em Morar no Exterior

Seja voluntário: confira 5 tipos de trabalhos filantrópicos no mundo

Ajudar o próximo é o melhor remédio para a vida, não só por achar um propósito para ela, mas também por fazer a vida de outra pessoa melhor através de gestos humanos e simples.

Muitas vezes, não basta fazer doações em dinheiro ou de objetos perecíveis, mas também o seu tempo. Pesquisa realizada pela Universidade de Harvard mostra que quem é voluntário adoece menos, por assim criar uma consciência sentimental maior em relação à própria saúde.

O objetivo do post é apresentar uma listagem de cinco opções de trabalho voluntário no Brasil e também no exterior que aceitam ajuda de várias maneiras (até mesmo à distância!).

Intercâmbio Institucional 728x90

5 tipos de trabalhos voluntário: faça sua parte

O trabalho voluntário é uma atividade enriquecedora e que faz bem para sua alma e para o coração do planeta.

Seja no Brasil ou no exterior, ajudar a quem precisa sempre é um experiência enriquecedora, confira algumas sugestões que selecionamos para você:

1- Turismo social

A Organização Internacional de Turismo Social apresenta um sistema em que a pessoa possa, ao mesmo tempo, agregar o voluntariado e curtir as férias, tornando essas duas atividades ainda mais interessantes.

A melhor maneira de praticar turismo social é encontrando uma organização séria que tenha um roteiro bacana para ajudar.

Vejas algumas delas abaixo e escolha a que mais tema a ver com seus objetivos e vocação.

2- Voluntário à distância

Projetos como o Médicos Sem Fronteiras sempre estão necessitando de doações e voluntários para continuar a ajudar o seu próximo ao redor do mundo, em locais de conflito, tragédias, desastres ou grandes epidemias.

Mas nem só médicas podem participar. Uma forma bastante dinâmica é a colaboração na comunicação digital e nas redes sociais, através de campanhas para conseguir voluntários e arrecadar donativos.

Se você não pode ou não deseja se deslocar para os locais onde os atendimentos são realizados nas populações necessitadas, engaje-se através das redes sociais.

3- Cultura e Educação

Existem ONGs que promovem a inclusão de crianças e adolescentes através de atividades educacionais e culturais, de forma colaborativa e integrada com seus contexto social.

No Brasil, a Viva e Deixe Viver é uma instituição que busca levar a leitura para crianças em hospitais de todo o mundo, especialmente no continente africano.

Já a Childcare Worldwide é uma organização que promove ações para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de crianças, garantindo um crescimento saudável e maior bem-estar a elas.

Veja também: DEPOIMENTO: Trabalho voluntário na África e curso de inglês

4- Animais e Meio Ambiente

Pra quem gosta da natureza e do convívio com animais, a reabilitação – e em muitos casos – o resgate de animais são o foco de vários programas voluntários, tais como a Living with Big Cats e a Domestic Animal Rescue.

Muitos desses programas têm como foco na reintrodução na natureza e nos habitats originais, ou mesmo o cuidado com animais que não podem retornar à vida selvagem, além da conservação do habitat natural das espécies.

5- Esportes

Os esportes também possuem papel especial no trabalho filantrópico, especialmente com crianças e adolescentes. Os voluntários oferecem a elas a inspiração, a autoconfiança e o desenvolvimento cognitivo e físico.

Os projetos sociais Sports Development Project e Streetwise Soccer atuam bastante em cidades periféricas da África do Sul.

Confira: Intercâmbio esportivo: um passo a passo para quem quer fazer essa modalidade

Que tal fazer como muitas pessoas e programar sua viagem de intercâmbio para o mesmo destino de sua ação como voluntário? Se está na dúvida sobre como funcionam os programas de intercâmbio, não perca mais tempo e baixe nosso e-book gartuito e exclusivo:

Veja mais informações sobre voluntariado no exterior e inspire-se para ajudar quem precisa de você e seu trabalho, ao redor do mundo:

Comentários