em Intercâmbio

Volta ao mundo: a viagem de bike de casal brasileiro

Muita gente já pensou em tirar um ano sabático para dar uma volta ao mundo. Mas a verdade é que poucos tomam coragem e, de fato, colocam o desejo em prática. Um casal de brasileiros, Julie Assêncio (publicitária, 30 anos) e Thiago Ruiz (analista de redes, 29 anos), resolveu parar de sonhar, arriscar de vez e fazer uma viagem de bike de volta ao mundo! Quanto mais emoção, melhor.

Os dois, moradores do Distrito Federal, venderam seus carros, largaram seus empregos, juntaram uma graninha e colocaram o pé na estrada. Durante as paradas, eles dormem em casas de moradores locais desconhecidos, experimentam comidas exóticas, conhecem muita gente interessante e ainda arrumam tempo para escrever e alimentar um blog, o Diocá na Estrada, criado especialmente para relatar detalhes da experiência.

A aventura está em andamento e, de algum lugar do planeta, eles fizeram uma pausa para conversar com o blog da Descubra o Mundo. 

Veja também: Você sabe qual o melhor inglês do mundo para aprender o idioma?

Intercâmbio Institucional 728x90

Veja tudo sobre esta viagem de bike pelo mundo

Da onde surgiu a ideia de dar uma volta ao mundo de bike?

A vida inteira sonhávamos em viajar pelo mundo. Era o principal objetivo da vida de cada um. Porém não fazíamos ideia de quando e como realizar esse desejo. Em agosto de 2013, nas nossas férias, decidimos fazer uma breve viagem de bicicleta pelo estado do Ceará. Foi uma experiência maravilhosa. Vimos que viajando de bike poderíamos ir muito longe gastando pouco. Voltamos da viagem e a vontade de continuar não saía de nossas cabeças.

viagem de bike
Cicloviagem no Ceará, Brasil
Foto: Diocá na Estrada

Como foi a preparação para a volta ao mundo de bicicleta?

Depois que decidimos viajar pelo mundo, as coisas foram acontecendo naturalmente. Em 7 meses, vendemos nossos carros, deixamos nossos empregos e fomos rumo ao desconhecido. Tudo aconteceu muito rápido e ao nosso favor. Apenas tomamos a atitude certa, na hora certa de nossas vidas.

Qual é o roteiro da viagem do casal de bike?

O roteiro ainda não foi totalmente finalizado. A gente dividiu a viagem em três etapas: Europa (já concluída), Ásia (em andamento) e a volta para o Brasil (ainda não definido). Começamos pela Europa por causa da facilidade em encontrar bons equipamentos e pela estrutura que os países oferecem para os viajantes.

No dia 17/05/2014, as 22h, pegamos um voo para Lisboa, Portugal. No nosso primeiro dia de viagem pedalamos somente 20km, pois logo no primeiro local que paramos, numa lanchonete, o dono nos convidou para dormir em sua casa. Foi muito legal. Foi nossa primeira experiência de dormir na casa de pessoas que nunca havíamos visto na vida. Fomos tratados como reis.

Saiba mais: Você sabe qual é o melhor lugar do mundo para viver?

Há quanto tempo estão viajando de bike e por quantos países já passaram?

Já completamos 8 meses na estrada. Durante esse período, passamos por 14 países, que estão listados na ordem que visitamos:

  • 1° Portugal
  • 2° Espanha
  • 3° Andorra
  • França
  • 5° Itália
  • 6° Eslovênia
  • 7° Croácia
  • 8° Bósnia
  • 9° Sérvia
  • 10° Bulgária
  • 11° Turquia
  • 12° Índia
  • 13° Nepal
  • 14° Malásia
viagem de bike
Volta ao mundo de bike com o casal de brasileiros
Nepal
Foto: Diocá na Estrada

O que vocês levam na viagem de bike pelo mundo?

Nossa bagagem é dividida em 8 alforges (bolsas que prendem nos bagageiros das bikes), 6 grandes e 2 pequenos. Os alforges são:

  • Da cozinha: utensílios de cozinha e comida.
  • Dos produtos de higiene pessoal: shampoo, sabonete, creme, protetor solar, pasta e escova de dente etc.
  • Dos eletrônicos: notebook, lanternas, celular e carregadores.
  • Das roupas: todas nossas roupas ficam somente nesse alforge.
  • Do sono: saco-de-dormir e colchonete.

E, por fim, os alforges pequenos, onde guardamos as ferramentas de reparo das bikes.

viagem de bike
Volta ao mundo de bike com o casal de brasileiros
França
Foto: Diocá na Estrada

Como tem sido a segurança na viagem?

