em Intercâmbio

Intercâmbio na Holanda: descubra as vantagens desse país

A riqueza cultural e seu ótimo índice de qualidade quando o assunto é educação tornam a Holanda um dos destinos mais ricos para quem pretende fazer um intercâmbio.

Mesmo que seu idioma natal seja o Holandês, o país está cheio de oportunidades e programas educacionais feitos em outras línguas, como inglês ou alemão, facilitando o acesso aos estudantes de outros países.

Quem sai do Brasil para fazer um intercâmbio na Holanda de cara já pode se sentir em casa: assim como os brasileiros, os holandeses também são apaixonados por futebol.

Nesta postagem você vai ver diversas dicas para quem quer fazer um intercâmbio na Holanda, mas se ainda está em dúvida sobre seu destino, confira algumas de nossas promoções:

Intercâmbio Institucional 728x90

Confira também: Intercâmbio para Alemanha, descubra porque fazer!

Porque fazer intercâmbio na Holanda

1- Tolerância e liberdade

A moeda corrente na Holanda é o Euro, assim como em diversos outros países europeus, porém, as atrações culturais e até mesmo alimentação são mais baratas que em outras regiões da Europa como a França ou a Inglaterra.

Uma das grandes vantagens de realizar um intercâmbio na Holanda é o fato de ela ser considerada uma das formações sociais mais tolerantes e evoluídas quando o assunto é respeito à individualidades.

Lá os cidadãos são literalmente livres para fazer o que sentirem vontade, desde que não interfiram na vida de outras pessoas. Toda sua cultura liberalista se reflete nas tradições do país e em seus polos artísticos.

2- Cultura e oportunidades por todos os lados

A Holanda tem uma quantidade bastante diversificada de cinemas, teatros museus além dos festivais.

Outra característica do país é o fomento ao aprendizado, por isso, uma das alternativas para quem pretende fazer um intercâmbio na Holanda é entrar para a concorrência de bolsas de estudo em instituições especializadas.

Seja para realizar um curso superior ou para aprender uma língua estrangeira, a Holanda pode ser o melhor destino para quem busca educação inovadora. Por mais que o país esteja aberto para oferecer opções em todos os campos de estudos, os destaques ficam para Artes, Comunicação Social, Saúde, Ciências, Finanças e administração.

É importante ressaltar que todos os cursos oferecidos são ministrados em inglês e algumas opções de bolsas de estudos financiam até 100% do valor de todo o curso escolhido.

O programa Orange Tulip Scholarship Nuffic Neso Brazil, em 2018, oferece mais de 70 oportunidades de bolsas para brasileiros.

São oferecidas bolsas de estudos integrais de graduação, pós-graduação, MBA e Short Degre em 20 universidades além da ajuda de custo de até 50 mil Euros.

As ofertas são para cursos onde só o último ano do bacharelado é feito no exterior. As inscrições podem ser realizadas até 1 de maio.

Veja mais Prepare-se para fazer mestrado no exterior! Veja bolsas em 5 países

3- Documentação similar a outros países

Os documentos exigidos para a admissão do candidato variam de acordo com a instituição de ensino escolhida, mas, normalmente, os mais solicitados são os seguintes:

  • Exame de proficiência em inglês TOEFL iBT ou IELTS (acadêmico), sendo que a pontuação mínima é variável e depende da instituição de ensino em questão
  • Cópia autenticada do diploma(s) original anterior e tradução juramentada do documento para a língua inglesa.
  • Cópia autenticada do histórico(s) escolar original e tradução juramentada do documento para a língua inglesa
  • Cartas de referência (cada bolsa requer um número específico de cartas)
  • Cópia autenticada do passaporte

4- Bolsas de estudo

O primeiro passo para concorrer a uma bolsa é realizar a inscrição na universidade holandesa, preenchendo o formulário do site do Nuffic Neso Brazil até 1 de abril.

É possível se candidatar em até 4 universidades e não existe limite de idade para a candidatura.

Ao acessar o site, encontre o programa de estudos do seu interesse e verifique exatamente quais são os pré-requisitos.

O processo de admissão será realizado diretamente com a instituição holandesa, ou seja, caso existam dúvidas, será necessário entrar em contato direto com a instituição escolhida.

Para mais detalhes, acesse: Orange Tulip Scholarship Nuffic Neso Brazil

5- Clima e modo de vida

Quem escolhe fazer um intercâmbio na Holanda precisa se preparar para as baixas temperaturas que acometem o país durante todo o ano.

A arquitetura e a paisagem natural – flores, barcos, bondes, vilarejos com moinhos de vento – são responsáveis pela fama romântica da Holanda, com cenários perfeitos para curtir a dois.

Fazendo jus a sua fama de sociedade evoluída, o principal meio de transporte na Holanda são as bicicletas, traduzindo a preocupação que a nação possui com o meio ambiente.

Trocando veículos automotores por bikes, fica muito mais fácil manter o ar limpo e a natureza mais conservada, aumentando a qualidade de vida significativamente.

Veja também: Intercâmbio em Amsterdam: toda beleza de um país encantador reunida em uma cidade

Na dúvida se a Holanda é o melhor destino para o seu intercâmbio? Faça nosso QUIZ online e descubra agora mesmo:

Site para conversar em inglês

Confira depoimentos de quem fez intercâmbio em outros países é só tem coisas boas para contar:

Intercâmbio Cork: ano sabático para estudar inglês

Comentários

  • Conteúdo relacionado por Tag