em EUA

6 super dicas para morar nos E.U.A

Trabalhar e morar nos Estados Unidos, vale mesmo a pena? Acho que todo mundo que deseja sair do Brasil para estudar ou trabalhar já se fez essa pergunta, não é? Ainda mais se formos pensar que no universo histórico dos Estados Unidos sempre existe aquele sonho de riqueza, primeiro mundo e conforto de verdade. Só que nem sempre a realidade é assim.

Sim, morar nos E.U.A pode ser uma ótima escolha e uma perfeita experiência, mas tudo vai depender dos seus objetivos, da sua perspectiva, do que você deseja fazer, do seu grau de escolaridade e do quanto você deseja realmente isso. Morar em outro país já se torna difícil por uma série de mudanças e costumes, então é preciso atentar a estas respostas internas que só você pode dar e partir rumo a mais esta realização.

Preparamos algumas dicas para você que decidiu passar um tempo morando nos Estados Unidos. Com elas, você vai poder chegar, se adaptar mais fácil e entender um pouco deste universo americano.

Saiba como estudar nos Estados Unidos

Americanos não são frios

Isso mesmo. Todo mundo sempre tem a ideia de que os americanos são frios e mal educados e bla bla bla… Não necessariamente.  O que ocorre é que há um respeito pelo espaço do outro. Ou seja, se a gente chega no metrô no Brasil, já vai logo batendo papo, tocando nas pessoas e pedindo os contatos de um inteiro desconhecido. Por lá não é assim. As pessoas, além de serem pontuais não gostam dessa efusividade. São mais quietos. Outro ponto é que americano é bem direto e talvez seja isso que nos faz confundir com grosseria. Se ele não gostou de qualquer coisa, vai dizer na lada, assim como se tiver gostado também.

Também não fique encarando as pessoas na rua. Americano não gosta disso. E se vir um bebezinho fofo no carrinho, não aperte a bochecha dele antes de pedir permissão aos pais.

Gorjeta é essencial

Seguinte, dar gorjeta é quase lei. Se você vai morar nos E.U.A ou apenas passar uma semana em algum ponto turístico considere dar gorja a todo mundo. Isso mesmo, garçom, porteiro, manicure, taxista… Por lá, por exemplo, um garçom ganha U$ 4 por hora, então as gorjetas são bem importantes para contribuir no orçamento mensal deles. E nada de pensar “nunca mais vou voltar aqui mesmo”, porque isso só deixa o brasileiro com uma má impressão, aí já viu… Faça as contas e adicione uns 20 % de gastos extras com gorjeta. Não custa nada e todo mundo sai feliz.

Faça você mesmo

Quem mora nos Estados Unidos deve saber que esse é um costume bem comum. Por lá, aparatos tecnológicos e compras são uma verdadeira pechincha. Porém, se você estiver pensando em contratar um profissional para pintar seu portão, por exemplo, vai cair para trás com o valor. E para economizar, nada como colocar a mão na massa e fazer você mesmo. Uma dica: você vai se divertir horrores montando a sua casa do jeitinho que quiser. Além de ajudar a passar o tempo, você vai aprender muitas coisas. Por isso, faça você mesmo, economize e amadureça.

Cupom é vida

Quem nunca viu a famosa séria “Todo mundo odeia o Chris”? Além de ser extremamente engraçada o seriado, que contava a história da infância e adolescência do ator Chris Rock, tinha muito do estilo de vida americano. E uma coisa que  Rochelle e o Julius (pais do Chris) sempre guardavam eram os cupons! Sim, eles são ótimos para quem adora comprar e ainda conseguir belos descontos. Então, se você for morar nos Estados Unidos carregue sua pastinhas com os cupons que mais te interessam, vai que… Uma dica é ficar sempre de olhos em sites de desconto e em revistas.

Sistemas públicos de Saúde?

Nem tanto. Quem mora nos E.U.A sabe que por lá não tem esse negócio de tudo ser de graça. Sempre vai ter alguma coisa que precisa ser paga e isso não necessariamente é ruim. Por isso, se você for passar um tempo, um seguro saúde é indispensável já que o custo de vida por lá é bem alto. Gastar com remédio não é uma opção.

Futebol é com as mãos?

Isso mesmo. Se você for morar nos Estados Unidos e por um acaso engatar uma conversa sobre “football” entenda que esta modalidade é jogada com as mãos, tem muita disputa e um dos campeonatos mais famosos do mundo, o Super Bowl. Se quiser falar do nosso futebol mesmo, diga “soccer”. Pronto, anotou essa dica? Ela vale ouro.

Saiba falar ao menos o básico

Se você decidir morar nos Estados Unidos precisa saber ao menos o básico do inglês para começar a se enturmar e ambientar. Claro que inglês mesmo você vai aprender no dia a dia, mas “Thank you” e “hello” todo mundo deve saber falar. Ah, que tal fazer um intercâmbio enquanto vai arrumando as coisas? Assim você aprende mais rápido. A Descubra o mundo tem um monte de escola legal.

Com essas dicas você já vai começar fazendo bonito. Então, aproveite sua estadia morando nos Estados Unidos e noa sorte.

Você também pode gostar de:

Dicas para cursos de inglês nos E.U.A
Intercâmbio nos Estados Unidos
Viaje para os E.U.A com a Descubra o Mundo.

Comentários