Sim, essa é a forma mais rápida, fácil e gostosa de aproveitar todas as oportunidades que se abrem quando você fala e entende inglês perfeitamente.
Aprender a língua enquanto conhece lugares completamente diferentes, faz novas amizades e entra em contato com outras culturas é uma experiência de vida capaz de transformar para sempre a visão que você tem do mundo.
Mergulhe de cabeça no intercâmbio e desperte para possibilidades que você nunca havia imaginado: aprender inglês fácil e com perfeição.
Saiba mais: Curso de inglês no exterior barato em 6 cidades incríveis!
Aprender inglês rápido e fácil: só um intercâmbio pode ajudar
Vamos ser sinceros: o que você pensa quando vê um gringo passeando pela sua cidade tentando falar português e procurando conhecer o nosso jeito de viver? Bem, nove entre dez pessoas vão, no mínimo, considerar a atitude muito legal e procurar ajudar o cara a conhecer melhor o nosso povo. Então coloque-se no lugar dele em Londres, por exemplo.
Enquanto você conhece lugares tradicionais da Terra da Rainha ou visita os arredores, como Brighton, Stonehenge e Oxford, você aprende a inglês fácil, naturalmente, ao ler placas, pedir informações e até ao ouvir a conversa da mesa ao lado enquanto bebe uma cerveja em algum pub.
Isso sem falar nas melhores escolas de idiomas do mundo e nas acomodações, onde você ainda encontra pessoas de todo o planeta – que, assim como você, estão aprendendo um novo idioma – e onde você conhece de perto o dia a dia de uma casa de família, provavelmente muito parecida com a sua em vários aspectos… Ou não. A melhor forma de descobrir é fazendo o intercâmbio!
Você ralou, juntou dinheiro, pesquisou e decidiu investir em um curso de idioma no exterior. Mas quer garantir que o investimento terá retorno. Para isso, alguns cuidados básicos são fundamentais.
Veja também: Faça um intercâmbio no exterior: a melhor escola de línguas
8 estratégias para aprender mais durante o intercâmbio
1. Preparar-se para o intercâmbio
Preparar-se para o intercâmbio acelera o processo de aprendizagem. Ao invés de “cair de paraquedas” no local, aproxime-se do idioma algumas semanas antes de embarcar, lendo, praticando, assistindo vídeos e fazendo aulas online (há várias opções gratuitas). Desse modo, você vai acostumando o seu ouvindo.
2. Fugir dos brasileiros
Nada contra os brasileiros, mas a verdade é uma só: quanto mais deles houver, mais português você irá falar.
Por isso, antes de embarcar, prefira destinos e escolas com baixo índice de brasileiros – a agência Descubra o Mundo pode ajudar nas indicações. Ao chegar no local, se for o caso, peça para ficar em uma sala onde há mais alunos de outros países para aprender inglês fácil e rápido.
Veja mais: 10 cidades para estudar inglês com menos brasileiros
3. Ler jornais e assistir ao noticiário local
Ao invés de acompanhar o que se passa na novela das nove no Brasil, que tal assistir à programação local? Vale tudo: ler jornais, assistir ao noticiário, ler revistas de fofoca, assistir documentários, ler folhetos de propaganda. Desse modo, você amplia o vocabulário e aprende ainda mais sobre o que se passa na cidade.
4. Não faltar às aulas
Ir à balada é ótimo, ficar no bar até altas horas também, viajar é melhor ainda! Mas, não tem jeito: a presença nas aulas é fundamental para quem quer aprender de verdade. Além disso, o certificado só é concedido a quem tem ao menos 75% de presença. Leve a sério esse momento e não deixe que outras atividades prejudiquem o seu desempenho para aprender inglês rápido e fácil.
