em EUA

Conheça o transporte público de Nova York

Se você vai passar por um período de intercâmbio em Nova York, precisamos informar: apesar de serem onipresentes na Big Apple, os táxis amarelos não são a melhor opção para se locomover. Com uma excelente rede de metrô e com o trânsito cada vez mais insustentável, seu melhor amigo na cidade tem nome e sobrenome: MetroCard. Todos os habitantes que utilizam o transporte público de Nova York não saem de casa sem ele, já que o cartão serve como passagem em todas as linhas de ônibus e metrô.

Faça seu intercâmbio em Nova York com a Descubra o Mundo.

O MetroCard pode ser adquirido por U$ 1 em diversos locais e também em máquinas em qualquer estação de metrô. Normalmente. eles possuem validade de um ano e durante este período você pode recarregá-lo quantas vezes quiser nos mesmos locais de venda. Tanto ônibus quanto metrô custam U$ 2,50 dólares, mas sua passagem vale para um período de duas horas a partir do momento que seu cartão for debitado, permitindo que você troque de ônibus ou linha de metrô quantas vezes for necessário pagando apenas uma tarifa.

Você também pode pagar os deslocamentos individualmente, mas neste caso a tarifa sobe para U$ 2,75 e os ônibus aceitam apenas moedas. Além disso, as passagens avulsas são literalmente avulsas e não permitem transferência ônibus-metrô. Assim, só compre um ticket avulso caso tenha certeza absoluta de que irá utilizar apenas uma vez durante toda sua estadia. Caso contrário, compre o MetroCard.

Lembre-se também de que Nova York não é apenas Manhattam e aproveite o excelente e barato transporte público para conhecer outras regiões e bairros. Se você prefere organizar seu trajeto utilizando o transporte público de Nova York antecipadamente, pode fazê-lo pelo site da Metropolitan Transit Authority.

Conheça o transporte público de Nova York

Metrô

Inaugurado em 1904, o metrô de Nova York é um dos maiores e mais antigos do mundo. Atualmente, opera em 468 estações e quase 400 quilômetros de extensão. Porém, é fácil se localizar: os mapas são claros e visíveis em todas as estações.

Utilizado diariamente por milhões de nova-iorquinos, o metrô é a melhor e mais rápida opção de deslocamento, mas ele também é acessível para turistas e estudantes em intercâmbio e tão seguro que até o ex-prefeito Michael Bloomberg o utilizava para ir trabalhar. Dito isto, lembre-se que, apesar de muito mais segura que qualquer cidade brasileira, Nova York também conta com pessoas que se aproveitam dos mais desavisados: procure manter seu cartão a mão para não precisar procurá-lo na mochila ou carteira. Caso esteja carregando muitas bolsas e sacolas, atente também para a hora do rush, quando os vagões lotam e você temporariamente vira sardinha.

Ônibus

Embora um pouco mais lentos por disputar espaço com milhões de outros veículos, as linhas de ônibus de Nova York cobrem toda a cidade, funcionam 24h e permitem que você aprecie a vista. As paradas, em quase todas as quadras, possuem mapas e horários. Evite-as em horários de pico, pois nestas horas o trânsito fica ainda mais lento.

Cada linha é representada por um número e uma letra, que indicam que a totalidade ou a maior parte de sua trajetória ocorre naquele bairro. Assim, Q significa Queens, B significa Brooklin, Bx significa Bronx e assim por diante.

Simples, não? Para uma imersão total em seu intercâmbio, use e abuse dos excelentes serviços de transporte público de Nova York e aproveite sua estadia!

Você já conhecia o funcionamento do transporte público de Nova York? O que pensa a respeito dele? Comente!

Veja também:
Cidade de Nova York: conheça a capital do mundo!
Estudar inglês em Nova York, partiu!
Intercâmbio Nova York preço de 15 opções de cursos
Intercâmbio em Nova York, 7 motivos que valem a pena

Comentários