em Geral

Importância do intercâmbio no currículo?

Você sabe qual a importância do intercâmbio no currículo?

Sabemos que nos dias de hoje, para conseguir uma vaga em uma grande empresa/ empresa multinacional, é necessário saber inglês. Ele nem chega tanto a ser um diferencial, mas para maioria das empresas hoje, o inglês é um pré-requisito básico.

Mas será que só um cursinho de inglês é o suficiente?

Para quem já pesquisou, sabe que além de falar inglês, ter um intercâmbio no currículo pode ser o grande diferencial que você precisa para se destacar em meio a tantos concorrentes.

Saiba mais: Imersão x Estudar no Brasil

Como o intercâmbio é visto pelas empresas?

Muito além de aprender uma língua, um intercâmbio é uma experiência transformadora. É um oportunidade de crescimento pessoal, profissional, de ampliar seu conhecimento desse mundo globalizado. E ainda aumentar seu leque de opções.

As empresas valorizam muito as qualidades desenvolvidas durante um intercâmbio. Com esse programa no CV, já na entrevista eles entendem que você é uma pessoa independente, corajosa para enfrentar ambientes fora da sua zona de conforto. Morar em outro país exige que o estudante aprenda a se virar, ser pró ativo, e estar pronto para enfrentar situações talvez inusitadas.

Ter um intercâmbio no currículo e tornar-se bilíngue é aprender a escutar e compreender uma gama diferente de pessoas, ver através de outros pontos de vista e desenvolver respeito ao próximo em um ambiente de diversidade.

Veja também: Homesick – o que é e como evitar

Dessa forma, o intercambista aprende a conviver com diferentes culturas, hábitos e se adaptar à esse ambiente. Se você já tem o inglês e pensa em fazer uma faculdade fora é sair disparado na frente de futuros concorrentes. Muitas faculdades no exterior possuem tecnologia de ponta, e investem muito em pesquisas e inovação.

Assim, ao buscar essa experiência o candidato mostra que tem capacidade de se arriscar, sair de sua zona de conforto e que sempre busca melhorar e se aperfeiçoar. Então se você estava em dúvida quanto à importância do intercâmbio no currículo, com certeza já irá programar o seu!

Comentários