em EUA

Turismo em Nova York? Uma ótima escolha.

Por que fazer turismo em Nova York? Porque estar em Nova York é experimentar a deliciosa sensação de ser um cidadão do mundo. Afinal, não existe nada mais cosmopolita do que os arranhas-céus nova iorquinos, o som apressado dos saltos altos pelas avenues, as buzinas dos cabs amarelos, o verde das praças e parques urbanos e a diversidade. Comidas, bebidas, roupas, sotaques, idiomas, raças e cores.

Confira nossas dicas antes de fazer turismo em Nova York.

Mais sobre Nova York

Nova York é o nome da cidade e também do estado, formado por cinco grandes boroughs (áreas). A mais conhecida delas – e também mais cara – é a ilha de Manhattan. As outras são Queens, Bronx, Brooklyn e Staten Island. Qual área é a melhor? Depende, você pode escolher a que mais te agrada pelas possibilidades ou pelo preço. Mas, se for fazer turismo em Nova York ou intercâmbio, escolha se hospedar perto de uma estação de metrô. Por lá, não existe nada que o metrô não alcance.

Nova York é uma cidade grande, mas ao mesmo tempo organizada. O transporte público é eficiente e integrado (metrô e ônibus) e as ruas são numeradas, o que facilita a localização. As orientações sobre endereços baseiam-se nos cruzamentos das ruas/avenidas. Ao entrar em um táxi, não diga ao motorista que vai ao “restaurante x”, por exemplo. E sim: “14th and Broadway” ou “53rd between 2nd and 3rd avenues”. Sair andando também é uma ótima opção de mobilidade. Afinal, a cidade é totalmente plana e, durante a caminhada, não faltará entretenimento. É por isso que Nova York é a cidade do turismo.

new_york_streets

A segurança começa com o seu cuidado

Apesar da sua grandiosidade, Nova York é hoje uma cidade segura, cheia de movimento. Há pessoas indo e vindo a qualquer hora do dia. Mas, claro, não dê espaço para o azar. Mantenha a atenção principalmente em duas situações: 1. Locais turísticos, que podem atrair espertinhos que só estão ali observando estrangeiros desatentos; 2. Lugares mais ermos, especialmente à noite. O Central Park, por exemplo, tem vida diurna. Não há porque passear por lá à noite, no escuro. Regiões como Bronx e Queens também devem ser evitadas mais tarde, principalmente se estiver sozinho, durante seu turismo em Nova York.

Turismo em Nova York, um mundo de opções

Quem vive, mesmo que temporariamente ou só está fazendo turismo por Nova York tem a chance de ir muito além dos pontos turísticos. Mas isso não significa descartá-los! Subir no topo do Empire State Building é um clássico. Do alto, com uma vista 360 graus, dá para ter uma ideia do que é a cidade. Se puder, complemente essa visão incrível de cima do Top of The Rock, o observatório do Rockfeller Center. Outra forma bacana de ver a cidade é de algum barco no Rio Hudson, a caminho da Liberty Island, onde fica a Estátua da Liberdade. Algumas embarcações são 100% turísticas, outras não. É possível encontrar opções gratuitas (e mais rápidas), que são usadas para o transporte de moradores (mas qualquer um tem acesso).

Para quem quer um passeio completo, quando está fazendo turismo em Nova York não faltam opções. O mais famoso, que inclui desembarque na ilha, é o Harbor Lights Cruise. Lower Manhattan é o distrito financeiro de NYC, onde está a Wall Street, rua da bolsa de valores mais famosa do mundo. Ainda nessa região, está o Federall Hall e a Trinity Church, erguida em 1698 e reconstruída por duas vezes (por causa de um incêndio e de uma tempestade de neve). Quem trabalha na região costuma descansar no horário de almoço no cemitério anexo à igreja, onde há muitas árvores e bancos. St. Paul’s Chapel é a capela da paróquia da Trinity, localizada em frente à rua do antigo World Trade Center: trata-se de uma verdadeira sobrevivente. Permaneceu intacta ao incêndio de 1790 e aos ataques do 11 de setembro de 2001. Na ocasião, desempenhou um importante papel como local de reunião de voluntários e socorro aos feridos. O espaço das Torres Gêmeas é chamado hoje de Ground Zero (“Marco Zero”), onde foi levantado um memorial em homenagem às vítimas do atentado.

Veja aqui 07 motivos para você decidir fazer intercâmbio ou turismo por Nova York

O Central Park é um universo — dá para ficar dias e dias explorando cada um dos seus cantinhos sem enjoar. O melhor jeito de dar uma “geralzona” é alugando uma bicicleta e, claro, voltando quantas vezes você puder. O espaço faz toda a diferença no visual e na filosofia de Nova York: é um ponto de encontro fundamental, que exala lazer, saúde e cultura.

Central Park | Nova York, EUA
Central Park
Turismo em Nova York, EUA

Na 72nd Street com a Central Park West está o Edifício Dakota, onde morava John Lennon. Nesta entrada do parque, Yoko Ono fez uma homenagem ao ex-Beatle, onde a palavra Imagine foi gravada no chão.

Coisas que você não pode deixar de fazer no seu turismo por Nova York

Não saia da cidade sem passar algumas horas na Times Square, sem assistir a um espetáculo da Broadway, sem cruzar a Ponte do Brooklyn e sem visitar um dos inúmeros museus. Alguns exemplos imperdíveis: MoMA (Museu de Arte Moderna), Metropolitan, Museu de História Natural e Guggenheim. O tradicional Apollo Theatre, localizado no Harlem, faz uma homenagem a grandes nomes do jazz e da black music, do passado e do presente. E quando preferir, se perca no circuito off-Broadway para assistir peças menores, sobretudo em West Village e Gramercy Park. Sim, em Nova York a programação – que vai de lojas a musicais, de museus a parques, de feiras livres a restaurantes finos – é inesgotável, infinita, insaciável. Mas a principal atração é ela mesma. Visitar a cidade é render-se ao poder de sedução de uma metrópole que não para e que, mesmo pulsando em um ritmo frenético, faz questão de abraçar todos os novos visitantes e moradores. Impossível não sentir-se mais vivo ao pisar nessas calçadas… Ela existe. E você existe nela. Descubra Nova York.

Faça seu intercâmbio em Nova York com a Descubra o Mundo.

Comentários