em Inglaterra

O que fazer em Bournemouth? Veja algumas dicas!

A cidade de Bournemouth localizada no condado de Dorset, essa é mais uma opção de destino na Inglaterra para aqueles que querem passar uma temporada em um local sorridente e simpático. Assim como Brighton, a cidade de Bournemouth fica no litoral sul do país, é bastante turística e recebe muitos visitantes, especialmente no verão. São 11 km de orla, muitas gaivotas, areia fina (sem pedregulhos!) e águas geladas, que dificultam o mergulho – menos para os surfistas, que parecem não se importar com os ventos gelados e as temperaturas negativas do inverno.

Falando em praia e surf, uma curiosidade sobre Bournemouth: na praia de Boscombe, localizada a 4 km do centro, foi criado o primeiro recife artificial de surf da Europa (há outros na Índia e na Austrália). Um pouco distante da costa, a 250 metros mar adentro, 55 sacos gigantes de areia estão submersos, formando um paredão. O recife é artificial, mas as ondas são naturais e atraem adeptos do esporte. Aliás, quem gosta de esportes aquáticos, certamente irá se divertir com outras modalidades, como jet ski e kite surf.

Descubra a Inglaterra: just like home!
Boscombe | O que fazer em Bournemouth, Inglaterra| Foto: Cool Places
Boscombe
O que fazer em Bournemouth, Inglaterra
Foto: Cool Places

Na praia de Bournemouth, uma cadeira gigante na areia chama a atenção. É a maior cadeira de praia do mundo e os britânicos brincam que é a única que não tomba com os ventos fortes da região. Pela cidade de Bournemouth você verá também pequenas casinhas coloridas (beach huts), espalhadas pela orla, elas servem como uma espécie de porta-treco. Algumas delas são usadas pelos próprios donos, outras são alugadas para quem quiser guardar seus pertences. A ideia, inventada na cidade, não pegou no Brasil, mas existe em outros países, como França, Austrália e África do Sul.

Beach Huts | O que fazer em Bournemouth, Inglaterra
Beach Huts
O que fazer em Bournemouth, Inglaterra

A cidade de Bournemouth é impecavelmente limpa, segura e arborizada. Parece pequena, mas tem de tudo: além de praia, pubs, baladas, teatros, cinemas, shows, museus e construções históricas, como catedrais e igrejas. A mais famosa delas é a St. Peter’s Church, localizada no centro. No interior do espaço, está o túmulo da autora da obra ‘Frankenstein’, a britânica Mary Shelley.

St. Peter's Church | Bournemouth, Inglaterra
St. Peter’s Church
Bournemouth, Inglaterra

Bournemouth, uma cidade de gente feliz!

Localizada a 170 km de Londres, a cidade oferece aos habitantes uma vida tranquila e relativamente pacata. Durante o dia, é comum ver crianças e idosos tomando sol nos parques e praças. Enquanto isso, os jovens e estudantes da Bournemouth University (BU) guardam as energias para a programação noturna…

Essa atmosfera “sem estresse” ganhou reconhecimento. Em 2007, a cidade de Bournemouth foi eleita a “mais feliz do Reino Unido”, depois de uma pesquisa realizada pela First Direct. Na ocasião, 82% (4 em cada 5) dos moradores se disseram felizes – número bem acima da média nacional: 66%.

O que fazer em Bournemouth – Cultura e vida noturna:

Outra estatística “de respeito”: reza a lenda que Bournemouth tem a maior quantidade de bares e pubs per capta da Inglaterra! E olha que o país todo é conhecido pelos inúmeros balcões… Isso significa que, apesar de ser beeem menor que Londres (tem cerca de 180 mil habitantes), Bom, você já sabe o que fazer em Bournemouth!

E falando em o que fazer em Bournemouth, vale também dizer que os principais locais de entretenimento são o Bournemouth International Center (BIC) e o Pavilion Theatre. Ambos recebem espetáculos, shows de música, eventos e encontros internacionais. Fique de olho no calendário! A caminho da área da praia, o The Pier Theatre lota durante o verão com suas peças de teatro.

De noite, jovens ingleses e estrangeiros se misturam nas pistas de dança. A maioria das baladas fica no centro. Da Old Christchurch Road a Lansdowne e até a orla, há opções de estilos variados – algumas, inclusive, têm repertório brasileiro em dias específicos! A noite nas boates costuma terminar entre 3h e 4h da manhã (bem mais tarde do que nos pubs, que fecham por volta das 23h). Um dos lugares mais curiosos da cidade de Bournemouth é a Halo, uma balada instalada dentro de uma antiga igreja. Isso mesmo! Onde era um altar, há hoje DJs. Se é pecado não sei, mas faz sucesso…

Faça seu intercâmbio em Bournemouth com a Descubra o Mundo.

