em EUA

Boston EUA: conheça os segredos desta cidade cheia história

Boston EUA é o Berço da Independência norte-americana. Reúne cultura, história, espírito universitário e altíssima qualidade de ensino. A cidade, que está a apenas três horas e meia de Nova York (1h de voo), não é nem tão grande, nem tão pequena: na medida.

Tudo sobre Boston, prepare-se para esta viagem!

Com quase 6 milhões de habitantes em sua área metropolitana, a capital do estado de Massachusetts foi fundada pelos ingleses em 1630. Por isso, a cidade tem uma rica história colonial e grande espírito libertário. Entre os séculos 19 e 20 também foi um centro industrial, atraindo imigrantes de diversas nacionalidades. Com certo ar europeu, a cidade é cheia de detalhes que passam pela arquitetura antiga provinciana até modernas construções.

A cidade é banhada por rios e pelo Oceano Atlântico. Do Seaport District, a vista da baía é espetacular e compensa a caminhada até o local, mais afastado das principais atrações. Para ter uma visão mais ampla da cidade, basta uma ida a Prudential Tower. Um mirante (Skywalk Observatory) localizado no 50º andar permite um giro 360 graus. Dois andares acima, fica o restaurante panorâmico Top Of The Hub.

Nos tempos da colonização inglesa, Boston tornou-se o principal centro cultural das Américas. E manteve-se assim até hoje. Depois de Nova York, é o palco teatral mais importante do país. Prova disso é que tem um bairro integralmente dedicado ao gênero: muitas peças renomadas, vindas da Broadway, ficam em cartaz no chamado Theatre District. Sempre vale a pena espiar a programação e comprar as entradas com antecedência. Uma tradição bostoniana, inspirada nos ingleses, é a de tomar café ou chá, enquanto se lê o jornal. Você verá isso com frequência pelas cafeterias, parques e universidades da cidade de Boston.

Assista: EU FUI: relatos de um intercâmbio em Boston (em vídeo!) – LSI Boston

Museus e parques vão te ajudar a saber tudo sobre Boston

Grandes museus escolheram ali como sede, expondo arte, pinturas, política, história e ciência. O gigante Fine Arts (MFA), que atrai 1 milhão de visitantes por ano, exige algumas horas de dedicação. O John Kennedy e o Museum of Science (MOS) também devem estar no roteiro. Ao ar livre, a Freedom Trail, uma trilha de 4,5 km, te leva a 16 pontos históricos. Tudo o que você precisa fazer é seguir as marcações no chão. No trajeto, está a Old State House – local em que a declaração de independência americana foi lida, em 1776. Se bater fome, você pode desviar rapidamente e ir até o Quincy Market, ali pertinho. Além de ser um importante edifício histórico, é também um mercado e um bom lugar para almoçar.

E ainda falando em programas ao ar livre, o Boston Commom é imperdível. Ele está para Boston assim como o Central Park está para Nova York. Se o intercâmbio for durar algumas estações do ano, sorte sua: você vai admirar diferentes parques ao longo dos meses. Todos eles valem a pena, é só eleger o preferido.

Commom Park | Boston, EUA
Commom Park
Tudo sobre Boston, EUA

A Cidade de Boston adora esporte, sabia?

Você também vai notar rapidamente que a cultura esportiva sempre passa pela rivalidade como as equipes nova-iorquinas. E, atualmente, o cenário é melhor deste lado: a região de Boston é a única dos Estados Unidos a conquistar títulos recentes nas quatro grandes ligas esportivas do continente, com os Bruins (hóquei – NHL), New England Patriots (futebol americano – NFL), Celtics (basquete – NBA) e os Red Sox (beisebol – MLB). Os moradores são fanáticos pelas equipes. Em dias de jogo, torcedores se juntam horas antes no estacionamento do estádio para fazer churrasco – prática chamada de tailgate. Se puder, durante o intercâmbio, vá em um jogo da equipe da casa. Uma partida no Fenway Park, estádio do Red Sox, é uma boa pedida. O clima é contagiante!

Fenway Park | Jogo Boston Red Sox | Foto: www.sporttechie.com
Fenway Park
Jogo Boston Red Sox
Foto: www.sporttechie.com
Cidade de Boston, EUA

Boston EUA: as melhores universidades do mundo estão aqui

Na área da educação, não tem para ninguém. O local é um verdadeiro polo universitário, que abriga pelo menos 100 faculdades e instituições de ensino. Para citar apenas três delas: Universidade de Boston (BU)Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Harvard. Nada mais, nada menos.

