em Geral

Inglês para mestrado? 3 dicas para se preparar para a prova

Para algumas etapas acadêmicas, saber outro idioma não é uma prioridade para a formação. O que muda quando o assunto é inglês para mestrado, algo que é uma dúvida frequente para muitos estudantes.

O mestrado é uma opção de especialização depois da faculdade. Esse tipo de grau acadêmico pode ser útil para quem quer seguir a carreira acadêmica, como professor ou pesquisador nas instituições de ensino superior ou no mercado profissional.

A atuação depende do formato do curso: acadêmico ou profissional. O primeiro é mais conhecido e se trata de um curso de stricto sensu, que aprofunda os conhecimentos aprendidos na graduação. Nele, o estudante tem um tema de interesse em foco e trabalha para uma reflexão teórica. 

Para ingressar no mestrado, o estudante precisa passar por algumas etapas, como o projeto acadêmico, prova de conhecimentos gerais e específicos e entrevista. Uma dúvida comum é: precisa ser fluente em inglês para mestrado?

Veja as principais dúvidas sobre o tema e saiba como se preparar para ser aprovado no curso!

Precisa saber inglês para o mestrado?

A resposta para essa dúvida é: sim. Para se tornar mestre, você precisa ter conhecimentos em outro idioma, principalmente o inglês. Esse requisito existe porque muitas obras e estudos científicos são publicados na língua, por isso é importante ter a compreensão.

Essa exigência serve para o mestrado acadêmico e mestrado profissional. Em ambos, o conhecimento na segunda língua facilita os processos de aprendizado e pesquisa durante os anos do curso.

Existem cursos, como os de doutorado, que exigem mais de um idioma, além da língua inglesa para a aprovação no programa. No entanto, tudo depende da instituição, da área de estudos e o tipo de curso.

Para comprovar o conhecimento nessa parte do processo de seleção, uma avaliação é feita através de uma prova de proficiência, que ajuda a validar os conhecimentos do aluno para sua aprovação no programa.

Como funciona a prova de inglês do mestrado

Geralmente, a prova de inglês para mestrado conta com texto para que o candidato vai precisar ler e, depois, responder todas as questões de interpretação, compreensão, expressões, entre outros pontos, como fazer resumo do material, por exemplo.

Para sua aprovação é necessário um desempenho igual ou superior a 70% da avaliação. O teste serve para indicar se o candidato consegue compreender o idioma indicado na inscrição do curso.

Lembrando que essa é apenas uma das etapas de aprovação para ingressar em um curso de mestrado. As outras consistem em concluir o ensino superior, ter definido um tema para o projeto de pesquisa, provas de conhecimentos gerais e específicos e uma entrevista junto com a apresentação do projeto.

Qual nível de inglês para fazer mestrado?

A prova de proficiência busca validar uma fluência do candidato voltada na leitura e interpretação dos textos em inglês. Então, é necessário que o nível seja o suficiente para essa compreensão do idioma.

Isso significa que não é preciso ser fluente em um segundo idioma, mas entender o suficiente para desenvolver o projeto de pesquisa, durante os dois anos (em média) do curso de mestrado.

Antes de começar o processo de inscrição é importante, então, que o candidato tenha contato e preparação não só com o inglês, mas, também, em outras etapas para facilitar o caminho da aprovação, como já ter participado de algum programa de iniciação científica na faculdade.

Já durante o mestrado, um professor vai ser, também, orientador para auxiliar nos anos de desenvolvimento do projeto de pesquisa, ele é quem vai direcionar, junto ao aluno, a jornada de produção do trabalho.

Além dos estudos focados na pesquisa, o aluno vai precisar ter um mínimo de presença nas aulas, para que no final possa apresentar o seu projeto completo para uma banca examinadora.

Agora que você já sabe os caminhos e as melhores formas de conseguir a aprovação para fazer o curso, veja como se preparar para a prova de inglês para mestrado!

Como se preparar para a prova de inglês para mestrado?

Mais que ter entendimento do idioma, existem alguns passos que podem te ajudar a se preparar, ainda mais, para a prova de proficiência do mestrado. Separamos três dicas que podem ajudar na aprovação.

  1. Leia muito em inglês

Para a prova de inglês no mestrado é preciso treinar muito a leitura no idioma, já que como foi citado acima, as avaliações exigem essa habilidade, além da interpretação de texto. O candidato também precisa se atentar às estruturas da gramática para conseguir responder às questões

2. Se prepare com a gramática

Como citado no tópico anterior, compreender a gramática de forma avançada é importante já que a prova vai cobrar esses pontos, seja de forma direta ou em forma de interpretação de texto.

3. Se prepare com cursos ou profissionais especializados

Apesar de muitos cursos e professores direcionar as aulas em outras habilidades, o estudante consegue pedir orientação e foco de inglês para mestrado, ao especialista que está o ajudando nos estudos. 

Para escolher um bom curso, é preciso acompanhar a avaliação da escola de idiomas, além de contar com bolsas para conseguir desconto nas mensalidades dos cursos. Por isso, o Quero Bolsa é uma opção para quem busca se aprimorar no inglês para mestrado. Confira aqui!

Comentários