em China

Descubra 12 curiosidades sobre a China

China é um dos países mais interessantes do mundo, com características únicas em diferentes áreas. Sua cultura não apenas fascina o mundo desde sempre como exerce uma forte influência nos costumes de países geograficamente distantes. A economia e o modo de produção chineses ganharam grande importância no cenário mundial, fazendo profissionais e estudantes das áreas financeira e administrativa voltarem seus olhos para o território de proporções continentais.

Faça seu intercâmbio na China com a Descubra o Mundo.

12 curiosidades sobre a China

O país, portanto, é um lugar indispensável para se conhecer. Aos que se interessam pelo cotidiano desse gigante asiático e consideram passar um período por lá, separamos 12 curiosidades sobre a China que mostram essas diferenças:

  1. O stress é mínimo na China

    A população chinesa é considerada muito calma em relação aos outros grandes países do mundo. Cruzar com alguém de cara feia na rua é quase tão difícil quanto escutar o som de buzinas nos engarrafamentos. Outra realidade, não?

  2. É permitido bisbilhotar

    A segunda curiosidade sobre a China é que as políticas do período mais intenso do comunismo fizeram da privacidade na China um item menos importante do que propaga a cultura ocidental. Sendo assim, a curiosidade pela vida alheia se tornou algo muito comum para os chineses, seja pelo puro interesse pessoal ou para descobrir se algo de errado está sendo feito.

  3. O conceito  chinês de higiene é diferente do nosso

    Julgar negativamente um costume local é uma atitude tão repreensível quanto cuspir em um lugar público, por exemplo. Na China, porém, essa comparação não funciona muito bem. A medicina tradicional chinesa defende que engolir a própria saliva não é saudável, portanto cuspir na rua é algo muito comum.Regras básicas de etiqueta às quais estamos habituados também são ignoradas: quando não urinam na rua, os chineses usam banheiros de tamanho mínimo e mobiliado apenas com um buraco no chão. Um pum ou arroto no meio da rua passará tão desapercebido quanto os “sinais luminosos de não fumar” em um avião. Sim, eles também fumam durante os vôos!

  4. A China é cheia de cidades fantasma!

    Se você lendo está curiosidades sobre a China pensou em assombração, não se preocupe, elas não são mal-assombradas. A migração para os grandes centros e o forte desenvolvimento urbano criaram cidades muito maiores do que sua população, fazendo com que elas pareçam sempre vazias. A cidade de Ordos, por exemplo, possui apenas 1,9 milhão de habitantes. Parece muito? Não se você considerar que sua área é aproximadamente a mesma de todo o estado de Santa Catarina.

  5. O país é poluído…

    Entre as 20 cidades mais poluídas no mundo, 16 estão localizadas em território chinês.

  6. Os chineses fogem do número 4 e adoram o número 8

    Você conhecia essa curiosidades sobre a China? Enquanto nós aqui não gostamos muito do número 13, a superstição chinesa teme o algarismo 4 por sua semelhança com o ideograma da morte. Muitos prédios excluem os andares com o dígito e se quer economizar, fica a dica, celulares terminados em 4 são muito mais baratos. Já o número oito é símbolo de prosperidade. Esta foi a motivação para as Olimpíadas sediadas pela China terem começado em 08/08/08 às 08h08 da noite.

  7. Muitos fusos

    Embora todo o país adote o mesmo horário, existem quatro fusos diferentes na China. O sol nasce às 4am no leste e às 9am no oeste.

  8. É importante se comportar por lá

    Melhor seguir as rigorosas leis locais corretamente, pois a China é o país que mais condena seus réus à morte. As execuções públicas movimentam um grande público (em 2001, 30 mil chineses saíram de suas casas para assistir a execução de 28 condenados!).

  9. O cristianismo migrou para a China

    A nona curiosidades sobre a China é que se antes o Brasil era responsável pela maior comunidade cristã do mundo, a China caminha para nos ultrapassar. De acordo com números oficiais, são 16 milhões de protestantes e 5 milhões de católicos.

  10. #vemprarua

    Em média, os chineses reunem-se em 274 diferentes protestos. Por dia!

  11. O SAC é diferenciado

    No comércio local, dois costumes chamam bastante a atenção dos turistas desavisados. Gorjetas serão recusadas e, se você insistir, provavelmente um funcionário irá atrás de você para devolver o dinheiro. Agora, se for mal atendido, melhor deixar para lá. Reclamar a alguém pode fazer a pessoa rir de você.

  12. As receitas são inusitadas

    A ultima curiosidades sobre a China é que a primeira regra da gastronomia chinesa é simples: “Se tem quatro pés e não é mesa, então é comida”. Não estranhe se encontrar no menu iguarias como cães, gatos, escorpiões, gafanhotos… O motivo? Fome! Durante a Revolução Cultural, na década de 50, milhões de pessoas passaram por necessidade financeiras graves, que os obrigaram a aguçar a criatividade e diminuir a exigência.

E então, Você já conhecia essas curiosidades sobre a China? Descubra o Mundo! Descubra a China!

Veja também: 10 curiosidades sobre a África do Sul para quem quer fazer intercâmbio

Comentários