Campus do MIT | Boston, EUA
Campus do MIT
Boston, EUA
História real: EU FUI: Relatos de um intercâmbio em Boston – LSI Boston

Claro que conhecer os campi e os extensos gramados das universidades é parada obrigatória. Harvard, por exemplo, é um complexo de 400 prédios, que se espalham por Boston e chegam até a vizinha Cambridge. A Harvard Square é uma praça com as melhores livrarias locais. Um paraíso para quem gosta de ler! A Biblioteca de Harvard e a Biblioteca Pública de Boston são duas joias que merecem ser visitadas e aproveitadas. Tire um dia para ler, estudar ou apenas relaxar em uma das mesinhas. Já falamos delas aqui.

Nem precisa dizer que a população estudantil está em peso na cidade de Boston. E com ela, um ambiente incrível, festivo e multicultural! As baladas acontecem nas repúblicas, nos alojamentos estudantis e se estendem aos pubs, bares e casas noturnas. O reduto boêmio se concentra em Lansdowne Street e no Theatre District. Assim como em outras cidades, a má notícia é que os estabelecimentos fecham cedo – entre 1h e 2h da manhã. Perto do Quincy Market existe uma série de bares com música ao vivo. Para dançar, o ideal é ir a zona do Alley, pertinho do Boston Common.

Gastronomia e mobilidade na cidade de Boston

Para jantar, o bairro italiano North End Little Italy tem ótima comida e restaurantes tradicionais, concentrados no entorno da Hanover Street. A marca gastronômica típica da cidade são os frutos do mar: lagostas, camarões, ostras, mexilhões. Outra especialidade da região é o creme de mariscos chamado clam chowder.

* Importante: nunca sair à noite sem passaporte. Sem o documento de identidade, é praticamente impossível o consumo de bebidas alcoólicas ou até mesmo a entrada em alguns estabelecimentos.

Dica: Conheça o transporte público de Boston

Em termos de mobilidade, impossível passar aperto. Para distâncias mais curtas, as linhas de ônibus dão conta do recado. O metrô de Boston, conhecido como “T”, é o mais antigo do país e, apesar de lembrar uma “maria-fumaça” em alguns trechos, continua 100% eficiente, levando os usuários a qualquer ponto. Para completar, a cidade é plana e bastante atraente para caminhar ou andar de bicicleta, que é usada seriamente como meio transporte. Pratique o hábito pela Beacon Hill – área histórica e extremamente agradável para andar a pé.

Beacon Hill | Boston, EUA
Beacon Hill
Tudo sobre a cidade de Boston, EUA

A cidade de Boston é referência também no quesito viário. Uma ousada construção transformou a Interstate 93, a principal estrada, em um túnel sob a cidade com dez pistas e 5,6 km de extensão. Apelidado de “Big Dig”, o projeto demorou 12 anos para ser concluído e hoje é usado como exemplo de obra de interesse público.

Como é o clima na cidade de Boston?

Sobre as temperaturas… Bom, o verão é quente, com temperaturas que passam dos 30. E o frio é FRIO – com letras maiúsculas e também com neve, geada, chuva e tudo mais o que houver! No inverno, os termômetros se aproximam dos – 20ºC em alguns dias entre novembro e março. Mesmo branquinha, continua linda…

Os bostonianos que o digam! Durante o intercâmbio, você vai notar que a população local tem muito orgulho de onde vive, seja pela história, pelas instituições de ensino, pelo sucesso no esporte, pelas construções, pela segurança e organização… Tudo é motivo de orgulho. E, cá entre nós, eles têm razão de sobra para encherem o peito ao falar da cidade. Agora que você já sabe tudo sobre Boston, que tal ir ver com seus próprios olhos? Descubra Boston.

Inverno em Boston, EUA
Inverno em Boston, EUA
Faça seu intercâmbio em Boston com a Descubra o Mundo.
Quer mais? 10 razões para você fazer seu intercâmbio em Boston

O que você precisa saber sobre Boston EUA

– Boston é plana, segura e limpa

– O passado exerce papel fundamental na dinâmica da cidade

– É multicultural, com a forte presença de imigrantes e estrangeiros

– Para entrar nas baladas/bares e consumir bebidas alcoólicas, só mediante apresentação do passaporte

O que os estudantes adoram em Boston EUA

– Fácil locomoção seja de metrô, ônibus, bike ou a pé

– As universidades (mais de 100 instituições) e as três principais: BU, Harvard e MIT

– Festas e eventos universitários, barzinhos, baladas e pubs

– Teatro, shows e musicais – alguns, da Broadway – na área do Theatre District

– A participação dos times da cidade nas 4 grandes ligas esportivas (NBA, NFL, NHL e MLB)

O que tem para fazer em Boston EUA

– Curtir as várias estações do ano no Commom Park

– Museus incríveis: Fine Arts, John Kennedy, Museum of Science

– História ao ar livre: Freedom Trail, Beacon Hill e Quincy Market

– Admirar belas vistas do Seaport District e do Skywalk Observatory

Comentários