em EUA

Pensando em fazer intercâmbio na Califórnia? Conheça San Diego!

Se pesquisas comprovam que o clima interfere diretamente no humor, está explicado porque quem vive em San Diego, ao sul da Califórnia, é tão feliz. No verão: sol,  cidade quente, com temperaturas altas; na primavera e no outono: sol – calor e noites frias; no inverno, adivinhe? Sol – mais tímido, é verdade, mas bem mais presente e intenso do que o restante dos Estados Unidos.

Mas quem escolhe fazer intercâmbio na Califórnia tem também outros motivos para tanta felicidade. San Diego – segunda maior cidade da Califórnia – não parece ser uma cidade grande. O trânsito flui bem pelas largas avenidas (as Free Way), que também são muito limpas e organizadas. Os 1,3 milhão de moradores não vivem espremidos, mas espalhados por pequenos bairros e distritos à beira-mar. São 112,5 quilômetros de um litoral extremamente fotogênico, banhado pelo Oceano Pacífico.

Intercâmbio na Califórnia – Vem ser feliz morando em San Diego!

As praias servem como ponto de encontro de amigos, que passam horas e horas conversando, surfando, praticando esportes ou apenas relaxando. São lindas e também seguras! É perfeitamente normal sair para caminhar ou entrar na água (gelaaaada!), deixando os pertences na areia.

Ocean Beach é o ponto da galera mais alternativa. Os moradores dessa área costumam ser “bairristas” e preocupados em preservar a cultura local. É mais um exemplo de região californiana onde as pessoas cultivam um espírito natureba. Muita gente é vegetariana e praticante assídua de exercício físico – feito, geralmente, ao ar livre mesmo, na orla das praias.

Ocean Beach |Intercâmbio em San Diego, EUA | Foto: Insight Guides
Ocean Beach
Intercâmbio em San Diego, EUA
Foto: Insight Guides

Uma das praias mais famosas, La Jolla, fica a 20 km do centro da cidade. Por ali, pelicanos e focas descansam nas pedras e dividem o espaço e a atenção dos visitantes e dos surfistas. As ruas do bairro de mesmo nome hospedam lojas de marcas internacionais, galerias de estilistas e artistas renomados, como a do fotógrafo de paisagens Peter Lik. É ali também que estão os restaurantes mais badalados, como o The Marine Room e a filial mais famosa do Whisknladle.

Falando em restaurantes, San Diego é ponto de convergência de jovens chefs, mestres cervejeiros e produtores orgânicos integrados em projetos como o San Diego Roots. O resultado é uma culinária saudável, enriquecida pelo que há de melhor em produtos locais, como morangos, abacates e vegetais, que contrasta com as influências mexicanas – prova de que o México é logo ali.

E é mesmo. San Diego é a última cidade dos Estados Unidos antes da fronteira e muitos estudantes de intercâmbio na Califórnia passam a noite nas festas tequileiras de Tijuana, a 45 minutos de trem.

Mas música ao vivo é em San Diego mesmo, na Rock Botton, considerada a região mais animada da cidade com boates e barzinhos. Foi neste reduto que ganharam projeção bandas como Nirvana, Smashing Pumpkins e Lemonheads. Hillcrest, no centro, também é conhecido pelos bares, restaurantes, feiras e festivais de rua.

Durante seu intercâmbio na Califórnia aproveite o embalo boêmio de San Diego e caminhe à noite pelo Gaslamp Quarter, um bairro vitoriano histórico de 16 quarteirões, que abrigava no passado casas de jogos e bordéis. No entanto, foi revitalizado na década de 80 e hoje abriga cerca de 150 bares, restaurantes e casas noturnas. É uma boa opção para um happy hour no fim do dia!

Gaslamp Quarter | Califórnia, Morar em San Diego, EUA
Gaslamp Quarter
Califórnia, Morar em San Diego, EUA

Vale lembrar que os estabelecimentos não vendem bebidas alcoólicas para menores de 21 anos e também não as comercializam depois das 2h da manhã. A maioria das casas noturnas fecha neste horário mesmo, impreterivelmente. É também proibido fumar e beber álcool nos parques e praias da cidade. A multa é salgada e a polícia fica no pé! Fica a dica para quem vai viver em San Diego.

