em EUA

Faculdade nos EUA: saiba como entrar, conheça as melhores.

Faculdade nos EUA é uma conquista que muitos estudantes e profissionais desejam. Afinal, este país tem 8 das 10 melhores universidades do mundo, e das 500 melhores, a maioria se encontra em seu território. Para que você conheça mais sobre as faculdades dos EUA e para que também saiba como se candidatar a uma vaga numa faculdade americana, fizemos uma seleção de dicas sobre estes dois assuntos.

E lá vai a primeira: só consegue se dar bem em uma faculdade nos Estados Unidos, quem domina planamente o idioma. O ideal é fazer um intercâmbio de inglês alguns meses antes de iniciar o curso!

Faça intercâmbio nos Estados Unidos com a Descubra o Mundo.
Veja: Melhores escolas dos Estados Unidos: Inglês de alto nível

Faculdade nos EUA, como se candidatar

Este processo não é fácil. É longo e demorado. Mas você pode conseguir vaga em alguma das faculdades nos EUA, é só não desistir e seguir as instruções da melhor maneira possível.

Inscrição no processo de candidatura

Existe um site do sistema educacional americano onde você pode se inscrever em algumas faculdades. também é possível se inscrever diretamente, em alguns casos, mas o ideal é usar este site, porque ele permite várias candidaturas ao mesmo tempo. O importante é não errar ou se atrapalhar ao ler as instruções. Este é o primeiro passo: entrar no site Common Application e se inscrever nas faculdades dos EUA de seu interesse.

Testes de proficiência em inglês

Como algum destes testes vai ser exigido de você, obrigatoriamente, por ser estrangeiro, é bom ir já pesquisando qual sua faculdade dos Estados Unidos vai pedir. Já providencie isso. Os mais conhecidos são: IELTS e TOEFL.

Provas obrigatórias

Você precisa provar que concluiu o ensino médio para se candidatar a uma vaga em uma faculdade nos EUA. Mas como seu diploma brasileiro não vale por lá, terá que fazer uma prova para isso. As mais usadas pelas faculdades dos Estados Unidos são: SAT – College Administration Exam e ACT – , o antigo “American College Testing”.

Documentos necessários

Possivelmente você terá que providenciar isto:

  • Diplomas, históricos escolares e certificados de conclusão de seus cursos.
  • Cartas de recomendação de seus professores.
  • Carta pessoal declarando porque você quer estudar naquela faculdade.
  • Declaração de capacidade financeira para pagar pelo curso.
  • Documentos pessoais como passaporte, identidade etc.

Esta lista pode variar, confirme a instituição.

Veja mais: Universidades de Nova York: conheça as melhores

Universidades com boas faculdades nos Estados Unidos

Para escolher uma boa faculdade nos EUA, o melhor a fazer é escolher uma boa universidade e, a partir daí, se inscrever na faculdade correspondente ao seu curso de interesse. Veja estas três grandes universidades americanas:

Universidade de Stanford

Stanford  foi fundada em 1885 e hoje abriga 7.000 alunos de graduação e 9.000 alunos de pós-graduação em sete faculdades. Conta com 2.000 docentes em um campus com mais de 33 milhões de m2 e 700 edifícios. Esta universidade já conseguiu, entre alunos e professores, ganhar 21 Prêmios Nobel.

As faculdades de Stanford incluem: Administração de Empresas, Ciências Agrárias, Educação, Engenharia, Humanidades e Ciências, Direito e Medicina.

Escolha a sua!

Veja também: Universidade de San Diego: 700 mil m2 da melhor educação

Universidade de Harvard

Harvard foi criada em 1636. Atualmente conta com 2.400 docentes dedicados a ensinar 21.000 alunos em um campus que tem uma área aproximada de de 20 milhões de m2 e 11 unidades acadêmicas.

Esta universidade se orgulha de ter recebido 47 Prêmios Nobel, ter entre seus quadros, em algum momento, 48 ganhadores do Prêmio Pulitzer e de ter tido como alunos 32 personalidades que se tornaram chefes de estado.

Veja em qual destas faculdades você gostaria de estudar em Harvard: Faculdade de Artes e Ciências, Harvard College, Educação continuada, Escola de Artes e Ciências, Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas, Escola de Negócios, Faculdade de Odontologia, Escola de Design, Divinity School, Kennedy School of Government, Escola de Direito, Escola de Medicina, Instituto Radcliffe, Faculdade de Educação e Escola de Saúde Pública.

Conheça: University California Berkeley: Estude com 7 Prêmios Nobel

MIT – Massachusetts Institute of Technology

O MIT foi fundado em 1861 e hoje dispõem de 11.000 funcionários, sendo quase 2.000 docentes entusiasmados para dar formação a 11.000 estudantes divididos em 4.500 graduandos e quase 7.000 pós-graduandos. Dentre as honras da universidade se destacam 80 Prêmios Nobel e 56 ganhadores da Medalha Nacional de Ciências.

Veja se alguma destas faculdades é a que você procura: Faculdade de Arquitetura e Planejamento, Escola de Engenharia, Instituto de Engenharia Médica e Ciências, Faculdade de Humanidades, Artes e Ciências Sociais, Faculdade de Ciências, Programa Conjunto MIT-WHOI em Oceanografia e Oceano, Ciências Aplicadas e Engenharia.

Conheça também: Universidade de Los Angeles – UCLA: estude com as estrelas.

Escolhemos estas três grandes universidades para você analisar e procurar uma boa faculdade nos EUA dentre os cursos oferecidos por estas instituições. Mas os Estados Unidos têm muitas outras universidades em que você pode estudar, é uma questão de saber decidir extamente qual o caminho a seguir. De qualquer forma, sem uma boa formação em inglês, será impossível estudar em qualquer uma delas. Porque não começa esta jornada fazendo um bom intercâmbio de inglês?

Confira: Escolas de inglês nos Estados Unidos: alavanque sua carreira

Comentários