em EUA

Conheça o transporte público de Boston

Boston é sinônimo de história, cultura e excelência em educação (Harvard, MIT e a vizinha Cambridge, estão na Grande Boston). Portanto, uma excelente escolha caso esteja planejando um período de intercâmbio nos Estados Unidos.

Além disso, também é conhecida como America’s Walking City, apelido bastante sugestivo: vários de seus pontos turísticos estão localizados no centro da cidade e a melhor maneira de conhecê-los é simplesmente caminhando ou usando o transporte público de Boston.

Conheça o transporte público de Boston

Durante sua permanência, você certamente também fará uso do ótimo sistema de transporte público de Boston, chamado de Massachusetts Bay Transportation Authority (MBTA) ou simplesmente “T”. Como qualquer grande cidade, Boston sofre com a presença de muitos veículos em espaços físicos reduzidos e o trânsito costuma ser bastante lento.

Você tem várias opções que lhe permitem economizar tempo e dinheiro. Uma delas é adquirir o CharlieCard, à venda em qualquer estação de metrô e em algumas lojas de conveniência.

Já os passes diários (U$ 12), semanal (U$ 19) e mensal (U$ 75) permitem viagens ilimitadas em ônibus, metrô e trem (zona 1A). É possível, também, pagar individualmente por cada deslocamento, mas é extremamente desaconselhável, tendo em vista você que perderá o desconto e toda a praticidade do cartão automático.

Metrô

As linhas de metrô de Boston são identificadas por cores (vermelha, laranja, azul, verde e cinza) e cobrem a maior parte da cidade. O valor da passagem utilizando o CharlieCard sai por U$ 2,10, contra os U$ 2,65 da passagem avulsa (chamada de CharlieTicket). Você ainda pode trocar de linha (ônibus ou metrô) sem custo adicional dentro de um período de 2 horas.

O metrô de Boston normalmente inicia seus serviços a partir das 5 da manhã e encerra entre 00h15 e 1h, dependendo da estação. Aos finais de semana, estes horários são alterados e os trens passam com menos frequência. Assim, caso esteja planejando  utilizar o transporte público de Boston, consulte antes o site da MBTA.

Ônibus

Os ônibus circulam em toda a cidade, inclusive em locais não cobertos pela rede de metrô. O valor do débito com o CharlieCard é de U$ 1,60, enquanto a passagem avulsa fica em U$ 2,10. Lembre-se de que se após utilizar o ônibus você trocar para uma linha de metrô – dentro do período de 2 horas –, pagará 50 centavos a mais (para atingir o valor básico de U$ 2,10 do metrô).

No início, os números e trajetos das linhas podem ser um pouco confusos. Os horários normalmente estão afixados nas paradas e também nas estações de metrô, mas em caso de dúvida, cheque as informações no site da MBTA ou, caso seu inglês já esteja afiado, pergunte ao próprio motorista!

Trem

Caso esteja planejando visitar alguma cidade próxima de Boston, o melhor é utilizar o trem, chamado de Commuter Rail. Eles são bastante pontuais e partem apenas da North Station (para as cidades ao norte de Boston) e da South Station (para o sul).

Os destinos são divididos em zonas e os valores das passagens variam de acordo com elas (entre U$ 2,10 e U$ 11,50). Os tickets podem ser comprados tanto nas estações que possuem guichês quanto dentro dos próprios trens. Mas importante: caso embarque sem ticket a partir de uma estação com guichê aberto, o fiscal irá lhe cobrar U$ 3 extras!

Aeroporto

O traslado para o Aeroporto Internacional Logan é mais conveniente da South Station, onde opera a Linha Cinza de ônibus rápidos (BRT), geralmente com amplos espaços para bagagem. E o melhor de tudo? É grátis! Outra forma é tomar a Linha Azul do metrô até a estação Aeroporto e de lá embarcar em um ônibus do próprio aeroporto até o seu terminal.

Preparados para utilizar o transporte público de Boston? Não perca tempo e garanta já o seu intercâmbio para uma das cidades mais vibrantes da América do Norte. Garantimos que você não vai se arrepender!

Faça seu intercâmbio em Boston com a Descubra o Mundo.
Veja também:

Comentários