euros que levou, logo, precisará de uma quantia a mais.

Veja também: Como escolher uma boa escola na Irlanda

Quanto a mais devo levar?

Nós recomendamos que o aluno leve mil euros a mais para se manter durante esse primeiro mês. Mas depende muito do seu estilo de vida. Se gosta de andar à pé, se pretende comer fora ou fazer sua comida em casa, ou até mesmo se assim que chegar querer bater perna nas lojas.

Em um bar na cidade, é possível gastar cerca de 16 euros com uma cerveja de 300 ml e um hamburguer. Isso irá para 27 euros se decidir adicionar uma batata. Uma pizza para duas pessoas, é em média 10 euros.

No entanto, se quiser economizar, comprar comida no mercado pode ajudar bastante. Com 10 euros você conseguirá comprar 1 pacote de pão de forma, 200g de presunto, 200g de queijo, uma caixa de leite, uma caixa de cereal e ainda algumas bananas. Seu café da manhã estará garantido por 2 semanas. Os produtos no mercado no geral são bem em conta.

Então analise sua média de gastos para se programar bem. Um cartão de crédito também pode ser de muita ajuda. O mais importante é ir bem preparado e não passar perrengue!

Comentários