As cervejas artesanais são comuns. Produtoras como The Lost Abbey podem ser degustadas em San Marcos, a uma hora de distância.

O Centro Velho, ou Old Town, é o marco do início da história da Califórnia, que se reflete nas construções espanholas. Restaurantes mexicanos, lojas de suvenires e artesanatos chamam a atenção dos visitantes e estudantes de intercâmbio na Califórnia – mas não se esqueça: todos esses produtos são mais baratos a poucos quilômetros, em Tijuana.

Confira a experiência de quem já fez um intercâmbio em San Diego com a Descubra o Mundo.

Viver em San Diego: mistura de vida saudável, praias e muita badalação. Faça intercâmbio na Califórnia!

Nada atrai tantos turistas – de todas as idades – quanto o Balboa Park. Além de sua vocação como centro de lazer e natureza, tornou-se o maior parque urbano cultural do país. Nele existem 16 museus, como o de História Natural, três teatros, belos jardins e gramados, restaurantes e o San Diego Zoo com aproximadamente 4 mil animais – as estrelas são os pandas, leões e ursos-polares. Como se tudo isso não fosse suficiente, há sempre exposições itinerantes e apresentações acontecendo. Durante seu intercâmbio na Califórnia você pode pegar um ônibus para circular lá dentro e, claro, voltar sempre que puder para explorar todos os cantos!

Além do Balboa, os shows aquáticos de Sea World, os passeios ao ar livre no Mission Bay Park e as miniaturas da Legolândia também fazem sucesso.

Balboa Park | Califórnia, Viver em San Diego, EUA
Balboa Park
Califórnia, Viver em San Diego, EUA

Não há metrô em San Diego. Mas táxis, ônibus e bondes funcionam muito bem, chegando até a fronteira com o México. Você também pode alugar um carro quando quiser explorar os arreadores, rachando o preço com dois ou três amigos. Para degustar um café da manhã clássico norte-americano, com direito a panquecas, waffles e ovos, vá ao Big Kitchen, em South Park, que integra a lista dos dez melhores cafés da manhã dos Estados Unidos.

Com jeitão descontraído e desencanado, estudantes de todos os cantos se encontram na cidade – alguns, atraídos pela SDSU (San Diego State University) e pela UCSD (Universidade da Califórnia, campus San Diego). Nessa última, uma das bibliotecas mais incríveis do mundo compõe o visual: a Geisel Library (entenda porquê neste post).

E nem precisa dizer que esse é um dos destinos preferidos dos brasileiros para estudar nos Estados Unidos. Afinal, aqui, ser feliz é obrigação. Precisa de mais justificativas? Descubra como é morar em San Diego. Faça intercâmbio na Califórnia!

Morar em San Diego, vista do mar
Morar em San Diego, vista do mar

O que você precisa saber sobre San Diego e sobre seu intercâmbio na Califórnia:

  • O sol predomina praticamente todos os dias do ano;
  • Seguindo o espírito “californiano de ser”, as pessoas são preocupadas com a saúde e com a boa alimentação;
  • Não há metrô, mas táxis, ônibus e bondes dão conta do recado;
  • É a cidade dos Estados Unidos mais próxima do México: a apenas 45 minutos de trem de Tijuana;
  • É proibido fumar e beber nos parques e praias;
  • As baladas fecham cedo (por volta das 2h);

O que os estudantes adoram em San Diego:

  • As praias – bonitas e seguras;
  • O clima descontraído;
  • As inúmeras opções de restaurantes, bares e casas noturnas;
  • As cervejas artesanais;
  • Os campus: UCSD (Universidade da Califórnia) e SDSU (San Diego State University)

Para fazer em San Diego:

  • Praias, como La Jolla, Ocean Beach e Pacific Beach
  • Balboa Park
  • Sea World, Mission Bay Park e Legolândia
  • Gaslamp Quarter
  • Old Town
Veja também: intercâmbio em San Diego x intercâmbio San Francisco. Para onde ir?

Experimente morar em San Diego com um intercâmbio inesquecivél!

Comentários