em Intercâmbio

Estudar alemão: Alemanha ou Suíça?

Qual o melhor lugar para estudar alemão?

Alemanha, suíça e áustria têm alemão como língua materna. Muitas pessoas que desejam estudar alemão no exterior, optam pela Alemanha. Mas você sabia que também é possível estudar na Suíça?

A Alemanha, obviamente, é o lugar mais procurado para quem deseja estudar alemão e ter uma experiência de morar no exterior. O alemão é hoje uma língua bastante requisitada no mundo todo e é a língua materna mais falada na Europa.

Um intercâmbio na Alemanha, além de ser um país lindo para se conhecer, com uma história muito intensa, pode abrir muitas portas no ambiente profissional. Não somente Berlim, mas cidades como Munique, Hamburgo e Frankfurt também oferecem aulas de alemão para estrangeiros, e você pode escolher a cidade que mais combina com você.

Berlim, Alemanha

Veja também: Por que estudar um novo idioma

Já a Suíça, muito conhecida pelos Alpes e estações de Ski, possui 4 línguas oficiais, e o alemão é uma delas (junto com o francês, italiano e romanche). Também conhecida pelas marcas famosas de relógios e chocolate, o país vem atraindo cada vez mais turistas que desejam ver os encantos das paisagens suíças e cidades de arquitetura medieval. 

Aqui são menos opções de escolas e cidades que na Alemanha, mas o ensino é o mesmo. Embora a gramática seja a mesma ensinada em qualquer outro lugar, o alemão falado no dia a dia pode não ser bem assim.

Zurich, Suíça

O alemão falado na Suíça ganhou o nome de alemão-suíço, por apresentar particularidades quanto à pronúncia e vocabulário. O alemão utilizado na Alemanha é chamado de HochDeutsch, e é o ensinado nas escolas. Mas o idioma falado pode ser um pouco diferente para quem não está acostumado. Os suíços vão compreender bem seu alemão, mas o inverso pode ser mais complicado.

Saiba mais: Intensivo ou semi-intensivo – qual o melhor?

Então se você prefere uma experiência diferente, ter contato com mais de uma língua, a Suíça será um destino maravilhoso. Mas se você prefere o ensino tradicional, pode aprender mais da cultura alemã e não sofrer com a língua falada nas ruas, a Alemanha vai ser a melhor opção!

Agora é só escolher e fazer as malas!

Comentários