O que fazer em Bournemouth – Restaurantes e bistrôs com culinária variada

Mais de 250 restaurantes e bistrôs espalham-se à beira-mar e pelo centro da cidade, oferecendo todo o tipo de comida: mexicana, indiana, tailandesa, italiana, vegetariana. Como as comidas tipicamente inglesas (tipo fish & chips) não são lááá aquelas coisas, a gastronomia universal não deixa ninguém passar fome.

10 comidas típicas da Inglaterra que você precisa conhecer

Os jardins estão “divididos” em três partes: Lower Garden (mais perto da praia e mais frequentado), Central Garden e o Upper Garden. Todos são muito agradáveis, mas os dois últimos têm mais cara de parque: grandes árvores, muitas flores coloridas, riacho, ciclovia, esquilos. Ótimo para “esquecer da vida”!

O que fazer em Bournemouth, Inglaterra | Foto: Guide 2 Bournemouth
O que fazer em Bournemouth, Inglaterra
Foto: Guide 2 Bournemouth

No Lower Garden, está o Bournemouth Eye, um balão de hélio que flutua acima da cidade e permite uma vista panorâmica da praia e imediações. O balão está preso ao chão: sem graça para os mais aventureiros e encorajador para aqueles que têm medo de altura. Outro passeio muito procurado em Bournemouth é a vista ao Bournemouth Oceanarium, na West Promenade. O aquário expõe várias espécies de animais marítimos. Quadras de tênis, boliche na grama, mini golf, ciclovias e espaços públicos para patinação completam o circuito de atrações. Tudo de graça!

Considere programar seu intercâmbio para Bournemouth no verão ou estações próximas. O inverno na cidade é bem rigoroso e escurece muito cedo. Nessa época do ano, é comum ver lojas fechando às 17h30. O verão, por outro lado, tem dias mais animados e longos – o sol só se põe depois das 21h.

Pertinho da cidade Bournemouth, em Salisbury, está o Stonehenge: conjunto famoso de pedras milenares (aquele do fundo de tela do Windows!) cercado por histórias misteriosas. É possível ir até lá de ônibus mesmo. Dica: a visita é válida, mas por foto é melhor! Por isso, não espere grandes coisas…

Stonehenge | Foto: Oxford Scientific Films / Terra Mater Factual Studios
Stonehenge
Foto: Oxford Scientific Films / Terra Mater Factual Studios

Outra dica do que fazer em Bournemouth é que seguindo o exemplo de cidades estudantis menores, o meio de locomoção mais popular em Bournemouth são as bicicletas. Pela cidade, você verá anúncios de compra/venda e aluguel. Muita gente que mora temporariamente ali acaba participando de alguma negociação envolvendo as bikes. Mas se você não quiser pedalar, pode caminhar ou pegar ônibus, que circulam pela cidade de forma bastante eficiente.

Qualquer que seja o caminho, tenha a certeza de que será só sorrisos. Afinal, essa é uma cidade comprovadamente feliz. Faça seu intercâmbio em Bournemouth.

bournemouth_parque_balao_intercambio
Lower Garden
Bournemouth, Inglaterra

Conheça a experiência de quem já fez um intercâmbio em Bournemouth: EU FUI: relatos de (dois) intercâmbios em Bournemouth – Cavendish School

O que você precisa saber sobre a cidade de Bournemouth

  • Onde fica Bournemouth? A cidade está localizada ao sul do país, no condado de Dorset, e tem cerca de 180 mil habitantes.
  • É uma cidade turística e cheia no verão.
  • Tem um inverno rigoroso (menos de 10ºC) e um verão agradável, geralmente mais quente que o restante do país (a temperatura média em Bournemouth varia entre 25ºC e 30ºC).

O que fazer em Bournemouth

  • Vistar o Bournemouth Oceanarium e fazer um passeio de balão no Bournemouth Eye.
  • Frequentar os belos parques da cidade: Lower Garden, Central Garden e Upper Garden.
  • Ir à praia e/ou surfar – se tiver talento e coragem (as águas são geladas!).
  • Ir a shows, espetáculos e teatros em locais como Bournemouth International Center (BIC), Pavilion Theatre e The Pier Theatre.

Motivos para fazer intercâmbio em Bournemouth

  • É uma cidade litorânea e mais descontraída; foi eleita, em 2007, a cidade mais feliz do Reino Unido.
  • É uma cidade jovem devido à presença de estudantes universitários e intercambistas.
  • Há inúmeras opções de pubs e baladas – algumas bem peculiares, como a Halo, que está instalada dentro de uma igreja.
  • Fácil locomoção: tudo é pertinho e a população costuma usar bicicletas e ônibus.

Comentários