em Inglaterra

Como estudar em Cambridge: 7 dicas que você precisa conhecer

Como estudar em Cambridge pode ajudar sua carreira! Sim, ter feito uma graduação, em qualquer área do conhecimento, numa das mais prestigiadas universidades do mundo só pode ajudar você a se tornar um excelente profissional. Independente da faculdade ou escola de Cambridge que você conseguir ser aceito, o ensino sempre será do mais alto nível, exigindo dedicação extrema e empenho total nos estudos.

E se você já quer uma primeira dica de como estudar em Cambridge, lá vai: faça um intercâmbio de língua inglesa no país antes de se mudar para a cidade. Aproveite para conhecer mais da cultura inglesa e tornar este idioma o mais fluente possível para você.

Faça seu intercâmbio para a Inglaterra com a Descubra o Mundo.
Veja mais: Intercâmbio Inglaterra preço para todos os bolsos

Dicas de como estudar em Cambridge

Antes de iniciarmos as dicas, um alerta: se você pretende estudar em qualquer um dos tipos de instituições de ensino, seja faculdade, colégio ou escola de Cambridge, uma coisa você vai ter que ser, antes de mais nada: um excelente aluno! Excepcional mesmo!

Só os melhores, ainda mais quando são estrangeiros, conseguem este privilégio. Se não for assim, não tem como estudar em Cambridge. As faculdades e escolas de Cambridge estão ligadas a alguma das seguintes áreas de ensino: Artes e Humanidades, Ciências biológicas, Ciências Médicas, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Físicas e Tecnologia.

É claro, além de ser um ótimo aluno nessas áreas, seu domínio do idioma deve ser realmente muito bom. É por isso que reforçamos mais uma vez: faça um intercâmbio de inglês antes de iniciar o curso! Inclusive, certificados de proficiência em língua inglesa podem ser exigidos.

Confira: Estudar na Inglaterra: intercâmbio, faculdade ou mestrado?

1- Cartas de recomendação

Este é um dos métodos de avaliação. Você deve conseguir essas cartas de seus professores em que eles descrevem suas qualidades, empenho, comportamento em classe e outras características que consideram relevantes para que você mereça ser aceito na Universidade de Cambridge.

2- Trabalho escrito

Outro exemplo de como estudar em Cambridge exige muito dos candidatos, é a possibilidade de ter que apresentar um trabalho escrito, uma monografia, sobre algum tema relativo a faculdade ou escola de Cambridge que pretende cursar. Tudo em inglês, é claro. Por isso, prepare-se bem e escreva um trabalho perfeito!

Veja também: Mestrado Inglaterra: saiba como se candidatar

3- Médias do ensino médio

Pois é, suas natos durante o ensino médio serão levadas em conta. É agora que você vai ver como valeu a pena estudar para caramba. Passar algumas noites acordado até tarde e ficar decorando fórmulas e tabelas podem reverter em uma coisa tão boa para sua vida como estudar em Cambridge e realizar esse sonho. Apenas certifique-se que as notas estão registradas com os mesmos critérios exigidos pelo ensino britânico. Se não estiverem, você terá que transcrevê-las.

4- Provas obrigatórias

Sim, eles vão querer ver suas notas do ensino médio e analisá-las, mas o diploma não vale na Inglaterra. Não adianta querer entender, o melhor a fazer é mesmo estudar bastante e fazer o exame para admissão nas faculdades da Inglaterra, que substitui o certificado do ensino médio. E tem um detalhe, a nota mínima para ser aprovado é apenas… A, isso mesmo, a nota máxima!

Saiba mais: Universidades na Inglaterra: conheça as 3 grandes

5- Entrevista pessoal

Você é bom de papo? Ótimo, mas não enrole. Vá direto ao assunto, com muita educação, é claro, e mostre porque deve ser escolhido para estudar em Cambridge. Nada de sentimentalismos, apresente dados concretos de sua formação, demonstre seus conhecimentos e sua inteligência e deixe claro como estudar em Cambridge é importante para você e que tem muito a oferecer a faculdade, além de aprender o máximo que puder.

6- Exames de Inglês

Você terá que fazer um teste de proficiência no idioma inglês. Possivelmente será o IELTS. Esta será a etapa mais fácil de todas para um candidato bem preparado.

7- Como se inscrever

A maneira mais apropriada para isso é por meio do site UCAS, que congrega as inscrições para  a maioria das universidades da Inglaterra. Ali, todo processo será explicado em detalhes e você poderá fazer muita coisa online.

Veja também: Inglaterra, o melhor país para estudar inglês

Ter a oportunidade de estudar numa faculdade ou escola de Cambridge é um privilégio. Se este é o seu objetivo, esforce-se ao máximo, pois vai precisar de muita perseverança. Se precisar de mais informações e dicas, já sabe, é so consultar nosso blog, o Descubra o Mundo!

Comentários

comentários