em EUA

Passo a passo para entrar em uma universidade dos Estados Unidos

Agora, parece que está cada vez mais fácil fazer uma universidade nos Estados Unidos. Isso porque as facilidades para conseguir o Visto e a aceitação dos estudantes brasileiros estão mais viáveis. Sendo assim, preparamos um guia para você conseguir entrar em uma universidade americana.

Conheça tudo sobre os Estados Unidos

Passo a passo para conseguir entrar em uma universidade dos Estados Unidos

  • Pesquise a sua universidade preferida e cheque as exigências específicas do processo seletivo. É essencial você conhecer todos os trâmites para ir se familirizando.
  • Se entusiasme. O processo dos Estados Unidos é bem diferente do Brasil. Por lá, demonstrar entusiasmo é ponto mais que positivo, por isso é preciso enviar uma carta de intenção e fazer uma redação.
  • Faça o teste IELTS ou TOEFL. Como o inglês não é a sua língua oficial, vai ser preciso demonstrar que você domina o idioma. Por isso, antes de ser aceito é preciso provar que entende do idioma, tudo bem? Que tal fazer um intercâmbio na Descubra o Mundo, antes de começar as aulas na faculdade? Pode ser uma ótima opção.
  • Prova SAT (Scholastic Assesment Test), é um teste de aptidão escolar feito pelas universidades dos Estados Unidos para conhecer os seus conhecimentos do ensino médio e fundamental. Então, é obrigatório fazer, tudo bem? O bom é que dependendo da área que você escolher nem vai precisar fazer a prova com todas as matérias. É só prestar atenção às exigências do seu curso.
  • Cartas de referência e recomendações. Sim, para ingressar em uma Universidade dos Estados Unidos você também vai precisar de cartas de referências e recomendações de pessoas que atestem os seus conhecimentos. Pode ser algum professor da escola, algum diretor de estágio ou algum profissional que possa te recomendar.
  • Traduza todos os documentos. Você precisa traduzir para o inglês todos os documentos que vai precisar para a sua inscrição na universidade. Então, aproveite este tempo antes de sair a nota SAT para poder traduzir e deixar tudo pronto.
  • Tire o visto de estudante. Caso você receba a aprovação do processo seletivo, a Universidade irá providenciar documentos que comprovem o seu vínculo estudantil. Ou seja, meio caminho andado para você tirar o visto.
Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

TOELF e IELTS, qual é a diferença

Se você deseja estudar em uma universidade nos Estados Unidos, vai precisar comprovar o domínio do inglês. Para tal, existem dois tipos de provas o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Testing System (IELTS).

As duas provas têm listening (audição), reading (leitura) e Wirting (escrita), além do Speaking (teste oral). O TOELF, tem validade de dois anos, e é administrado pelo ETS e pode ser realizado pela internet (O famoso iBT). A nota final varia entre 0 e 120 pontos sendo que cada seção vale 30 pontos.

Já o IELTS foi criado pela Universidade de Cambridge e não possui prazo de validade, além de poder ser refeito sem um limite de tempo. Contudo, é importante ressaltar que as Universidades aceitam os exames feitos a menos de dois anos. A nota do IELTS vai em uma escala de 0 a 9, lembrando que, quanto mais perto de 9, melhor será o resultado.

Uma dica! Ao ter certeza da Universidade que você quer estudar, preste atenção na nota que ela exige. Ou seja, se você tirou 50 no TOELF não são todas que vão aceitar.

10 universidades dos Estados Unidos mais famosas

  • Stanford University

Localização: Califórnia

Fundação: 1981

Alunos: 16 mil

  • Pomona College

Localização: Califórnia

Fundação: 1887

Alunos. 1.600

  • Princeton University

Localização: Nova Jersey

Fundação: 1746

Alunos: 8 mil

  • Yale University

Localização: Connecticut

Fundação: 1.701

Alunos: 11.250

  • Columbia University

Localização: Nova York

Fundação: 1754

Alunos: 28 mil

  • Smarthmore College

Localização: Pensilvânia

Fundação: 1864

Alunos: 1.545

  • United States Military Academy West Point

Localização: Nova York

Fundação: 1.802

  • Harvard University

Localização: Massachussets

Fundação: 1636

Alunos: 21 mil

  • William College

Localização: Massachussets

Fundação: 1793

Alunos: 2 mil

  • Massachussets Institute of Technology (MIT)

Localização: Massachussets

Fundação: 1865

Alunos: 11.189

Você também pode gostar de:

Dicas essenciais para morar nos Estados Unidos
Como fazer intercâmbio nos Estados Unidos
Viaje para os Estados Unidos com a Descubra o Mundo.

Comentários

comentários