em Geral

Com quantos anos pode fazer intercâmbio?

Você tem vontade de fazer um intercâmbio? Esse, na verdade, é um sonho de muitas pessoas, que desejam conhecer o mundo e aproveitar a oportunidade para ampliar seus conhecimentos estudando, melhorar e treinar um novo idioma ou até mesmo ter uma experiência de trabalho internacional. 

Seja qual for o motivo, fato é que conhecer outros países significa conhecer outras pessoas, experiências, culturas e realidades. Essa diversificação é algo muito positivo, uma vez que é capaz de gerar uma nova visão de mundo e aprendizados que são levados para toda a vida. 

Se você já pensou em fazer um intercâmbio, com certeza alguns questionamentos já passaram pela sua cabeça. Uma das principais dúvidas costuma ser sobre a idade. Afinal, existe idade certa para fazer intercâmbio? E mais: com quantos anos já pode fazer um intercâmbio? Confira as respostas para essa e outras dúvidas abaixo!

Leia mais: Profissões para quem gosta de viajar

+ 7 filmes para quem quer fazer intercâmbio

O que é preciso para fazer um intercâmbio?

Na hora de fazer um intercâmbio, existem alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração para que a viagem possa ser feita com o máximo de aproveitamento e o menor número possível de contratempos. Assim, veja abaixo o que é preciso para realizar um intercâmbio da melhor forma. 

– Escolher o país/local de destino: saber para onde você vai é o primeiro grande passo de um intercâmbio. Essa pesquisa pode levar um tempo, já que, dependendo das informações encontradas, a pessoa pode mudar de opinião e passar a procurar por outro país. Nessa hora, além de pensar no gosto por um país, é importante fazer a escolha com base nos seus objetivos pessoais e profissionais.

– Fazer uma reserva financeira: guardar uma quantia de dinheiro antes mesmo de começar a fechar os detalhes da viagem é fundamental. Afinal, você irá precisar dessa quantia na hora de reservar o voo, adquirir o visto e outros documentos exigidos e até mesmo para fazer compras durante o período da viagem.

– Definir o programa de intercâmbio: existem várias modalidades de intercâmbio, mas as principais são de estudo, de trabalho ou preparatório. Assim, é preciso pesquisar e analisar qual se encaixa melhor com o que você está buscando para a sua vida no momento e qual irá te ajudar a atingir seu objetivo.

– Providenciar todos os documentos necessários: Se você ainda não tem passaporte, saiba que será necessário fazer um, pois este é o principal documento de entrada em qualquer país estrangeiro. Outro documento muito necessário é o visto, que poderá variar conforme o país e o programa de intercâmbio escolhido (visto de turista, de estudante, de trabalho). 

– Buscar se prevenir: ao fazer um intercâmbio, alguns itens são muito importantes para se prevenir de problemas, como adquirir cartões de crédito, débito e saques do tipo internacional e sempre levar um valor em notas (dinheiro vivo). Nesse caso, inclusive, dependendo do país de destino, é necessário realizar câmbio entre as moedas antes. Além disso, outra dica é fechar um seguro de saúde, por meio do qual a pessoa consegue ter um atendimento médico em outro país, caso precise. 

Veja também: 9 países que falam português, além do Brasil

+ Que tal uma Pós-Graduação no Exterior?

Com quantos anos pode fazer intercâmbio?

Essa é uma dúvida frequente e a resposta é: depende. Depende de qual programa você escolher e qual agência. Alguns programas normalmente já exigem uma idade específica como requisito, que costuma ser 16 anos. 

Outros possuem uma faixa etária mais ampla e não especificam uma idade exata, apenas classificando como “crianças”, “adolescentes” ou “adultos”, o que significa que todas as pessoas que se encaixam nessa fase da vida são bem-vindas. 

De um modo geral, como alguns intercâmbios possuem critérios específicos para serem realizados, como estudar um idioma, o indicado é que a pessoa já esteja pelo menos na pré-adolescência, com 11-12 anos, para conseguir viajar sozinha com responsabilidade e ter um bom aproveitamento do intercâmbio.

Em alguns programas denominados “Family Programs”, é possível que crianças de 7 a 10 anos consigam fazer um intercâmbio, acompanhados de pelo menos um dos pais. Normalmente, nesses programas, o adulto estuda na mesma instituição que a criança, mas em turmas diferentes. 

É necessário destacar que, no caso de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos que irão viajar desacompanhados, na companhia de apenas um dos pais ou a na companhia de terceiros, é sempre exigida uma autorização de ambos os pais ou responsáveis legais. A autorização é dispensável apenas quando a criança ou adolescente for viajar com ambos os genitores.

Tem idade limite para fazer um intercâmbio?

Muitas pessoas pensam que há uma certa idade “limite” para fazer um intercâmbio, mas a verdade é que pessoas de 50, 60 e 70+ podem sim realizar um intercâmbio, não há uma idade limite. Afinal, nunca é tarde para aprender um novo idioma, adquirir conhecimentos e construir novas experiências! Se esse é o seu caso, não se preocupe. Com certeza você será muito bem-vindo.

Saiba mais: Graduação sanduíche, o que é?

+ Dicas de como melhorar seu inglês para viagem?

Como me preparar para fazer um intercâmbio?

Agora que você já sabe a partir de que idade é possível fazer um intercâmbio e o que é necessário para realizar um, é hora de partir para a ação! Para se comunicar em qualquer país, é muito importante aprender o inglês, idioma considerado universal. Além disso, você pode estar melhor preparado para o seu intercâmbio se já tiver uma noção do idioma local do país.

Seja qual for o destino do seu intercâmbio, a Quero Bolsa, maior plataforma de bolsas da América Latina, oferece centenas de cursos de idiomas tanto na modalidade presencial, quanto a distância. O melhor de tudo? Você tem descontos de até 80% em todas as mensalidades! Incrível, né? Confira abaixo as vagas que ainda estão disponíveis:

Encontre bolsas de estudo para cursos de inglês aqui

Comentários