em Intercâmbio

7 pecados de um intercambista

Errar é humano. Mas quase todos os erros são evitáveis, certo? Em um intercâmbio (antes e durante), alguns comportamentos podem atrapalhar seu aprendizado e a temporada no exterior. Pior: provavelmente, você só perceberá o estrago quando já estiver de volta. Por isso, ajudamos você e listamos: os 7 pecados mais comuns de um intercambista.

 #1 → Não contratar uma agência especializada:

“O barato pode sair caro.” Já ouviu? E é verdade. Tentar resolver tudo sozinho, com base apenas em informações de terceiros e da internet, é um risco enorme, sem falar na dor de cabeça e no tempo perdido. Ao escolher uma agência, certifique-se de que ela seja especializada em estudos no exterior – e não somente em viagens – e que vai te dar todo o suporte necessário, sem deixar de lado questões como seguros de vida ou saúde. Isso faz toda a diferença.

#2 → Não se planejar:

A falta de planejamento gera decisões impulsivas que nem sempre são as melhores. Você precisa de alguns meses para se organizar, pesquisar empresas e destinos e fazer escolhas. Além disso, é fundamental um planejamento financeiro que permita uma estadia minimamente confortável no período longe de casa. Durante o intercâmbio, seja razoável nas compras e equilibre os gastos.

#3 → Confundir “intercâmbio” com “turismo”:

Pode até ser uma confusão prazerosa, mas se o objetivo é estudar no exterior, não perca o foco (e nem as aulas!). Evite faltar e sempre prefira viajar aos fins de semana. E lembre-se: não existem atalhos no processo de aprendizagem. Se quer realmente colher bons resultados, prepare-se para se esforçar e suar a camisa!

#4 → Não se ‘desligar’ de casa:

Peraí, ninguém está falando para você esquecer que tem mãe, pai, irmãos, namorado(a). A saudade vai apertar, mas não viva em outro país com a cabeça em casa: “O que eles estão fazendo? Por que não me mandaram e-mail hoje? A que horas vão entrar no Skype? Será que deram comida pro cachorro?” CALMA. Combine alguns horários específicos para telefonar, dê notícias, mas não tente controlar tudo à distância. Aproveite o tempo livre que tem também para estudar e se divertir. Essa “imersão” é necessária!

#5 → Grudar em brasileiros:

Eles estão por toda a parte. E cá entre nós, é um alívio poder falar português, conversar sobre pão de queijo, futebol, arroz e feijão e todas aquelas coisas que só um brasileiro de verdade entende. Mas não limite seu ciclo de amizades a brasileiros e mantenha-se próximo a pessoas de outros países. Uma boa ideia é morar em casa de família ou dividir um apartamento com estrangeiros. Assim, você terá contato diário com outras culturas e vai poder soltar a língua de vez!

#6 → Não se interessar pela cultura local:

Em um intercâmbio no Canadá, por exemplo, você pode conhecer vários coreanos e aprender tudo sobre a Coréia – o que também é ótimo! Mas não deixe de vivenciar a cultura local e aprender com ela. Converse com os moradores da cidade e vivencie a atmosfera local: hábitos, comidas, histórias, lugarzinhos menos turísticos… Você vai se surpreender com as descobertas.

#7 → Manter-se inflexível:

Não existe intercâmbio sem o tal “jogo de cintura”. Quem embarca nessa experiência de corpo e alma, deve se livrar de preconceitos e deixar as frescuras para trás. Por isso, esteja pronto para experimentar comidas (nada de sobreviver a base de fast foods!), conviver com pessoas diferentes, conhecer outras tradições e hábitos. E mais do que isso: encare essa diversidade com bom humor e entenda que ela é a principal responsável pelo seu crescimento.


Bom, agora você já está avisado sobre o que deve evitar fazer. Seja esperto, saiba aproveitar a oportunidade e faça valer cada centavo do seu intercâmbio! Ah, o primeiro item da lista é por nossa conta e já está garantido. Faça seu intercâmbio com a Descubra o Mundo.

mochila

Comentários