em Intercâmbio

Intercâmbio de 6 meses ou 1 ano? Descubra o tempo perfeito para você.

Depois de muito ler, pesquisar e conversar com os amigos e com a família, a decisão de realizar um intercâmbio finalmente é tomada. País decidido, Agência de intercâmbio encontrada, tipo de intercâmbio pesquisado… E uma dúvida: intercâmbio de 6 meses ou 1 ano? Qual é o melhor?

Intercâmbio de 6 meses ou 1 ano, o objetivo é essencial à escolha.

A primeira coisa que você deve levar em consideração é o destino escolhido para o intercâmbio e o que ele oferece. Se a região for grande e você quiser viajar para conhecer melhor, o intercâmbio de 1 ano pode ser mais interessante para você. Agora se você não tiver interesse na cultura e nos costumes locais e quiser mesmo apenas aperfeiçoar o idioma, o intercâmbio de 6 meses pode ser a escolha perfeita.

Primeiros meses de intercâmbio, um mundo novo!

Lembre-se de que, nos primeiros meses, a cidade toda é novidade. Você vai começar a interagir com a cultura local, descobrir os pontos turísticos, estudar para aprender o idioma local e conseguir se comunicar. São os dias de exploração, nos quais você descobrirá novos caminhos, peculiaridades, comidas diferentes, costumes e, é claro, fará novas amizades. É o momento de perder o medo do lugar e começar a se ambientar.

Só que após essa surpresa inicial, o que você realmente começa a criar é uma rotina diária. É quando você já se sente em casa, pois circula bem pela cidade, conhece alguns vizinhos e consegue conversar melhor com as pessoas. É a época que você perde o medo de falar errado e, com isso, acaba desenvolvendo mais a pronúncia da língua que está aprendendo. É nesta época que você passa a aproveitar com mais profundidade tudo e todos ao redor.

O intercâmbio de 1 ano é melhor?

Grande parte das pessoas que já fizeram intercâmbio indicam que, se for possível, os intercambistas devem ficar um ano fora. Além da possibilidade de aproveitar muito mais não apenas a cidade escolhida, mas o país como um todo, a fluência na nova língua na hora da volta estará muito melhor.

Sem contar que a vivência vai automaticamente ensinando as coisas e, ao fazer um intercâmbio de 1 ano em outro país, você acaba tendo mais tempo para o aprendizado não apenas do idioma, mas da cultura local. A chance de viajar, de desfrutar novas paisagens e aprender os costumes do país é muito maior do que o intercâmbio de 6 meses. Ou seja, a viagem fica mais completa e é melhor aproveitada.

Com mais tempo de viagem, a insegurança inicial ocupa uma parte menor do tempo fora e você, certamente, aproveitará mais tudo o que o local tem a oferecer. Por isso, se tiver tempo e condições, a dica é optar por desfrutar do seu intercâmbio por 1 ano inteiro. Porém, se o seu objetivo for apenas aperfeiçoar o que já sabe do outro idioma e se conhecer uma nova cultura não for tão necessário naquele determinado momento o intercâmbio de 6 meses é suficiente e também pode ser uma boa pedida.

Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

Dicas para a definição do tempo de intercâmbio

Separamos algumas informações importantes que te ajudarão a escolher melhor e com mais precisão entre o intercâmbio de 6 meses ou 1 ano:

  • Está estudando? Se sim, qual é o tempo limite que pode se ausentar sem prejudicar seus estudos?
  • Analise seus gastos de acordo com o tempo de estadia.
  • Qual é o seu objetivo principal com a viagem?

Pontos cruciais que te darão a resposta. Mas o importante é você entender que, seja qual for o tempo, quando retornar ao Brasil sua visão de vida será totalmente diferente.

Agora que te ajudamos a decidir sobre o intercâmbio de 6 meses ou 1 ano, você já sabe qual será o país de destino? Conta pra gente nos comentários e aproveite muito a sua viagem.

Comentários

comentários