em EUA

Mardi Gras EUA – Como é o carnaval nos Estados Unidos?

Quem disse que o carnaval é exclusividade brasileira? Ao contrário do que se pensa, a festa existe e acontece em diversas partes do mundo, em diferentes formatos. Já comentamos aqui sobre o carnaval mais longo do mundo: o de Montevidéu, no Uruguai. Mas também são famosos no mundo os carnavais de Veneza (Itália), de Bogotá (Colômbia), de Nice (França), de Tóquio (Japão), de Tenerife (Espanha), de Quebec (Canadá) e de Santo Domingo (República Dominicana).
Conheça o carnaval mais longo do mundo

Mas também existe carnaval nos Estados Unidos. Pelo menos é o que dizem os moradores de Nova Orleans, localizada no estado de Luisiana. O evento, conhecido pelo termo francês Mardi Gras, é tradicionalíssimo e começou no século 19, lá pelo ano de 1889. Mais de 1 milhão de turistas costumam invadir a cidade no mês nessa época do ano – entre fevereiro e março.

New Orleans Celebrates Mardi Gras | carnaval nos Estados Unidos
New Orleans Celebrates Mardi Gras
Carnaval nos EUA

No carnaval nos EUA, os blocos de rua são chamados de krewes. Funcionam mais ou menos como os do carnaval brasileiro: os grupos se reúnem, de forma voluntária, e trabalham durante todo o ano na organização dos desfiles. A diferença é que os membros pagam uma espécie de “anuidade” para participar da festa. Zulu e Rex são dois dos mais famosos blocos da cidade, que costumam sair pela Saint Charles Avenue – principal circuito do carnaval nos Estados Unidos.

Assim, mais de 50 agremiações saem às ruas – com máscaras, cores e fantasias. O caráter dos desfiles não é competitivo como o das escolas de samba no Brasil. O programa, que é bem familiar, reúne crianças, pais e idosos que se espremem nas calçadas em busca de um cantinho. Os desfiles começam logo cedo, nas primeiras horas do dia e, em alguns casos, vão até a noite. Quem quiser estender a festa mais ainda, madrugada adentro, deve procurar pubs ou casas noturnas locais, que promovem eventos particulares para os mais baladeiros.

Igrejas da Europa viram pubs, baladas e livrarias (conheça 5 exemplos!)

Ao longo dos anos, o som, puxado pelas bandinhas, foi assumindo novas identidades. Com influências de culturas europeias, latino-americanas e afro-americanas, hoje ouve-se um pouco de tudo em um carnaval nos Estados Unidos: blues, jazz, rock e música popular norte-americana. As cores típicas do Mardi Gras são: o dourado, que significa poder; o verde, que significa fé; e o roxo, que significa justiça. De cima dos carros alegóricos, os integrantes costumam jogar colares, brinquedos e flores ao público.

A nudez e o carnaval nos Estados Unidos

Outra curiosidade é que a tradição da nudez, que se espalhou por outros carnavais no mundo todo, surgiu em Nova Orleans, onde primeiro foi documentada a presença de mulheres com os seios a mostra. O que pode interferir na “animação”, digamos assim, do público feminino é o frio e/ou a chuva: em fevereiro, o clima não é dos mais agradáveis na região. Apesar de raramente nevar durante o inverno, as temperaturas nessa época ficam abaixo dos 10ºC. Brrrrrrrrrrr.

E já que de carnaval nós entendemos,  por que não descobrir outros carnavais no mundo? Já pode começar a programar o do ano que vem. Descubra o Mundo. Descubra o carnaval nos Estados Unidos

Comentários