em Dicas

Você sabe o que é Shadow Reading?

Há várias formas de treinar e melhorar seu inglês fora da sala de aula, e esse treino é muito importante pro seu aprendizado. Uma técnica muito interessante que ajuda bastante nas 4 habilidades da língua é o Shadow Reading. Você já ouviu falar?

O que é Shadow Reading?

O Shadow Reading é um exercício que ajuda a desenvolver as habilidades de listening, reading, speaking e writing. E isso ainda ajudará a praticar a pronúncia das palavras, além claro de aumentar o seu vocabulário, o que é sempre importante.

Essa técnica consiste na leitura de um texto e acompanhá-lo com sua versão em áudio. Como um audiobook. Nas livrarias você encontra os Graded Readers, que são livros de histórias em inglês que contém o audiobook, e você pode escolher pelo nível.

Saiba mais: Aprenda inglês cozinhando!

Como fazer?

  1. Na primeira etapa, você precisará ler o texto e acompanhar ouvindo o áudio. Pode ser em voz alta ou não, como achar melhor.
  2. Na segunda etapa, você apenas ouvirá o áudio, sem ler e prestando muita atenção na pronúncia de cada palavra.
  3. Na terceira etapa, você irá fazer tudo ao mesmo tempo: ouvir, ler e falar em voz alta. A idéia é realmente imitar o áudio, pode não ser fácil no começo mas com a prática você ficará excelente. Faça essa etapa quantas vezes precisar, até que você vire um imitador de primeira.

Ao fazer isso, você estará treinando seu cérebro e cordas vocais a reproduzir sons em inglês. Alguns sons do inglês não existem na língua portuguesa, o que dificulta a pronúncia. Mas treinando, isso pode ficar mais fácil.

Veja também: Como praticar speaking em inglês!

O ideal é que esse exercício seja realizado com textos e livros do seu nível ou um pouco acima, pois assim você não ficará perdido na leitura, mas e também não sofrerá para compreender o áudio. 

Pode parecer bobo, mas é uma técnica que ajuda a melhorar muito sua pronúncia e entonação. Então não tenha vergonha e repita quantas vezes forem necessário para conseguir acompanhar o áudio na sua velocidade normal, ok?

Agora que você já conhece a técnica é só colocar em prática!

Comentários