em Dicas

Saiba o que você deve evitar durante um intercâmbio

Fazer um intercâmbio é uma experiência muito enriquecedora. Além de ser uma boa forma de adquirir fluência em outro idioma, o intercâmbio também nos torna mais qualificados para diversos empregos e nos coloca em contato direto com uma cultura diferente. Mas uma experiência tão extrema deve ser feita com o máximo de cuidado. Por isso, há algumas coisas que devem ser evitadas por estudantes durante um intercâmbio. Confira algumas dicas do que você deve evitar durante essa época e deixe a sua viagem o mais agradável possível!

01

Ter vergonha de praticar o idioma local

Imagine que você foi fazer um intercâmbio em Londres. Encontrar brasileiros na cidade pode ser ótimo para fazer você se sentir em casa, não é? Mas calma! Não deixe de se relacionar e conversar com pessoas da própria cidade e de outros países, pois elas oferecem oportunidades únicas para que você pratque o idioma. Deixe a vergonha de lado, não tenha medo de errar e sempre puxe assunto.

02

Conviver apenas com brasileiros

Naturalmente, a dica acima leva à dica de evitar conviver apenas com brasileiros. Destinos menos badalados para aprender o inglês, como a África do Sul, são boas opções para conviver com estrangeiros e aprender mais sobre outras culturas. Cidades menores de destinos já populares, como Victoria, no Canadá, também são boas pedidas.

Exagerar nas comidas exóticas

Como dissemos, viajar é aprender sobre outras culturas. E novas culturas podem ser conhecidas por meio da culinária local. Destinos como ChinaTailândiaÍndia e Japão são um prato cheio (literalmente!) para quem gosta de conhecer novos sabores. Mas é importante ter cuidado durante o intercâmbio na hora de provar comidas exóticas, principalmente se você não conhece o seu histórico de alergias e a procedência dos alimentos. Todo cuidado é pouco na hora de provar aquele ingrediente super diferente, afinal, você não quer gastar seus dias de viagem em um hospital, não é?

07

Não conhecer as leis do país

Ok, já falamos mais de uma vez que fazer um intercâmbio é uma oportunidade ótima para conhecer novas culturas. Mas nem todos os detalhes dessa cultura podem ser conhecidos apenas no cotidiano. Portanto, é essencial conhecer ao menos o básico sobre as leis do país que você escolheu para o seu intercâmbio antes de embarcar. Isso pode evitar sérias enrascadas! Também vale fazer uma pesquisa rápida sobre os costumes locais para evitar possíveis gafes.

Deixar a saúde de lado

O intercâmbio pode significar o primeiro momento do estudante longe dos pais, por isso é importante tomar cuidado com mudanças bruscas. Países como o Canadá são conhecidos pelas baixas temperaturas durante o inverno e essa particularidade deve ser levada em conta na hora da mudança. Não deixe de cuidar da sua saúde! Identifique grandes mudanças e o que elas podem significar para o seu corpo. Quando possível, tente se adaptar a elas.

Restou alguma dúvida? Compartilhe conosco a sua experiência! Comece agora mesmo a programar o seu intercâmbio e Descubra o Mundo!

Comentários