em Intercâmbio

Acomodação no programa de High School!

Saiba quais os tipos de acomodação no programa de High School!

O programa de intercâmbio de High School para adolescentes de 13 a 18 anos oferece 2 tipos de acomodação, a casa de família e o dormitório da escola. Mas qual a diferença e como saber qual é a melhor opção?

CASA DE FAMÍLIA – Homestay

É a opção mais comum, está na maioria dos programas e possui o melhor custo benefício. O diferencial é o apoio emocional que o estudante recebe da família. Ele se sentirá parte da família que o vai acolher, vai participar das atividades e passeios com eles… No entanto, é uma grande imersão no dia a dia da família, se habituando às refeições e rotina.

É importante saber que são variados perfis de família,e não é possível garantir um perfil específico. Mas elas passam por um processo bem rigoroso de credenciamento, pode ser famílias com filhos, idosos cujos filhos já saíram de casa, família de casais homoafetivos, etc. Entretanto a única coisa que não acontece é uma menina ficar na casa de um pai de família solteiro. São famílias que recebem estudantes há muito tempo e já estão acostumadas com esse processo.

É a família que escolhe o estudante, e não o contrário, ok? Haverá um coordenador local para auxiliar o estudante na escola e na homestay. Qualquer problema ele poderá entrar em contato com o coordenador para receber orientações de lidar com a situação da melhor forma possível. Para fazer esse tipo de programa o estudante deve ser flexível e adaptável, pois sua rotina e mudará muito.

Cada família tem suas regras, horário certo para as refeições, para chegar em casa… e o estudante precisa estar aberto às mudanças. Ficando em uma casa de família acaba criando-se um vínculo muito forte. É um contato para a vida inteira e muitos estudantes acabam sendo amigos das suas famílias por toda a vida. E isso é sensacional.

Veja também: Saiba tudo sobre o programa de High School!

Dormitório escolar – Boarding house

No dormitório escolar o estudante terá mais independência no seu dia a dia. Os alunos irão se tornar sua nova família. Ele irá estudar, comer, jogar, relaxar tudo dentro do próprio campus. Cada campus tem suas características, que podem ter sido escolhidas no início do processo, como oferecer alguma aula ou esporte específico que o aluno queira cursar.

Há uma separação entre meninas e meninos, e os inspetores, que no geral são professores, moram no mesmo dormitório e dão suporte para os estudantes, tanto na parte acadêmica quanto na emocional.

O campus oferece refeitórios e a comida é preparada por chefs gastronômicos, logo a alimentação é mais balanceada e variada, diferente da casa de família onde cada uma possui seus hábitos alimentares e não é possível ter um controle.

No entanto, como os estudantes não terão uma família para oferecer descanso e lazer aos fins de semana, a própria escola organiza diversas atividades como jogos, competições, excursões para cidades próximas e visitas a universidades. Também pode haver festas temáticas, sempre acompanhada por adultos.

Mas qual a melhor opção?

Vai depender do perfil do aluno!. No entanto é importante avaliar as duas opções oferecidas e analisar qual delas se encaixa melhor no perfil do adolescente. Por isso é importante conversar com nossos especialistas para conseguir escolher a melhor opção. Peça um orçamento no nosso site e tire suas dúvidas!

Comentários