em Geral

Adaptação no intercâmbio!

Como será minha primeira semana?

Embora muitas pessoas queiram fazer um intercâmbio, a primeira semana de adaptação pode ser difícil para algumas. O mais importante é viajar com a mente aberta, sabendo que muitas coisas no seu dia a dia em outro país podem ser bem diferentes.

Para ir um pouco preparado, reunimos algumas dicas para sua primeira semana.

Sua viagem começa já no aeroporto. Se você nunca fez um voo internacional, planeje-se para chegar com pelo menos 4h de antecedência e evitar transtornos com filas. Ao chegar no seu destino, é possível que tenha um fuso horário diferente do nosso.

Algumas horas de diferença como no Canadá, pode ser tranquilo. Mas se for para Austrália ou Nova Zelândia, vá preparado para ficar com o famoso jet lag por um tempinho.

Se for se hospedar em uma residência estudantil, será necessário se atentar às regras da casa como horários, chaves, espaço compartilhado na geladeira e até mesmo horario para tomar banho (muitos lugares usam um boiler para esquentar a água em determinadas horas no dia), então não se assuste.

Caso fique em uma homestay, a própria família irá passar todas as regras da casa no primeiro dia, como horário máximo para chegar à noite, horário para lavar roupas e até mesmo se você poderá usar ou não a cozinha. Como no geral eles incluem meia pensão, fique aberto para testar outras comidas e temperos.

Caso você realmente não se adapte, pode conversar com a família para encontrar uma outra opção. Na maioria das acomodações, as áreas comuns como sala e cozinha são compartilhadas. Mas também é muito comum compartilhar o banheiro. Então se você faz questão de um banheiro privado, peça para o especialista te mostrar uma acomodação com essa opção.

Veja também: Como se preparar para um intercâmbio!

Outra questão que pode assustar é o transporte público. Em homestay as famílias orientam o aluno, mas se for ficar em residência, pesquise antes o endereço da casa e da escola para ir se familiarizando com as opções. Com a internet hoje ficou muito mais fácil se locomover. Se ficar perdido, não tenha vergonha de pedir informação na rua.

Se for sua primeira vez visitando outro país, o inglês também pode assustar no começo. Pode bater um nervoso, esquecer as palavras ou se enrolar pra falar. Mas isso é muito normal. Em poucos dias você já irá se sentir mais tranquilo ao se comunicar.

Cada país terá sua cultura, seu modo de vida e de alimentação. Um intercâmbio não é apenas estudo, ele é uma experiência muito mais ampla para quem deseja conhecer outros costumes e estilo de vida.

Planeje-se: Uma caixinha de surpresas chamada Homestay!

Então é muito importante viajar com a mente aberta para novas experiências e ir se adaptando aos poucos com essa nova realidade, respeitando as diferenças de cada cultura.

Sua adaptação no intercâmbio pode levar alguns dias. Caso após a primeira semana você ainda tenha problemas para se adaptar, converse com os responsáveis da acomodação ou da escola. Se ainda assim não resolver, não deixe de falar conosco. Estaremos sempre à disposição para auxiliar os estudantes com qualquer problema!

Comentários