em EUA

O que fazer em Chicago: os segredos da “Cidade do Vento”

Chicago é uma metrópole com cara de cidade pequena. Mas pode estar certo de uma coisa: é grande o suficiente para você sempre ter o que fazer em Chicago. Afinal, é a terceira maior cidade dos Estados Unidos (atrás somente de Los Angeles e Nova York) tem qualidades evidentes e defeitos discretos. Na comparação, não deixa a desejar em nenhum quesito. As ruas são menos abarrotadas (a população é de menos de 3 milhões de pessoas), o metrô é mais limpo, o trânsito não é caótico, a programação cultural é intensa o ano todo e o visual, que mistura cenários naturais e urbanos, enche os olhos de qualquer visitante.

A “cidade do vento” (Windy City), como é conhecida, está a noroeste do mapa, no Estado de Illinois, numa região conhecida como Grandes Lagos. Os 42 km de margem do Lago Michigan criam uma atmosfera descontraída e praiana. Pelo menos 29 km de margem são muito bem aproveitados, com espaço reservado para bicicletas, corridas e caminhadas – é o Lake Shore Drive. Barcos também ficam espalhados pela orla – alguns deles oferecem passeios turísticos. O Navy Pier é um excelente ponto com várias atrações que têm vista para o lago ou para o skyline de Chicago.

Chicago, uma das 10 melhores cidades do mundo para jovens
Navy Pier | Chicago, EUA
Navy Pier
O que fazer em Chicago, EUA

Não vai ser difícil escolher o que fazer em Chicago

A cidade está marcada na história. Foi lá, na década de 20, que morou Al Capone, mafioso ítalo-americano, que organizou grupos de gangsters durante o período da lei seca nos Estados Unidos, quando era proibida a venda de álcool. O local foi palco de disputas por poder e por território. Foi uma época sangrenta, era difícil viver em Chicago, mas isso ficou no passado. Hoje, o município é bastante seguro para viver. No cinema, Chicago é Gotham City, a cidade de Batman – O Cavaleiro das Trevas. Pode ser apreciada também nos clássicos Os Intocáveis e Curtindo a Vida Adoidado.

Os edifícios gigantescos harmonizam-se e as construções fazem da cidade uma referência no mundo da arquitetura. Depois de um grande incêndio em 1871, a cidade foi reerguida de forma rápida e prática. Mas o povo ca cidade sabia o que fazer em Chicago: reconstruí-la! Assim, surgiu a “Escola de Chicago”, que mudou o rumo do desenvolvimento urbano: o vidro ganhou destaque, enquanto o ferro e o aço passaram a ser usados na estrutura das construções ao invés da madeira.

Quer saber o que ver em Chicago assim que chegar? As construções mais interessantes e majestosas estão no centro – área conhecida como The Loop, que engloba as zonas comerciais e financeiras. Ali, está o Willis Tower (antigo Sears Tower), com 442 metros de altura. A principal atração está no 103º andar: o Skydeck, de onde é possível ter uma visão incrível. Por ali também fica o John Hancock Center, outro prédio imenso, que também possui um observatório.

Skydeck, Willis Tower | Chicago, EUA
Skydeck, Willis Tower
O que visitar em Chicago, EUA

The Loop é um lugar digno de ser explorado sem pressa: a cada passo, um restaurante diferente, barzinhos, galerias de arte, lojas, teatros. Programe-se para assistir a uma peça no famoso Chicago Theatre, facilmente identificável pelo letreiro vertical na fachada.

Até em um passeio pelas ruas você encontra o que fazer em Chicago

Pelas ruas, inevitavelmente, você irá esbarrar em alguma obra de arte. A Praça Daley, ainda no centro, abriga uma gigantesca escultura de Picasso. A céu aberto, outras obras de artistas renomados como Chagall, Miró, Gaudí e Alexander Calder. Ao todo, são 6 mil esculturas. A mais representativa delas, a Cloud Gate, ganhou status de cartão postal. Inaugurada em 2006, de autoria do indiano Anish Kapoor, a estrutura arredondada de aço está localizada dentro do Millennium Park e ganhou o apelido de “feijão” (the bean). No verão, há espetáculos, muitas vezes, gratuitos, no Pritzker Pavilion, uma moderna concha acústica projetada por Frank Gehry que todos deveriam visitar em Chicago.

Cloud Gate, Millennium Park | Chicago, EUA
Cloud Gate, Millennium Park
Chicago, EUA

O Millennium Park, por sua vez, faz parte do gigante Grant Park – parque urbano que ocupa boa parte do The Loop. Foi ali que, em 2008, Barack Obama fez o discurso da vitória. É ali também que ficam o Museu Field de História Natural e o Instituto de Arte de Chicago (AIC), onde há uma das mais notáveis coleções do Impressionismo e onde você vai encontrar rastros de Edward Hopper, Paul Cézanne e Van Gogh.

Boas compras: isso é algo que você não pode deixar de fazer em Chicago. O trecho da Michigan Avenue, conhecido como Magnificent Mile, é tomado por shoppings e marcas de luxo. O contraponto é com a paralela State Street, que reúne lojas mais populares como H&M, GAP e Banana Republic.

