em Inglês

Como aprender inglês com música?

Desde crianças estamos costumados a ouvir músicas em inglês e a cantar versos famosos, mesmo sem saber o que eles significam. Por que não usar isso a nosso favor e descobrir como aprender inglês com música? Afinal de contas, é uma maneira divertida e muito válida de ampliar os conhecimentos do idioma.

Antes de mais nada, é preciso entender que nem sempre as expressões usadas na música ou as construções frasais vão ser as mais corretas e usuais.

Isso porque, para que a canção tenha um ritmo interessante e os versos harmonizem entre si, é preciso adaptar algumas frases e versos, deixando a sonoridade mais fluente. Como aprender inglês com música necessariamente envolve entender e analisar essa letra, é preciso ter esse discernimento na hora de estudar.

Além disso, você precisa considerar que as músicas em inglês podem vir de um dos mais de 50 países que têm o inglês como língua oficial.

Ou seja, sotaques e expressões podem variar muito. Se você quer aprender inglês para viajar para fora do país, a dica é buscar músicas de lá mesmo, para que você fique mais familiarizado com o idioma e com a forma como as palavras são ditas.

Como aprender inglês com música é uma parte importante de um processo de aprendizado, é essencial ter organização na hora de trabalhar essa etapa. Confira algumas dicas!

Intercâmbio Institucional 728x90
Veja também: 7 Músicas em inglês fáceis de cantar para você curtir

Como aprender inglês com música?

Tem coisa mais divertida que aprender um idioma e ainda ouvir música enquanto isso?

Confira as melhores maneiras de fazer isso.

Primeiro passo: ouça a música

Pode parecer básico começar assim, mas não queremos dizer ouvir normalmente uma música como ouvimos rádio. Ouça com atenção. Anote as palavras que identifica e as frases que conseguiu compreender totalmente.

Tente escrever o máximo possível de coisas que entender da música, mesmo que não saiba a grafia ou o significado.

Quando a música acabar, tente ler o que escreveu e ouvir a música novamente. Acha que alguma frase, verso ou trecho ficou correto? Procure no dicionário as palavras para ver a grafia correta.

Muitas vezes, lendo com calma, você consegue entender o significado de algumas palavras pelo contexto e até mesmo o sentido completo das frases.

Confira: 13 maiores festivais de música da Europa, escolha o seu

Segundo passo: confira a letra

Procure a letra da música da internet e compare-a com o que você escreveu. Tente identificar a grafia das palavras que você ouviu e que não sabia o que eram. A parte mais fácil de trabalhar isso é o refrão, então tente extrair o máximo de vocabulário que conseguir desse trecho.

Em seguida, ouça a música lendo a letra. Você vai perceber que várias coisas começam a fazer sentido e que você já consegue identificar a pronúncia correta das palavras.

Faça isso algumas vezes e tente depois sem a letra – tente se lembrar de tudo o que leu e como as palavras são escritas enquanto você as ouve. Como aprender inglês com música trabalha tanto as habilidades de escuta quanto de leitura, você vai conseguir associar as duas com mais facilidade.

Veja mais: 3 dicas para ouvir músicas em inglês e praticar o idioma

Terceiro passo: traduza a música

Muita gente não recomenda que o inglês seja aprendido com traduções, porque isso estimula o cérebro a decodificar o idioma em vez de realmente entendê-lo. No entanto, isso não é sempre verdade.

Quando você começa a aprender inglês, precisa fazer a conversão para o português para dar sentido às coisas. Isso é fundamental para adquirir vocabulário.

Então, faça o seguinte: com a letra em inglês, vá fazendo a tradução como entende, sem se preocupar exatamente em fazer uma versão completamente correta.

Pense que a tradução é como uma série de anotações sobre um conteúdo: ela não precisa ser literal, mas sim dizer a ideia central das coisas. Isso é fundamental para que você comece a se soltar um pouco do português e trabalhar mais em outra língua.

Também é interessante fazer a tradução inversa. Pegue a letra em português e pense em como você diria aquela frase em inglês. Escreva todas as opções que vêm a sua cabeça e, se fizer um curso ou tiver um professor de inglês, tire dúvidas com ele para saber se sua versão está correta.

Se não tiver esse suporte, vale a pena entrar em sites de aprendizado e falar com nativos – o My Language Exchange é uma ótima opção, pois você irá ensinar português a alguém em troca de aprender inglês com a pessoa.

Confira também: 10 músicas que vão inspirar você a viajar

E se depois de praticar seu inglês com a música, quiser aperfeiçoar fazendo um intercâmbio no exterior, compare as diversas escolas ao redor do mundo e escolha a melhor para você:

Saiba tudo sobre as escolas de inglês no exterior

Veja mais dicas de escolas de inglês no exterior:

Comentários