em Intercâmbio

Intercâmbio: por onde começar?

Fazer um intercâmbio é uma experiência inesquecível. Talvez você se pergunte: intercâmbio, por onde começar?

Bom, no meio da vida rotineira, é complicado ver essa possibilidade como algo a ser alcançado, por isso é bom começar planejando com antecedência e se preparar aos poucos.

Conhecer outro país, estudar coisas novas e aprender outra língua, além de todo o aprendizado cultural e humano, compensa todo o esforço. Mas depois de se decidir e pôr a viagem como meta de vida, surge essa dúvida: por onde começar?

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

Quero fazer intercâmbio, por onde começar?

1- Para onde ir?

A escolha do país deve ir de acordo com a personalidade e as preferências do intercambista. Se você gosta de lugares cosmopolitas e modernos, o Canadá e os Estados Unidos podem ser ótimas opções, por exemplo.

A ideia é estudar um pouco sobre cada lugar que interessa a você para ter certeza sobre o seu destino. O lado bom é nenhuma escolha vai ser um erro. Sempre se cresce com uma experiência dessas!

Portanto: intercâmbio, por onde começar? Escolhendo a cidade!

Veja mais: 7 lugares mais procurados para intercâmbio: escolha o seu!

2- Por quanto tempo?

Essa pergunta deve ser ser respondida pela disponibilidade do intercambista. O ideal é passar um ano. Porém, se você tiver apenas um mês disponível, passe um mês.

Há intercâmbios de todos os tipos: uma semana, um mês, dois meses, um ano… Se tempo não for um problema, veja o quão grande é o país. Com certeza, seria legal conhecer outras cidade ou até países vizinhos, certo?

No caso da Europa, por exemplo, é muito fácil ir de um país ao outro, tanto de trem quanto de avião. Pode-se fazer excursões de final de semana e aproveitar ao máximo a estadia.

Saiba mais: Qual é o tempo ideal para o meu intercâmbio?

3- Estabeleça um objetivo

Esta pergunta continua em sua cabeça:  – Quero fazer intercâmbio, por onde começar?

Tenha uma meta: aprender outra língua, estudar a cultura local, fazer um curso que complemente sua profissão… É bom ter em mente qual é o seu objetivo antes de procurar a agência de intercâmbio.

4- Descubra quanto dinheiro precisa

Isso vai depender, é claro, para onde você vai e por quanto tempo. O preço do curso será definido pela agência e é fácil de gerenciar. A passagem aérea, por sua vez, deve ser comprada com bastante antecedência.

O que precisa ser estudado com mais calma é o custo de vida local.

A Inglaterra, por exemplo, tem um custo de vida bastante alto e a moeda é bem cara em relação ao real. Ficar em casa de família costuma sair mais em conta que moradia estudantil ou alugar um apartamento. Não se esqueça de ter uma reserva para fazer compras.

Confira também: Quanto custa intercâmbio de 3 meses? Menos do que se imagina

E então, para onde você quer ir? Seu intercâmbio, já sabe por onde começar?

Responda nosso QUIZ e descubra um excelente destino de intercâmbio:

E agora, já respondeu à sua pergunta: – Quero fazer intercâmbio, por onde começar?

Se ainda tem algum dúvida, confira estes depoimentos de quem soube exatamente oque fazer para realizar este sonho:

Comentários