Leia também: 7 pecados de um intercambista
5. Estudar e revisar o conteúdo
Um intercâmbio bem aproveitado vai além da sala de aula: revise o conteúdo, faça as atividades propostas e leve dúvidas ao professor. Não se limite àquilo que acontece na escola. Tudo o que se passa em volta faz parte do aprendizado. E lembre-se de que aprender é assim mesmo.
Em um intercâmbio, todos acabam aprendendo inglês fácil e rápido, mas é preciso se dedicar.
Confira: Cursos no exterior para quem já tem inglês avançado
6. Assistir seriados e filmes sem legenda
Se você já fez isso em algum momento da vida, agora é a hora de fazer novamente! Durante um intercâmbio você está imerso no idioma local e, assim, assistirá a filmes e seriados com outros olhos.
Sem legenda, você vai reparar nos sotaques, expressões, gírias e vai conseguir incorporar tudo isso com mais rapidez e facilidade.
7. Hospedar-se em casa de família ou ter ‘roomates’ gringos
Na hora de escolher a acomodação, prefira ficar em casa de família, onde você irá mergulhar no idioma e na cultura dos moradores, o que vai fazer você aprender inglês fácil e rápido.
Nesse caso, você será “obrigado” a usar o outro idioma quando estiver em casa. Outra boa opção é dividir quarto com pessoas de outras nacionalidades. Assim, você pratica a comunicação e ainda convive com culturas diferentes!

8. Participar das atividades extracurriculares
Quase todas as escolas possuem programação extraclasses. Desse modo, organizam passeios, saídas em grupo e outras atividades, como prática de esportes, aulas de dança, culinária, teatro. Inteire-se sobre a programação e participe ao máximo das atividades.
Vantagens de fazer intercâmbio para aprender inglês fácil e rápido
- Claro, milagres não acontecem, você vai ter que estudar.
- Você pode escolher entre as melhores escolas de idioma, mas elas não são as melhores à toa e, dependendo do estabelecimento, você pode ter entre 15 e 38 aulas semanais, em média.
- Você ainda pode escolher entre as escolas Budget (mais em conta), as Smart (que oferecem a melhor relação custo-benefício) e as Premium (com qualidade de ensino superior).
- Em qualquer uma delas, entretanto, a diferença é que você acaba aprendendo inglês fácil e rápido quando está cercado pelo inglês o tempo todo.
- Significa que, além da metodologia nas salas de aula, você acaba falando inglês naturalmente, como parte da sua rotina diária.
- São no mínimo duas semanas de novidades e no máximo… Bem, o máximo é você que faz.
- E já que não há limite de idade para ser feliz, para fazer intercâmbio também não. A partir dos 18 anos qualquer pessoa, de qualquer idade, pode embarcar nessa aventura cultural.
Dicas de lugares para fazer intercâmbio
Você pode decidir aprender o inglês fácil e rápido do Canadá, por exemplo, se deliciar com o francês falado em Quebec, conhecer as famosas cataratas do Niágara e ainda ver a aurora boreal lá no norte do país.
Você também pode se esbaldar nos famosos festivais, como a competição de fogos de artifício Celebration of Light, que acontece em Vancouver, ou morrer de tanto rir com o Just for Laughs, o festival de comédia que rola em Montreal.
Não importa se o país escolhido é Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Austrália ou Malta: você vai voltar falando inglês tão bem e tão rápido que nem vai sentir.
Veja as vantagens de cada cidade de acordo com o que é ideal para você e ainda aproveite os descontos promocionais nos pacotes.
Agora chegou o momento de colocar tudo isso em prática. Prepare-se para o intercâmbio com a agência Descubra o Mundo e mergulhe de cabeça nesse aprendizado!
Confira depoimentos de quem já fez intercâmbio e conseguiu aprender inglês fácil e rápido:
Intercâmbio em Dublin: 4 semanas na Atlantic Language
Intercâmbio na Califórnia – Tempo bom na Converse San Diego!
Estudar inglês em Boston – Intercâmbio na NESE Boston
Comentários