Não passamos por nenhuma situação de insegurança relacionada a assalto ou coisa do tipo. Nossas bicicletas e os equipamentos que carregamos não têm grande valor. Isso ajuda a não chamar atenção de pessoas mal intencionadas.

Não perca: As melhores baladas do mundo: entre nessa festa!

Conte algumas experiências interessantes ou curiosas que vivenciaram na viagem de bike pelo mundo…

Dar a volta ao mundo de bicicleta é viver a cada dia um novo desafio.

Por exemplo: um dia a gente encara uma subida infinita, no outro a gente demora para achar um bom lugar para dormir, no outro a gente é atacado por milhares de pernilongos, no outro cachorros correm atrás da gente… Enfim, não consideramos problemas, encaramos como aprendizados.

Mas teve uma vez que foi bem difícil: acampamos num pasto na Sérvia. Havia chovido a madrugada inteira e, de manhã, ainda estava chovendo e não podíamos sair da barraca. Quando deu uma trégua, saímos e havia formado uma poça gigante e gelada ao redor da barraca. Molhou nossos tênis e tudo o que estava fora. Estava um frio intenso, nossos pés e mãos congelaram e sentimos uma dor horrível, passamos um frio dolorido mesmo. Sorte é que estávamos perto de um posto de gasolina e pudemos nos aquecer.

O frio é ruim para a cicloviagem do casal de bike; frio com chuva é desesperador! Porém, sempre atrás de uma grande dificuldade vem uma linda recompensa. Então a gente encara cada uma delas da melhor maneira possível, sem desanimar.

Quais dicas vocês dão para quem quer economizar durante uma viagem?

A principal dica para economizar durante uma viagem é o desapego. Desapegue de tudo e curta essa fase.

Quanto mais você economizar, mais longe irá. Há várias formas de economizar, mas o que mais faz a gente economizar é acampar de graça e cozinhar todas as nossas refeições. Também abrimos mão de muita coisa turística.

Por exemplo, às vezes, a entrada de um museu custa o valor de uma hospedagem. A gente coloca na balança o que é mais importante (nesse caso, a hospedagem), então abrimos mão do museu. Ficamos com o coração partido, mas precisamos fazer essa escolha. O turismo é caro, já as paisagens são de graça. E a gente adora a natureza. Então não é nenhum sacrifício.

Qual foi a maior aprendizado por enquanto, nesta viagem de bike?

As melhores experiências são quando pessoas que a gente nunca viu na vida nos convidam para dormir em suas casas e ainda preparam uma comida deliciosa para a gente. Nos sentimos protegidos com tanto carinho e apoio. A gente adquire amor por essas pessoa num espaço curto de tempo, é impressionante. Em cada casa observamos os costumes, provamos as comidas típicas. As pessoas são maravilhosas em todos os lugares do mundo. São esses gestos que fazem a nossa viagem ficar mais rica.

Confira também: Ranking das 5 melhores viagens do mundo para aprender inglês
viagem de bike
Volta ao mundo de bike com o casal de brasileiros
Veneza, Itália
Foto: Diocá na Estrada

Como vocês arrumam tempo e condições para alimentar o blog?

De vez em quando a gente precisa descansar as pernas. São nessas horas é que trabalhamos nossas fotos, blog e Facebook. Nosso Instagram é administrado por uma amiga.

Essa é a primeira viagem internacional de vocês?

Não. Foi em 2012 que colocamos os pés fora do Brasil pela primeira vez. Fomos visitar a patagônia argentina.

Qual é o seu recado para as pessoas que pensam em viajar ou fazer intercâmbio, mas que, por algum motivo, ainda não se arriscaram?

Infelizmente, não tivemos a oportunidade de ter a experiência de um intercâmbio.

Mas o nosso recado para quem pretende viajar ou fazer intercâmbio é: vá fundo. Você só tem a ganhar. É difícil tomar atitude, mas depois que consegue, uma vida cheia de surpresas te espera, principalmente se for uma viagem de bike!

Confira: Ranking das melhores escolas de inglês no mundo
viagem de bike
Volta ao mundo de bike com o casal de brasileiros
França
Foto: Diocá na Estrada

Quem se sentiu inspirado depois dessa história, levanta a mão! o/

E se, ao invés de pedalar mundo afora em uma viagem de bike, você preferir conhecer outros destinos a partir de um intercâmbio, está no lugar certo: fale com a gente e Descubra o Mundo e use nosso QUIZ online para achar seu melhor destino:

Confira mais aventuras de viajantes:

Comentários