em Inglês

Prova de proficiência em inglês: tudo o que você precisa saber!

Como fazer provas de proficiência em inglês é o objetivo de cada vez mais pessoas que querem comprovar seus conhecimentos na língua mais importante do mundo, é possível encontrar cada vez mais material de estudo e escolas especializadas nesse tipo de estudo.

Isso porque cada uma das provas de proficiência possui aspectos bastante particulares e que requerem não só o conhecimento da língua em si, mas também da própria realização da prova.

Pensando nisso, separamos uma lista com 5 dicas infalíveis para você tirar de letra essa prova e obter os resultados necessários para que você consiga realizar todos os seus objetivos.

Seja ela o TOEFL, IELTS, Prova de Cambridge – não importa, nossas dicas se aplicam a todas elas.

Confira abaixo e comece agora mesmo a se preparar. Já pensou em fazer isso durante um intercâmbio de inglês no exterior? Estudar fora sempre é uma boa ideia:

Intercâmbio Institucional 728x90

Saiba mais: Prova de Cambridge: inglês com sotaque real!

5 dicas de como fazer provas de proficiência em inglês

1- Programe seu tempo

Um dos principais problemas sobre como fazer provas de proficiência em inglês é dosar corretamente o tempo.

Isso porque a prova é extensa e exige do candidato muita concentração e, muitas vezes, isso acaba tomando tanto a atenção que as horas passam sem que se perceba.

  • Cronometre: busque versões antigas das provas de proficiência em inglês e tente fazê-las em casa. Não haja como se elas fossem um exercício: coloque um cronômetro com o tempo exato de realização das provas. Isso vai condicionar você e seu cérebro a realizar aquela prova no tempo disponível.
  • Não perca tempo: é muito importante fazer a prova inteira, mas não fique parado em uma questão. Se não souber a resposta, passe para a próxima e volte na que ficou em dúvida ao final do tempo. Além de ser mais prático, você ainda abre suas ideias e pode até mesmo resolver a questão com mais facilidade.
Veja também: TOEFL, Cambridge, TOEIC e IELTS: conheça os testes de inglês avançado

2- Fique atento às atualidades

Não basta ter um bom conhecimento do idioma. Como as provas de proficiência em inglês implicam que você está apto para ter o idioma como segunda língua, é preciso saber do que está acontecendo no mundo e as palavras que se relacionam a isso.

  • Lugares: lugares em alta relevância na mídia costumam sempre pipocar nas provas de proficiência em inglês. É claro que você não precisa ter amplos conhecimentos geográficos sobre cada região, mas é importante saber as principais cidades de cada país e os locais que estão em evidência por alguma razão.
  • Pop: pessoas famosas, palavras informais e que estão no auge de seu uso. Tudo isso pode aparecer na prova ou na seção listening, em que você precisa ouvir e compreender palavras do dia a dia de um país de língua inglesa.
Confira: Os melhores testes de proficiência em inglês online

3- Vocabulário variado

Mesmo no português, temos a tendência de usar as palavras de que mais gostamos ou achamos relevantes em uma frase. Em uma prova de proficiência em inglês, no entanto, isso pode implicar que você não conhece outros sinônimos.

  • Conjunções: é claro que but é a primeira palavra que vem à mente quando vamos usar um correspondente ao nosso “mas”. Porém, isso não significa que ele precisa ser usado todas as vezes! Substitua essas palavras por sinônimos sempre que possível.
  • Tom: entenda que nem todo texto terá o mesmo tom e, por isso, use as palavras mais adequadas a cada um. No entanto, não exagere em nenhum dos casos – não seja prolixo em casos formais e nem inadequado em ocasiões informais.
Leia também: Dicas do conteúdo da prova de inglês TOEFL

4- Atenção ao speaking!

Uma das etapas mais importantes das provas de proficiência em inglês é o speaking, em que você precisa falar em inglês.

  • Normalidade: não tente falar de forma artificial para não cometer nenhum erro. Pense nessa etapa como em uma conversa e tente agir da forma mais natural possível.
  • Referências: se tiver dificuldade em explicar algo, use referências de um país de língua inglesa. Não tente traduzir expressões e eventos do Brasil – o foco é o outro país.
Confira também: Quais são os níveis de Inglês? Conheça a classificação europeia

5- Palavras específicas

Escola, trabalho, moradia, saúde… estude palavras específicas de cada situação e vá munido com todo o seu conhecimento sobre elas. Não hesite em usar!

  • Televisão: uma boa forma de aprender palavras específicas é ver programas temáticos de televisão. Grey’s Anatomy é uma excelente série médica, assim como Law and Order é uma ótima aventura policial. Aproveite seus momentos de descanso para aprender mais!
  • Conhecimento: além do vocabulário, você precisa saber a forma como algumas coisas são ditas em cada contexto. O horário militar, por exemplo, tem o formato de 24 horas, como o nosso – e que não é usado comumente nos países de língua inglesa, só por militares em situações especiais.
Veja mais: Evolução profissional: o inglês faz parte deste desafio!

depois destas docas, se sente melhor preparado pra seus testes de inglês? Que tal escolher um país e fazer um curso preparatório por lá?

Faça nosso QUIZ online e descubra o ideal para você:

Já escolheu seu destino, em tão veja ainda mais detalhes:

Comentários

comentários