em Intercâmbio

Nível de inglês dos brasileiros é “muito baixo”; Entenda

O nível de inglês dos brasileiros é ruim e não têm avançado nos últimos anos. Em ranking divulgado pela empresa de educação internacional EF (Education First), o Brasil permanece na 38ª posição entre 63 países avaliados, mantendo-se na classificação de proficiência considerada “muito baixa”. Para classificar os países, a EF utiliza dados de exames de 750 mil alunos maiores de 18 anos que fizeram exames de inglês no ano anterior.

No ranking divulgado em 2013, o índice de proficiência no Brasil era de 50,07; em 2014, o índice caiu ligeiramente, indo para 49,96. Sendo assim, segundo o levantamento, o nível de inglês dos brasileiros é pior do que o de vietnamitas, peruanos e equatorianos, por exemplo.

A verdade é que são poucos os que dominam o segundo idioma: apenas 5% dos brasileiros sabem falar inglês, de acordo com levantamento feito pelo British Council.

Fonte: EF
Fonte: EF

Por outro lado, vemos alguns países alcançando resultados positivos no mesmo ranking da EF. A Argentina, por exemplo, já estava na categoria “moderada” do domínio do inglês em 2010, mas registrou um aumento de 5,54 pontos e, na edição de 2014, entrou pela primeira vez na categoria de “proficiência alta”.

Leia também: 

Diante deste cenário ruim para nós, uma coisa é certa: quem investe no aprendizado do inglês se destaca. E não é novidade para ninguém: uma das formas mais eficazes de turbinar o aprendizado é estudar no exterior e praticar o idioma “pra valer”. Não importa qual seja o seu nível e as suas necessidades pessoais e profissionais, um intercâmbio para estudar inglês será sempre útil e bem-vindo!

Leia também:

“Quem quer realmente aprender inglês e se comunicar bem deve investir em uma experiência no exterior, mesmo que seja por um período curto. Vejo diariamente diversas histórias de intercambistas, de diferentes perfis e idades, e em todos os casos a evolução é evidente. A imersão no idioma gera resultados incríveis, difíceis de serem alcançados de outra forma!”

> Bruno Passarelli, especialista em intercâmbio da Descubra o Mundo

nivel_ingles_brasileiros3

Veja alguns ótimos destinos de intercâmbio onde você pode estudar inglês:

Canadá

Toronto, Vancouver, Montreal, Victoria, Calgary

Estados Unidos

Fort LauderdaleSan Diego, Nova York, Boston, Chicago

Inglaterra

Londres, Liverpool, Manchester, Bournemouth

Irlanda

Dublin, Galway, Cork, Limerick

Malta

Saint Julian’s, Valletta…

África do Sul

Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo…

Austrália

Sydney, Melbourne, Brisbane, Gold CoastPerth

Nova Zelândia

Auckland, Wellington, Christchurch


E aí, que tal fazer parte da minoria de brasileiros que sabe, de fato, se comunicar em inglês? :) Se você tem interesse em fazer um intercâmbio e melhorar o seu nível de fluência, converse com a equipe da Descubra o MundoLet’s go!

Comentários