em Intercâmbio

Onde ficam e o que fazem os intercambistas no Brasil?

Boas relações políticas entre universidades públicas e privadas de diversos países tem permitido acolher um número cada vez maior de Intercambistas no Brasil com ou sem auxílio financeiro.

O mesmo acontece com brasileiros que fazem intercâmbio no exterior.

Os intercambistas no Brasil pretendem aprimorar sua rede de relacionamentos vivenciando nossa cultura, língua e valores, enriquecendo sua bagagem acadêmica e aumentando suas possibilidades profissionais.

O interesse por estágios – remunerados ou não – e trabalhos voluntários em entidades sociais, empresas, universidades e mais recentemente em startups, favorecem uma experiência mais profunda dos intercambistas no Brasil.

Na volta ao seu país de origem, podem alavancar suas carreiras profissionais, já que experimentaram as particularidades de um outro povo.

Esses Intercambistas no Brasil adaptam e reinterpretam o que viveram dentro das singularidades de seu próprio país, quando retornam.

E você, já pensou em fazer um intercâmbio no exterior?
Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: https://blog.descubraomundo.com/geral/trabalho-voluntario-no-exterior/

Intercambistas no Brasil: causas sociais são o principal objetivo.

Uma experiência única, o mundo que até então era conhecido por eles como ‘globalizado’ somente na teoria, agora é vivido na prática com a oportunidade de interagirem com as necessidades e prioridades diferentes de sua cultura.

Encontramos Intercambistas no Brasil interessados no trabalho social não remunerado.

Fragilidade econômica e social, faz com que intercambistas estrangeiros se ofereçam para o ensino de sua língua nativa, construção e reforma de abrigos, além de trabalhos de assistência à saúde.

O Brasil recebe em sua maioria europeus, sulamericanos e africanos.

Ficam em alojamentos e repúblicas cedidos pelas universidades e outros em hostels, devido o baixo custo, mas muitos hospedam-se em casas de família onde conseguem desfrutar do ambiente familiar e fazer amizades sólidas.

Todos os tipos de família são bem-vindas, já que a ideia principal é aprender na prática sobre a diversidade. Os passeios preferidos estão sempre relacionados à música, gastronomia e lugares históricos.

Veja também: Programa facilita o intercâmbio de brasileiros para a Dinamarca

Intercambistas brasileiros no exterior

A grande maioria dos brasileiros no exterior ainda desejam um curso de inglês com trabalho temporário para custear sua estadia.

Uma outra parcela pretende somente estudar outro idioma para melhorar seu currículo profissional.

Segundo a Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio (Belta) o Brasil enviou mais de 247 mil estudantes para fora do Brasil.

A crise econômica e a falta de perspectivas reais de se manter com a mesma colocação profissional faz com que muitos brasileiros aceitem o desafio de começarem uma nova história no exterior.

Confira: Curso de inglês na Irlanda conquista brasileiros

O caminho de volta de estrangeiros e brasileiros

Brasileiros quando voltam de intercâmbios se deparam com questões que por um bom período não vivenciaram no exterior.

Violência, desrespeito no trânsito, sujeira e a pobreza escancarada em quase todas as esquinas da cidade passam a ser “novidade”.

Por um tempo a alegria de rever a família e amigos, além de voltar aos lugares e conseguir vê-los de outra maneira, ou mesmo matar saudade da comida de casa, faz com que a volta seja menos traumática.

Tanto para intercambistas no Brasil quanto para brasileiros que retornam os novos desafios profissionais são os fatores que mais os preocupam.

Entre prós e contras, o certo é que viajar sempre será uma experiência transformadora, o conhecimento que se adquire, as relações e ensinamentos sobre respeito, tolerância e flexibilidade serão retransmitidos pelo intercambista a seu país de origem.

Veja mais: O que levar em uma viagem de 5 dias e voltar carregado de lembranças

Empolgado para fazer um intercâmbio no exterior e aprender um novo idioma? Se você quer fazer este tipo de viagem, mas não sabe o melhor destino para essa aventura, use nosso QUIZ online e descubra um lugar que é ideal para seu intercâmbio!

Site para conversar em inglês

Fazer intercâmbio é uma experiência incrível! Confira depoimentos de intercambistas que só contam coisas boas sobre suas viagens:

Comentários