em Inglês

Como praticar inglês: canais e aplicativos ajudam a enriquecer o vocabulário e treinar a pronúncia.

Praticar inglês é fundamental para quem quer aprender ou manter a fluência no idioma.

Uma pessoa que fez intercâmbio no exterior, por exemplo, e a volta ao Brasil, reforça o contato com a língua nativa, o português, e determinadas pronúncias ou palavras em inglês podem cair no esquecimento.

Portanto, para que isso não ocorra com que já conhece a língua, ou para aqueles que querem treinar e se aprimorar, existem sites que ajudam a praticar o idioma de várias formas, como em podcasts, vídeos e exercícios.

Fizemos uma seleção de como praticar o inglês online e garantir a fluência.

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Quanto custa um intercâmbio de 6 meses? Menos do que imagina

Como praticar inglês online

1- Aposte nos podcasts e sites para praticar inglês

Os podcasts são boas opções para ter contato com o idioma no dia a dia, seja no carro durante o trânsito ou no transporte público indo ao trabalho.

São indicados para melhorar a fluência e a compreensão auditiva. O bacana é que existem algumas opções com a versão escrita do áudio, o que possibilita ouvir e ao mesmo tempo ler a grafia das palavras caso não compreenda o que foi dito.

O “The English We Speak” é uma série de áudios produzidos pela BBC (British Broadcasting Corporation). O interessante desse material é o foco em frases e gírias comuns do dia a dia, além de aproximar o estudante da pronúncia dos nativos.

O podcast “in English” é outra opção que oferece vários contextos para treinar o idioma e mais uma alternativa para quem tinha dúvidas de como praticar o inglês online. As atividades são destinadas para iniciantes e intermediários e possui exercícios para o contexto profissional.

Com temas variados, é a possibilidade de enriquecer o vocabulário. São podcasts curtos e que acompanham transcrições.

Bastante popular o “Listen to English” é um sucesso entre os podcasts para aprender inglês online. Os áudios duram em média seis minutos com a participação de um apresentador de voz amigável e fala moderadamente pausada para ajudar na compreensão.

As palavras são faladas uma por uma, o que contribui no aprendizado da pronúncia, como também na tradução. Os assuntos são variados e cada atividade acompanha uma transcrição completa relacionada a notas e questões sobre gramática e vocabulário.

Veja também: Depoimentos em vídeo de como falar inglês fluente em pouco tempo

2- Vídeos para praticar e adquirir conhecimento cultural

Ao praticar inglês é importante manter e expandir o vocabulário. Existem canais no YouTube que além de proporcionar a prática do idioma oferecem conteúdos com teor filosófico, comportamento, trabalho, relacionamentos e boas práticas no dia a dia, como “The School of Life”, em tradução para o português “Escola da Vida”.

Os vídeos são curtos e possuem duração média de dois minutos com falas pausadas e imagens ilustrativas. O nível mínimo para obter compreensão com legenda em inglês é intermediário, além do canal é possível acessar o site e conhecer outros capítulos.

O “Crash Course” é um canal enriquecedor com a participação do escritor norte-americano John Green e seu irmão. O apresentador é reconhecido por vários best-sellers, como “A culpa é das estrelas”  e “Cidades de Papel”, que receberam tradução para o português e fizeram sucesso mundial.

Green costuma falar rápido nos vídeos, o que é bacana para as pessoas que já possuem fluência no idioma e queiram enriquecer o vocabulário, além de ser um excelente exercício auditivo. O autor comenta sobre episódios na história que marcaram a economia e o cenário político da atualidade. As aulas duram em média 15 minutos.

DICA: Como falar inglês fluente viajando no exterior

3- Aplicativos para praticar inglês pelo celular

Existem várias opções de como praticar o inglês online e dentre elas estão os aplicativos para celular que já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

Dinâmicos e fáceis de acessar de onde estiver, são opções excelentes para quem deseja reforçar o aprendizado no idioma e praticar inglês com nativos.

Os aplicativos funcionam também sem acesso a internet e estão disponíveis para a versão Android e iOS, ou seja, não terá desculpa para não acessar!

O Duolingo é muito popular e o queridinho da maioria dos estudantes de inglês. Por ser bastante dinâmico e com uma interface legal lembra joguinhos eletrônicos e não é nada maçante.

Você vai precisar passar por cada fase e para isso terá que mandar bem nas atividades. Na ferramenta é possível treinar a pronúncia, vocabulário e criar frases. Está disponível do nível básico ao intermediário.

Outra sugestão é o 50 Línguas no aplicativo você pode aprender não só o inglês, como outros idiomas. As atividades são separadas por temas e você tem acesso a listas de palavras separadas de acordo com o assunto.

Para treinar a pronúncia o Babbel é uma ótima indicação. Separado entre os níveis básico e avançado, disponibiliza exercícios de pronúncia que podem ser gravados pelo próprio celular. O aplicativo avalia a porcentagem de acertos e erros durante as atividades.

Quer saber como praticar inglês ao vivo? Faça um intercâmbio no exterior. Na Irlanda, dependendo da duração de seu curso, você pode até trabalhar legalmente no país.

Intercâmbio Irlanda 728x90

Dê uma olhada nestes depoimentos de intercâmbio de quem adorou a Irlanda:

6 meses na Irlanda: intercâmbio na Cork English Academy

Comentários