Estudar: outra dica do que fazer em Chicago

Chicago também é um centro universitário, que reúne campi de várias universidades, como Illinois Institute of Technology, Universidade de Loyola, Universidade de Illinois, Universidade DePaul e Northwestern. A respeitada Universidade de Chicago, conhecida mundialmente, fica a poucos quilômetros do centro, no Hyde Park. O bairro mega arborizado abriga também o Museu da Ciência e Indústria, com exposições sobre guerras, corpo humano, fenômenos naturais. Impossível ser totalmente explorado em um único dia. É no Hyde Park, na South Greenwood Avenue, que fica a casa da família do presidente Obama – quase invisível a olhos nus, por causa do isolamento feito pela segurança.

Chicago entre as Top 10: pesquisa mostra as cidades mais atraentes para recém-formados

Enquanto outros municípios norte-americanas têm influências latinas, Chicago é bem europeia. A maior parte de seus habitantes é descendente de alemães, poloneses, ucranianos, gregos e suecos, imigrantes que decidiram viver em Chicago. A miscigenação faz parte, por isso, estrangeiros costumam ser bem recepcionados. Por isso, a cidade oferece tudo e mais um pouco aos apreciadores de comidinhas. Bairros como Greektown, Little Village, Chinatown oferecem diversas opções – das básicas às exóticas. Bucktown e Wicker Park são os bairros cheios de jovens e também de bares.

Além da arquitetura, cultura e gastronomia, Chicago também tem uma relação íntima como a música. Apesar do jazz e do blues terem nascido em Mississipi, foi em Chicago que muitas lendas surgiram. Quer dicas de boas casas de jazz para visitar em Chicago?As melhores estão nos arredores de Bronzeville. Para apreciar o clima musical de forma mais intensa, não perca o Chicago Blues Festival, em junho, que atrai nomes de peso como B.B. King, Lil’Ed Williams e John Lee Hooker, e o Chicago Jazz Festival, realizado no final de agosto.

 ♫ And each time I roam

Chicago is calling me home

Chicago is why I just grin like a clown

It’s my kind of town ♫ ♪ 

(Frank Sinatra)

Entre abril e setembro, assista a uma partida de beisebol no lendário estádio Wringley Field – o Chicago Cubs compete na National League e o Chicago White Sox, na American League. No futebol americano, o representante é o Chicago Bears, que joga na NFL, enquanto que, no hóquei, o Blackhawks atua na NHL. Entre outubro e abril, escolha um jogo de basquete da NBA e torça pelo Chicago Bulls, time de Michael Jordan. Essa democrática salada de times garante programação esportiva o ano inteiro.

Saiba mais sobre Chicago e os times que os locais mais amam

Mesmo no frio você encontrará o que fazer em Chicago

Vale lembrar que essa é uma região de climas extremos. Mesmo assim, é muito bom viver em Chicago. No verão, a temperatura ultrapassa os 30 graus, podendo chegar até os 40. Já o inverno congelante traz nevascas pesadas e os termômetros podem se aproximar dos – 20°C. A primavera e outono são agradáveis.

As temperaturas não atrapalham a vida de quem usa o transporte público: os ônibus são equipados com ar condicionado e aquecedor. O sistema de transporte, altamente funcional, é administrado pelo CTA (Chicago Transit Authority). Além de ônibus, metrôs e trens também estão disponíveis aos usuários. Os trens são antigos e lentos, mas são motivo de orgulho para os moradores por causa do seu valor histórico. Eles foram apelidados por “L” devido ao trajeto percorrido: parte suspenso e parte do trajeto subterrâneo.

Conheça o transporte público de Chicago

Estando em Chicago, um dica do que visitar logo ao norte dos lagos: cheque os valores das passagens aéreas e “dê um pulo” no Canadá. A cidade está perto da divisa e muita  gente aproveita um fim de semana para conhecer o país vizinho – especialmente, as cidades de Toronto e Montreal.

31 praias de água doce, 200 teatros e galerias, 40 museus, 7.300 restaurantes e 552 parques, segundo dados da prefeitura. Do alto (literalmente) de seus 180 anos bem vividos, a cidade esbanja prosperidade. Deixe os ventos soprarem e te levarem até aqui, afinal, como você notou há muito o que fazer em Chicago. Descubra Chicago.

Chicago, EUA
Dicas sobre a cidade de Chicago, EUA
Faça seu intercâmbio em Chicago com a Descubra o Mundo.

O que você precisa saber para viver em Chicago

  • Chicago é a terceira maior cidade dos Estados Unidos
  • As condições climáticas são extremas: o inverno é bem frio e o calor, muito quente – o vento gelado bate o ano todo
  • Influências europeias: muitos descendentes vivem por lá
  • O trânsito é intenso, mas bem mais tranquilo em comparação a outras grandes cidades
  • Transporte público variado (ônibus, metrô, trem)

O que os estudantes adoram na cidade de Chicago

  • As praias de água doce às margens do Lago Michigan
  • As áreas verdes – são mais de 500 parques – e a Lake Shore Drive
  • Os eventos culturais e festivais de música – muitos deles, ao ar livre
  • Esporte o ano todo: beisebol, basquete, hóquei e futebol americano
  • As universidades

Dicas sobre o que visitar em Chicago

  • Caminhar sem pressa pelo The Loop e esbarrar nas esculturas ao ar livre
  • Jazz & Blues: dezenas de casas pela cidade
  • Chicago Theatre, Museu Field de História Natural, Instituto de Arte, Museu da Ciência e Indústria
  • Relaxar no Navy Pier e no Grant Park
Aproveite os descontos de intercâmbio da Descubra o Mundo.

Comentários