em EUA

Dicas de shoppings de Nova York – Tudo, para todos os bolsos

NYC não é ótima somente para estudo, cultura, lazer, vida noturna, gastronomia, entretenimento… É ótima também para compras. Nos shoppings de Nova York, consumismo não é pecado – Carrie Bradshaw, do seriado Sex And The City, que o diga! A metrópole é praticamente um mega shopping a céu aberto e mesmo os mais controlados terão dificuldades de sair ilesos. Tem de tudo, para todos os bolsos. Confira algumas dicas de compras em NYC:

shoppings de Nova York
shoppings de Nova York

Nos shoppings de Nova York todo seu consumismo será perdoado!

A cidade concentra dezenas de lojas de departamento. A Macy’s, com DEZ andares (!), é uma das maiores do mundo. Lá é possível encontrar roupas, malas, acessórios, cosméticos, utilidades para casa e maquiagens (como MAC e Sephora). As lojas Sack’s, Bergdorf Goodman e Lord & Taylor de Nova York são menores e concentram algumas grifes mais sofisticadas. Outra famosa é a Bloomingdale’s.

A Century 21 é o reino dos descontos selvagens. Com uma loja bem em frente ao Ground Zero, onde eram as Torres Gêmeas, é a melhor opção para caçadores de pechinchas. Os preços costumam ser incríveis, mas o espaço, não muito confortável e organizado, demanda paciência.

A 34th Street concentra, entre as 5ª e 10ª Avenidas, todos os tipos de lojas que você deseja, desde souvenires até eletrônicos. Alguns exemplos conhecidos: Victoria Secret’s, Marc Jacobs, Gap, Forever 21, Banana Republic, H&M

As roupas de marca estão em Midtown, com lojas de departamento como Barneys e Bergdorf Goodman, além de Gucci, Louis Vuitton, Dolce Gabana, Tiffany & Co. Apple Store (aberta 24 horas!) e Niketown também estão nessa região… Todas nas imediações da 5ª Avenida.

Caro demais para você? Sem problemas. Em Manhattan dá para comprar artigos de designers famosos por preços camaradas nas chamadas consignmet stores. São peças de marcas famosas, usadas ou de coleções antigas, em perfeito estado. A rede Ina New York é uma das melhores, com lojas nos bairros Chelsea e Soho.

O Soho, aliás, é um programão em todos os sentidos quando você estiver batendo perna entre os shoppings de Nova York. Redes, grifes, lojinhas familiares e até mesmo camelôs convivem democraticamente no mesmo espaço. Sem contar que os cafés, restaurantes e bares são sempre convidativos.

Agora, se quiser algo mais alternativo, seu lugar é a região de East Village e Lower East Side. Ali, pequenas butiques vendem objetos de decoração, discos de vinil e roupas de estilo retrô, especialmente no quadrilátero entre Stanton, Rivington, Orchard e Ludlow. Mais descolado ainda é o Meatpacking District, com seus brechós, galerias de antiguidade e barracas de artesanato.

Em meio à “bagunça” de Chinatown você pode se deparar com produtos exóticos e interessantes com preços super atraentes. E dá para pechinchar à vontade!

Mas… e se o dólar subir?

Sem pânico. Mesmo com oscilações e altas do dólar, o brasileiro ainda tem motivos de sobra para fazer compras, não só em Nova York, mas nos Estados Unidos como um todo.

Para se ter uma ideia, um produto adquirido no Brasil pode ser até três vezes (200%) mais caro do que em território norte-americano. Isso porque o varejo brasileiro sofre, sobretudo, com a carga tributária elevada. Em determinados segmentos, quase metade do valor pago vai para o governo em forma de tributos. Enquanto o padrão global é ter um único imposto específico para o consumo, no Brasil são seis – IPI, ICMS, ISS, Cide, IOF, Cofins.

A logística, o custo administrativo, o volume de vendas e a margem (alta) de lucro do varejista também afetam os preços. Triste realidade…

É mais fácil fazer shopping em Nova York pela internet?

Se você está fazendo um intercâmbio nos Estados Unidos tem um endereço “fixo” (casa de família, residência ou apartamento), mesmo que seja por alguns meses. Nesse caso, uma boa opção a ser considerada são as compras via internet. Muitos sitessó entregam produtos em território norte-americano (qualquer estado) e, mesmo os que atendem o Brasil, vão cobrar taxas e impostos que, na maioria das vezes, fazem a compra não ficar tão vantajosa assim.

Por isso, antes de sair comprando tudo, pesquise os preços nos sites das marcas (algumas promoções valem só para as lojas online) e em sites como AmazonEBayBest Buy e Sears. Além disso, se você é intercambista significa que terá um certo tempo para olhar, pensar, pesquisar, pedir descontos e comprar somente o que vale a pena e o que será usado. Por isso, não se deixe levar pela empolgação momentânea e faça compras conscientes. Carrie Bradshaw só no seriado!

Bom, depois de ler e guardar essas dicas, hora de desligar o computador, vivenciar a cidade e bater perna! Descubra os shoppings de Nova York!

Faça seu intercâmbio em Nova York com a Descubra o Mundo.

Comentários