em Dicas

Passo a passo de intercâmbio: comportamento e etiqueta nos pubs ingleses

Já está mais do que provado que os pubs ingleses são quase um patrimônio social e cultural para a população. Mas, para frequentá-los direitinho, como um bom britânico, é preciso respeitar e incorporar certos hábitos e regras sociais. Não existem placas, nem avisos, nem um manual explicativo… A melhor forma de aprender é observando e vivenciando. Aqui, adiantamos alguns fatos para você não fazer o desavisado e evitar gafes durante o intercâmbio! Veja o passo a passo: comportamento e etiqueta nos pubs ingleses.

Passo #1: escolhendo o momento para ir ao pub

Para os ingleses, o momento é: quando der vontade. Eles não têm problema nenhum em tomar uma cerveja, por exemplo, numa segunda-feira à tarde. Por isso, numa cidade maior, é quase impossível um pub estar 100% vazio. O horário de pico é sempre no fim da tarde/início da noite, quando o pessoal está saindo do trabalho. Aos domingos, o ambiente fica mais calmo e familiar. É muito comum ver famílias com crianças e avós, especialmente nos pubs “de bairro”, mais locais.

Pubs ingleses ficam mais cheios no fim da tarde
Foto: Must Be This Tall To Ride

Passo #2: chegando ao pub

Na maioria dos restaurantes da Inglaterra, uma pessoa (recepcionista) irá te guiar até a mesa. Nos pubs NÃO: é cada um por si. Se achou mesa vaga, pode se sentar. Mas atente-se para o detalhe: as mesas são destinadas àqueles que vão comer. Se a sua intenção é só beber uns pints, o seu lugar é o balcão (ou em pé mesmo) – principalmente se o pub estiver cheio.

Passo #3: sentando na mesa/balcão

Está esperando o garçom? Vai esperar eternamente…
Em 99,9% dos pubs ingleses, o funcionamento é o seguinte: você faz o pedido no balcão (comida e bebida), paga diretamente para o atendente e informa em qual mesa está sentado. Depois de alguns minutos, aí sim, um garçom irá até a mesa apenas levar o que foi pedido. Alguns pubs permitem que você faça o pagamento na mesa, mas isso é bem raro. A regra é pagar tudo no balcão.

Passo #4: fazendo o pedido no balcão

Não se desespere. Num pub inglês, em tese, o atendente sabe direitinho de quem é a vez. E, se não sabe, pergunta aos clientes quem chegou primeiro. A regra é ser honesto e aguardar pacientemente, ao invés de se estapear para ser atendido. Se o pub estiver absurdamente lotado, essa regra de respeitar a vez pode ser quebrada de leve, mas ainda assim existe certa cordialidade entre os frequentadores. Lembre-se de que você deve ir ao balcão já decidido, com o pedido na ponta da língua.

Passo 5#: pedindo a cerveja

500 ml de cerveja é a medida normal num pub inglês. Se você pedir “one pint”, vai receber uma caneca com meio litro. Se você quiser beber menos, peça “half a pint” (250 ml), que geralmente custa exatamente a metade. Ah, um bom pub que se preze tem a cerveja tirada diretamente da bomba (tipo nosso chopp). Se não for assim, não é pub: é barzinho.

Cerveja tipo ale, servida da bomba | Foto: The List
Cerveja tipo ale, servida da bomba
Foto: The List

Passo 6#: degustando a cerveja

A cerveja tipicamente inglesa é a ale: mais escura e encorpada. Existe ale no mundo inteiro, assim como existe a cerveja pilsen, mas a ale é beeem britânica. Muitos pubs têm sua própria produção ou vendem cerveja artesanal feita por produtores locais. Vale experimentar! Importante: as cervejas são servidas à temperatura ambiente. Por isso, não espere que a bebida venha estupidamente gelada, como é no Brasil. Aceite.

Passo #7: experimentando outras bebidas

Se você não gosta de cerveja, as opções são: 1. Aprenda a gostar o/ 2. Peça Pimm’s. Sim, na Inglaterra, existe vida além da cerveja! A Pimm’s é uma bebida tradicional do verão inglês, bem refrescante, feita com frutas, pepino, hortelã e licor. Além dela, as cidras – que podem ser vendidas na bomba ou em garrafas – são um hit nos pubs, principalmente entre as mulheres. Uma terceira opção mais leve (mas, novamente, envolve cerveja) é uma bebida chamada shandy: trata-se de uma mistura de cerveja com refrigerante de limão.

Pimm's | Foto: Matt Boulton
Pimm’s
Foto: Matt Boulton

Passo #8: bebendo com os amigos

Os ingleses têm o hábito de contabilizar “rodadas” (ou rounds). Se você está no pub com um grupo de amigos, o padrão é que cada um fique encarregado de pedir e pagar uma rodada para a galera. Se você for embora mais cedo e não pagou nenhuma rodada (ou algo assim), sem crise: na próxima vez, você compensa iniciando os trabalhos. Ninguém precisa verbalizar nada, mas essa é a etiqueta entre os ingleses.

Passo #9: fumando no pub

Opa! Fumar dentro do pub NÃO, simplesmente porque não é permitido. A mesma regra vale para todos os ambientes fechados do Reino Unido. Geralmente, os pubs disponibilizam uma área externa para fumantes ou aconselham os clientes a fumarem próximo à entrada. Neste caso, quando é preciso sair do pub para fumar, as bebidas não podem ser levadas (em 90% dos casos). Alguns lugares providenciam copos plásticos.

Fumar só do lado de fora | Foto: Mirror
Fumar só do lado de fora
Foto: Mirror

Passo #10: indo embora

Em geral, os pubs funcionam das 11h00 às 23h e, aos domingos, das 12h às 22h30 (sim, muita gente vai aos pubs tomar café da manhã!). Mais ou menos 10 minutos antes do fechamento, você ouvirá um sino e alguém dizendo “last orders!”: isso indica que é hora de ir embora – e não há muita tolerância neste momento. Não é usual oferecer gorjeta para o barman. Mas se ficou hooooras bebendo ou amou o atendimento, você pode pedir para que ele(a) inclua “one for yourself”. Assim, será somado o preço de uma bebida no total que você tem a pagar. Você pode ainda colocar algumas moedas num potinho que geralmente fica próxima ao caixa. Neste caso, o dinheiro é dividido entre os funcionários.

Sino que anuncia o fechamento do pub | Foto: Reuters / Toby Melville
Sino que anuncia o fechamento do pub
Foto: Reuters / Toby Melville

Agora que você já sabe como se comportar, é hora de vivenciar tudo isso na prática. Neste post, listamos 10 pubs históricos no Reino Unido para conhecer durante o intercâmbio. Que tal aplicar as regras de etiqueta em um desses lugares? Descubra a Inglaterra.

Comentários