em Intercâmbio

Quais os tipos de intercâmbio?

Você sabe qual o melhor tipo de intercâmbio pro seu perfil?

Tem vontade de morar um tempo fora e estudar inglês? Muito além de aprender uma língua, um intercâmbio é uma experiência transformadora. É um oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Primeiramente, existem vários tipos de programa de intercâmbio. Alguns podem ser feitos por todos, e outros são específicos. Você sabe qual é o melhor pra você? Confira abaixo as possibilidades.

1 – Idioma

O mais buscado é o programa de idioma, no geral para aprender a língua inglesa. No mundo empresarial, conseguir uma vaga em uma empresa multinacional, é necessário saber inglês. Ele nem chega tanto a ser um diferencial, mas para maioria das empresas hoje, o inglês é um pré-requisito básico. Dessa forma, o intercâmbio de idioma de curta duração (4 semanas) é o mais buscado para quem está de férias do estudo ou do trabalho. 

Dentro do programa de idioma, existem ainda algumas opções. 

  • Cursos + atividades em grupo
  • cursos + atividade específica (culinária, dança, fotografia…)
  • Summer e Winter camps para adolescentes de 13 a 17 anos
  • Cursos para maiores de 30, 40 e 50 anos

Saiba mais: Importância do intercâmbio no currículo

2 – Estudo e trabalho

Existem programas de idioma mais longos, que requerem visto de estudante. E em vários países, o visto de estudante permite que o aluno trabalhe 20h por semana, se desejar. São trabalhos em diversas áreas, como babá, bar, restaurante… mas a procura é de responsabilidade do estudante. Esse programa é possível encontrar na Irlanda, Austrália, Malta e Nova Zelândia, por exemplo, e é um dos tipos de intercâmbio mais procurados hoje em dia.

3 – High School

O programa de ensino médio no exterior é para alunos que já possuem conhecimento intermediário na língua inglesa que desejam ter a experiência de morar e estudar em outro país com alunos nativos. São diferentes destinos e pode durar, por exemplo, de 6 meses a 3 anos.

Veja também: College no Canadá

4 – Curso superior

Para quem deseja fazer um curso superior fora, além de ter concluído o ensino médio, um estudante universitário deve ter inglês avançado para acompanhar as aulas ministradas em inglês, saber se expressar com clareza e escrever bem. No entanto, para comprovar esse nível de inglês, as universidades exigem uma pontuação específica de testes de proficiência de inglês, como o IELTS e o TOEFL.

6 – Au pair

O Au pair é um intercâmbio cultural, entretanto, é majoritariamente para mulheres de 18 a 26 anos que desejam cuidar de crianças pelo período de 12 meses. A estudante compartilha o dia a dia da família, ajudando com as atividades da criança e recebe um pagamento semanal.

Portanto, agora que você já conhece suas opções, analise qual se encaixa melhor no seu perfil e que ajudará a atingir seus objetivos. Peça ajuda de um especialista DMI para encontrar o curso perfeito.

Independente de qual escolher, será uma das melhores experiências da sua vida!

Comentários