em EUA

Conheça o transporte público de Chicago

Chicago é uma das maiores e mais populares cidades dos Estados Unidos. Conhecida como “cidade dos ventos”, ela conta com um sistema de transporte público simples, eficiente e ótimo para ser usado em um intercâmbio.

Faça seu intercâmbio em Chicago com a Descubra o Mundo.

Conheça o transporte público de Chicago

Chicago Transit Authority

O Chicago Transit Authority (CTA) é o órgão que opera o transporte público de Chicago: ônibus e trens de toda a cidade e de 40 comunidades vizinhas. Moradores da cidade utilizam um cartão para se locomover, que pode ser comprado em estações do metrô, supermercados ou encomendados on-line neste site.

Trens

Os trens de Chicago são comumente chamados de “L” e têm alto valor histórico, ainda que sejam um pouco lentos e antigos. Eles são chamados de “L” por causa dos trajetos suspensos (Elevated Train), embora nem todas as linhas sejam de percursos elevados. Algumas fazem o percurso subterrâneo (Subway).

Cada um desses percursos se diferencia por cores: amarelo, marrom, roxo, vermelho, laranja, verde, rosa e azul. Com exceção do amarelo, as cores sempre se encontram no Loop, localizado no centro da cidade. Ao usar algum desses trens que passam no Loop, é possível fazer baldeação gratuita ou pegar ônibus em frente à estação.

Uma das boas surpresas do transporte público de Chicago é que a Blue Line, que vai do aeroporto ao centro da cidade, circula 24 horas por dia, assim como a Red Line, que vai do norte ao sul da cidade, passando pelo centro. A Red Line passa por diversos dos principais pontos turísticos da cidade. Para quem chega na cidade, essas são as duas linhas comumente mais utilizadas.

Ônibus

Diferente da frota mais antiga de trens, os ônibus de Chicago são modernos, confortáveis e com ar condicionado para o verão e aquecedor para o inverno. E as chances de se perder ou não saber qual ônibus pegar são pequenas, já que cada um deles conta com um painel em sua frente informando o nome da próxima parada.

As paradas geralmente são os nomes das ruas. Não há ônibus que vai até um bairro específico; eles trafegam no sentido leste-oeste ou norte-sul. É possível encontrar diversos ônibus num mesmo bairro, cada um trafegando em um sentido diferente.

São mais de 100 rotas ligando toda a cidade com ônibus que param em quase todos quarteirões. Diversas linhas circulam 24 horas por dia. A tarifa deve ser paga em dinheiro exato. Ao pagar a tarifa do ônibus, o dinheiro é depositado em uma máquina que não dá troco. Caso você não tenha dinheiro trocado, será necessário pagar a mais pelo trajeto. Outra solução é comprar um cartão Ventra e colocar dinheiro de crédito para utilizá-lo também nos ônibus.

Cartão Ventra

O Ventra Card pode ser comprado por 5 dólares, valor que é revertido em crédito após cadastro no site. Se a ideia é comprar o ticket de apenas uma viagem, um passe livre durante um dia ou um bilhete para ir ou sair do aeroporto Chicago O’Hare, o que deve ser adquirido é o Ventra Ticket. Ah, e o Ventra Card também pode ser utilizado como cartão de débito pré-pago da Mastercard!

Tarifas dos transportes públicos de Chicago:

  • Para adquirir o Ventra Card, o preço é $5 e o dinheiro é retornável. O cartão pode ser carregado em máquinas Ventra, online, por telefone ou lojas autorizadas.
  • O ticket único Ventra custa $3, com exceção do trajeto para o aeroporto O’Hare.
  • Para o aeroport, o ticket único Ventra custa $5.
  • O passe ilimitado para 1 dia da Ventra custa $10.
  • A tarifa para o trem “L” é $2,25. A reduzida, $1,10 e a para estudante, $0,75.
  • A tarifa de ônibubs é $2. A reduzida, $1. A de estudante, $0,75.
  • Transfer (usado nos dois ônibus após o primeiro utilizados no período de 2 horas): $0,25. Reduzido e estudante, $0,15.

As tarifas reduzidas são para crianças entre 7 e 11 anos e idosos.

Passes

Os passes existem apenas em tarifas completas e são não reduzidas para estudantes:

  • Passe de 1 dia: $10.
  • Passe de 3 dias: $20.
  • Passe de 7 dias: $28.
  • Passe de 30 dias: $100.

Outras

  • Trem “L” para O’Hare: $5 / Reduzido: $1,10 / Estudante: $0,75
  • Tarifa em espécie no ônibus: $2,25 / Reduzida: $1,10 / Estudante: $0,75 (sem troco)

Qual é a opção de transporte público de Chicago que você prefere? Compartilhe suas impressões com a gente nos comentários!

Veja também:
Curso de inglês em Chicago com até 40% de desconto
Turismo em Chicago: as 12 atrações que você não pode perder!
O que fazer em Chicago: os segredos da “Cidade do Vento”
Chicago e os times que os locais mais amam

Comentários