em Intercâmbio

Quais os costumes estranhos que posso encontrar ao redor do mundo?

Viajar para um país significa não só conhecer novos lugares e idiomas, mas também entrar em contato com os costumes estranhos que podem haver por lá.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que, na verdade, estamos observando as coisas com o nosso ponto de vista – ou seja, os hábitos de outras culturas são estranhos quando comparados com os nossos, da mesma forma que os nossos costumes devem parecer diferentes para eles.

Por isso, é essencial ter respeito e entender que todas as culturas devem ser tratadas com seriedade e com compreensão. Além disso, não é nada legal criticar os costumes dos países que estamos visitando ou das pessoas que conhecemos no caminho, não é mesmo?

Quer saber quais são os costumes estranhos que você pode encontrar se decidir botar o pé na estrada e conhecer o mundo? Confira uma lista com 5 deles!

Intercâmbio Institucional 728x90

Quem faz intercâmbio no exterior conhece os hábitos de outros povos e ainda aprende um idioma, já pensou nisso?

Confira: 8 dicas para quem vai fazer intercâmbio aproveitar ao máximo

Quais os costumes estranhos que posso encontrar pelo mundo?

A primeira diferença dos hábitos dos outros países em relação aos nossos é a alimentação. A ingestão de certos ingredientes ou combinação pode parecer um dos maiores costumes estranhos que as pessoas têm.

Nesse caso, você realmente achar o hábito diferente ou decidir entrar no clima e provar o mesmo que a população nativa come!

Às vezes, você pode se surpreender com o sabor dos pratos e acabar gostando de algo que você achou que nunca apreciaria. Isso também se aplica a todos os “costumes estranhos” que você encontrar por aí – quem sabe um desses hábitos não é uma coisa que você poderia ter feito a vida toda e só não teve a oportunidade?

Número 4

No Japão, o número 4 é considerado sinônimo de mau agouro e os mais supersticiosos não gostam de usá-lo por nada. Isso porque o numeral é pronunciado da mesma forma que a palavra “morte” em japonês e isso é sinal de má sorte para eles.

Não usar o número 4 é um dos costumes estranhos que mais chama a atenção de quem visita o país, já que chega a ser perceptível até mesmo para quem não conhece a tradição.

Muitos edifícios, por exemplo, não possuem o quarto andar, porque ninguém realmente quer morar por lá. Além disso, vários itens que são tradicionalmente vendidos em quatro unidades, como jogos de pratos e xícaras, também não são comumente usados.

Bayanihan

Já teve vontade de se mudar, mas levando consigo a sua casa? Nas Filipinas, isso é um hábito comum e recebe o nome de bayanihan. No país, várias pessoas se reúnem para poder mover completamente uma residência de lugar sem que isso seja considerado parte de costumes estranhos.

O bayanihan é mais comum em regiões rurais e já foi mais praticado no passado, mas ainda pode ser feito de acordo com as necessidades dos moradores locais.

Vizinho

Se você for até a Colômbia, com certeza vai achar que um dos costumes estranhos do país é chamar os outros de “vizinho”. Porque? Isso não se aplica só aos vizinhos, mas sim a qualquer pessoa.

Chamar alguém de vizinho em Bogotá é o mesmo que chamar outra pessoa de “mano” em São Paulo. Está vendo só como os costumes estranhos de outros países não são tão diferentes dos nossos quando olhados de perto?

Expediente

Se um dia você for para a Índia, não pense que é um feriado se o comércio só abrir depois das 10h30 ou 11h. No país, muitas pessoas só começam a trabalhar depois desse horário sem que isso seja considerado tarde.

Por isso, aproveite esse período para apreciar a paisagem e conhecer a região sem considerar o horário um dos costumes estranhos do país!

Siesta

Muita gente pensa que a siesta espanhola é uma lenda, mas na verdade esse é considerado um dos costumes estranhos mais apreciados por quem visita o país! Afinal de contas, quem não gosta de tirar uma soneca depois do almoço?

Na Espanha, entre 10h e 14h e entre  17h às 20h30, praticamente ninguém trabalha. Esse horário é considerado de descanso e é difícil encontrar alguma coisa aberta nesse horário – até mesmo os restaurantes não oferecem refeições durante esse período, porque também é o momento de descanso dos funcionários.

Já pensou em fazer um intercâmbio no exterior e conhecer costumes diferentes como esses?

Pesquise em nossa tabela online de intercâmbios e encontre a melhor opção para você:

Ferramenta de busca de curso de inglês no exterior.

Aproveite e confira depoimentos de quem fez intercâmbios no exterior:

Comentários