em EUA

Conheça o transporte público de San Diego

Localizada no sul da Califórnia, a cidade de San Diego reúne variados atrativos. Para começar, apresenta praias com areias e águas limpas, excelentes opções de restaurantes e uma ótima qualidade de vida. Estes são alguns dos fatores que atraem turistas e estudantes à cidade todos os anos. O cenário cultural é outro aspecto interessante. São cerca de 90 museus, que guardam um pedaço importante da história dos Estados Unidos. Para completar, o clima é agradável o ano inteiro e os moradores da cidade são extremamente receptivos.

Motivos não faltam para escolher esta cidade americana para morar e estudar, não é? Se você concorda e já escolheu San Diego para fazer um intercâmbio, este post é ideal para você. Mas se você ainda está na dúvida, quem sabe as informações a seguir não ajudam a tomar uma decisão? Antes de fechar as malas e embarcar, é aconselhável pesquisar um pouco sobre a cidade de destino. Uma coisa importante é entender mais sobre processos úteis no dia a dia, como os meios de locomoção utilizados no lugar. Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas sobre o transporte público de San Diego. Confira!

Conheça o transporte público de San Diego

Ônibus

O sistema de ônibus da cidade é muito parecido com o que temos no Brasil. Lá, as linhas são identificadas por números e os horários e itinerários são informados nas paradas. Um aspecto interessante para os ciclistas é que todos os veículos do transporte público de San Diego possuem um espaço na parte da frente para levar bicicletas.

Dica: quer ir até a 5th Avenue e não sabe que ônibus pegar? É só digitar o ponto de partida e de chegada no Google Maps e visualizar as opções de trajeto. Depois escolha a opção “transporte público”, representada pelo ícone de um ônibus. Os resultados, além do trajeto, mostram que ônibus pegar e quais são seus próximos horários.

Trolley

Esta é uma opção muito popular do sistema de transporte público de San Diego. O trolley é uma espécie de metrô na superfície, com vagões e trilhos, mas com a vantagem de ser possível admirar a paisagem durante o trajeto. A passagem é um ticket, que pode ser utilizado tanto no trolley quando no ônibus. Para quem vai morar ou estudar um tempo na cidade, a dica é usar o pass, um cartão magnético que simplifica o pagamento das passagens.

No mapa das estações de trolley, a cidade é dividida por três linhas: a Blue Line, a Orange Line e a Yellow Line. Esta é uma opção bem organizada, fácil de entender e confortável.

Tarifas: o valor da passagem de trolley e de ônibus depende da distância percorrida. Uma dica para quem vai usar estes serviços apenas uma vez ou outra é comprar o Day Pass, um ticket de U$ 5 que pode ser usado ilimitadas vezes no dia da compra. É válido para o trolley e para os ônibus da cidade, ou seja, você pode usar o transporte público de San Diego quantas vezes for necessário pagando uma única tarifa de U$ 5 por dia. Também é possível comprar o One Way Trip, que dá direito a apenas uma viagem e varia entre U$ 1,5 e U$ 3. Para quem pretende usar o transporte público diariamente, a melhor opção é comprar o passe mensal, que custa a partir de U$ 72 e dá direito a ilimitadas viagens de trolley e de ônibus durante todo o mês.

Coaster

Outra opção do sistema de transporte público de San Diego é o trem. Eles são utilizados por quem quer fazer trajetos mais longos, como para outras cidades da Califórnia. É um meio de locomoção confortável, com wi-fi grátis e muito utilizado por executivos. O valor da passagem depende da cidade de destino. Uma viagem a Los Angeles, por exemplo, custa em média U$ 46 ida e volta. Este serviço também é utilizado para chegar a algumas das praias de San Diego. A passagem de ida e volta, que leva um adulto do centro de San Diego até Oceanside, custa U$ 11 e o trajeto dura cerca de uma hora.

O que você achou do sistema de transporte público de San Diego? Conte para a gente nos comentários!

Comentários