em Intercâmbio

Quais as vantagens de fazer um intercâmbio para casa de família?

Já ouvir falar em fazer um intercâmbio em casa de família? Essa modalidade foi uma das primeiras a ser praticada pelos estudantes brasileiros, sobretudo pelos mais jovens e cuja família brasileira prefere uma viagem em que há supervisão de adultos do que uma estadia desacompanhada.

Esse tipo de intercâmbio no exterior opera de forma bastante simples. Uma família nativa do país para o qual você quer ir habilita-se para receber uma pessoa estrangeira por um certo período de tempo e o estudante que se cadastrar no mesmo programa vai para a casa.

Além de oferecer mais proximidade com pessoas locais, o intercâmbio em casa de família também é uma das melhores formas de ter uma grande imersão no idioma, já que os membros da família raramente irão falar a sua língua e, mesmo que saibam um pouco, vão falar em seu idioma nativo entre si.

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: 5 dicas de convivência em casa de família

Quais as vantagens de fazer um intercâmbio em casa de família?

A espontaneidade do falar é algo que não se consegue somente em escolas de idiomas. Expressões linguísticas, gírias e formas mais comuns naquela região do país são alguns dos exemplos de habilidades que o intercambista desenvolve enquanto mora com uma família local.

Além disso, ainda é possível perceber como pessoas de diferentes faixas etárias falam – pai, mãe, irmãos, tios. Uma excelente amostra das variações linguísticas, não é mesmo?

Quer saber mais sobre esse tipo de intercâmbio e sobre as principais vantagens que você vai encontrar por lá? Confira tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio em casa de família e comece agora mesmo os seus preparativos!

Mais facilidade com os preparativos da viagem

Fazer um intercâmbio em casa de família para estudar no exterior representa uma grande facilidade na hora de planejar a sua viagem.

Se você aluga um apartamento, por exemplo, precisa de antecedência para procurar o local, fazer o contrato, checar seguro, localização, fiador, pagamento e muitos outros detalhes.

Indo para uma casa, você não precisa se preocupar com nada disso, já que a família já tem a sua estrutura pronta e você não precisa lidar com a parte burocrática da ida e da estadia.

Veja também: Como planejar uma viagem e escolher os melhores passeios

Recepção mais acolhedora

Um dos maiores medos de quem faz intercâmbio é ir para um país onde não se conhece ninguém. No caso de famílias, geralmente a acolhida é mais receptiva. Você pode combinar que eles o busquem no aeroporto, por exemplo, para que você não tenha que ficar sozinho logo no começo.

Além disso, algumas famílias têm filhos mais ou menos da mesma idade que você e que frequentam a mesma escola. Assim, você não precisa ir sozinho em seus primeiros dias de estudo e ainda pode encontrar um amigo para todo o tempo em que estiver por lá.

Mais facilidade de alimentação

A culinária de outros países pode ser um desafio para algumas pessoas, que sentem falta do arroz e feijão tradicional do Brasil e que faz parte de nossas principais refeições. Quem faz um intercâmbio para casa de família não tem esse problema, porque a alimentação está inclusa no pacote.

Se você quer aprender a cozinhar e saber alguns truques da gastronomia estrangeira, essa também é uma boa oportunidade para observar como as pessoas preparam os pratos e quais são os melhores ingredientes para cada tipo de receita executada.

Veja em nosso blog, dicas de alimentação:

Dicas em geral

Ninguém conhece melhor uma cidade do que seus moradores, não é mesmo? Qualquer pessoa que já ficou em uma cidade diferente sabe que pode ser difícil locomover-se no começo ou mesmo encontrar bons lugares para frequentar – onde comer, onde fazer compras, sair nos locais mais badalados.

Se você fica na casa de uma família local, eles podem informar tudo isso para você. Ou seja, você não desperdiça nenhum dia da sua viagem perdido pela cidade ou procurando o que fazer; eles podem passar todas essas informações e até mesmo levar você para conhecer o que a cidade tem a oferecer de melhor!

Além de ser acolhido em um acasa de família, escolher uma boa escola para intercâmbio é fundamental. Use nossa tabela online para pesquisar os melhores cursos no exterior:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Quer saber mais sobre intercâmbio em casa de família? Ouça de quem já foi!

Confira os depoimentos de pessoas que já foram para fora do país nessa modalidade e saiba todas as vantagens que esperam por você!

Comentários