em EUA

Como morar em Nova York: intercâmbio, estudo, trabalho e lazer

Viver em Nova York é o sonho de muitas pessoas. Chamada de “capital do mundo”, a cidade oferece alguns do melhores restaurantes, museus e parques do planeta, além de inúmeras opções de entretenimento e cultura.

E o que faz de Nova York uma cidade tão efervescente o movimentada? A resposta talvez esteja na sua diversidade cultural. NYC é a metrópole mais cosmopolita do mundo.

Dos seus quase 9 milhões de habitantes, aproximadamente 3 milhões são estrangeiros. Para se ter uma ideia, 200 línguas diferentes são faladas na cidade e 50% dos nova-iorquinos falam em casa outra língua que não o inglês.

Ficou interessado? Neste post, mostraremos como morar em Nova York, quais são as opções para fazer intercâmbio e estudar na cidade, além das alternativas de trabalho para brasileiros. Acompanhe!

Como estudar em Nova York

Para estudar em Nova York, é preciso tirar o visto de estudante. São dois tipos: o F-1 (para quem deseja ingressar em uma universidade) e o M-1 (para cursos profissionalizantes).

Para conseguir o visto de estudante, o primeiro passo é se inscrever em um instituição de ensino que seja reconhecida pelo governo. Feito isso, a escola irá encaminhar um formulário oficial (DS-160), que deve ser preenchido e apresentado na hora de requerer o visto.

Além do formulário, é necessário apresentar passaporte válido e comprovar que possui meios financeiros para se sustentar durante toda sua estada. Se aprovado, é preciso ainda pagar uma taxa administrativa ao Departamento de Segurança Nacional dos EUA.

O visto de estudante permite que você chegue nos Estados Unidos um mês antes das aulas e fique por até dois meses após o término do curso. No entanto, ele não concede direito a trabalhar no país.

Leia mais: Universidades de Nova York: conheça as melhores

Como fazer intercâmbio em Nova York

Para quem deseja estudar inglês em Nova York, existem diversas escolas que oferecem diferentes programas de intercâmbio. As principais opções são:

EC New York

Fundada em 1992, a EC New York faz parte de uma das mais reconhecidas instituições de intercâmbio do mundo. Localizada no centro da agitada Times Square, a escola oferece uma estrutura completa e diferentes opções de cursos para atender aos mais diversos perfis de aluno, além de atividades extras fora do horário de estudos.

Leia mais: EC Nova York: veja como e por que estudar inglês na capital do mundo!

LSI Nova Iorque

Localizada no chique bairro do SoHo, próximo da área financeira da cidade, a LSI Nova Iorque conta com uma infraestrutura de primeira para atender seus alunos. Tudo isso ao lado do Rio Hudson, pertinho da Estátua da Liberdade e de Wall Street.

Conheça outras opções para fazer intercâmbio em Nova York:

Leia mais: Intercâmbio em Nova York, 7 motivos que valem a pena

E para saber mais sobre o assunto, confira nosso material com tudo que você precisa saber sobre intercâmbio nos Estados Unidos. Neste e-book, você encontrará informações sobre documentação, bagagem, roupas, dinheiro, escolas, cursos e acomodação.

Você lerá sobre:

  • O país
  • Os processos de vistos
  • Vantagens e Desvantagens
  • Tipos de cursos
  • Opções de cargas horárias de cursos
  • Principais cidades

Trabalho em Nova York para brasileiros

Se você quer saber como morar em Nova York com o intuito de procurar trabalho, é importante conhecer as áreas que mais aceitam estrangeiros e como fazer para trabalhar legalmente no país.

Para trabalhar em Nova York é preciso ter um visto de trabalho ou o Green Card (visto de residência permanente). Ser contratado por uma empresa americana é a forma mais fácil para conseguir uma permissão de trabalho.

Para isso, o contratante precisa patrocinar o seu visto (os mais populares são o H-1B e o L-1). Isso quer dizer que, quando um trabalhador se candidata para um vaga de trabalho nos EUA, cabe à empresa arcar com os gastos do visto de trabalho do empregado.

Outra alternativa é abrir seu próprio negócio. O governo americano oferece o visto EB-5, que dá direito ao Green Card temporário para quem quer empreender no país. O governo também estipula uma série de metas que, se atingidas, possibilitam a obtenção da cidadania americana.

Apesar de atrativo, o custo é alto: a partir de novembro de 2019, para conseguir o visto EB-5 será preciso um investimento mínimo de US$ 900 mil para quem aplicar em áreas com carência de empregos.

Atualmente, são cerca de 300 mil brasileiros na cidade — nem todos em situação regular. As vagas mais ocupadas por imigrantes brasileiros são relacionadas ao setor de serviços, em cargos como bartender, dog walker, faxineiro e garçom.

Para quem deseja empregos mais qualificados, além da validação do diploma, é importante contar com certificados de proficiência em inglês, como o TOEFL. Existem muitos cursos preparatórios em Nova York que podem ajudar você a conseguir uma boa nota no exame.

Leia mais: Intercâmbio Nova York preço de 15 opções de cursos

Vale a pena morar em Nova York?

Agora que você sabe como morar em Nova York, fica a pergunta: será que vale a pena morar na “cidade que nunca dorme”? Argumentos a favor certamente há — e aos montes.

Para começar, em NYC você pode encontrar alguns dos melhores museus do mundo. MET, MoMA, Guggenheim e o Museu de História Natural são só alguns exemplos dos locais que a cidade tem a oferecer.

Seguindo no lado cultural da cidade, as peças da Broadway, os concertos no Lincoln Center e os shows no Madison Square Garden oferecem opções de primeira qualidade ao longo de todo o ano.

Os parques são outro ponto forte de Nova York. Além do famoso Central Park, Madison Square Park, Battery Park, Riverside Park e Bryant Park garantem uma bom passeio aos fins de semana.

Pontos turísticos famosos como a Estátua da LIberdade, o Empire State Building, a sede da ONU e o memorial às vítimas do 11 de Setembro também são programas turísticos em NYC bastante interessantes.

Para quem é interessado em compras, a Quinta Avenida tem lojas das principais grifes do mundo e a loja de departamento Macy’s oferece opções praticamente sem fim de roupas, perfumes, sapatos, entre muitas outras coisas.

Leia mais: Dicas de shoppings de Nova York – Tudo, para todos os bolsos

Por fim, em uma cidade conhecida pelo tráfego pesado, Nova York oferece uma das mais extensas redes de metrô do mundo, além de opções de barcas, trens e ônibus. Além disso, em NYC se caminha muito: os nova iorquinos andam em média entre 3,5 e 8 quilômetros por dia!

Gostou de saber como morar em Nova York e de conhecer um pouco mais sobre tudo o que a cidade tem a oferecer? Se quiser ver mais opções de intercâmbio em NYC, entre em contato com a gente!

Comentários