em EUA

Brasileiro nos Estados Unidos: morar um tempo ou estudar?

Brasileiro nos Estados Unidos sempre tem muitas histórias para contar. Muitos foram estudar em uma universidade americana e acabaram se encantando com o país e ficando por lá, outros foram levados por multinacionais onde trabalhavam e decidiram se estabelecer por mais tempo no país, e ainda há aqueles que se aventuraram nos EUA em busca de oportunidades. Ah, não podemos nos esquecer daqueles que se apaixonaram por um cidadão americano e acabaram casando e constituindo família. Independente do motivo, seja para estudar ou trabalhar, o número de brasileiros nos Estados Unidos é controverso. E para que você possa saber mais sobre isso, coletamos vários dados que vamos compartilhar com você.

Um dado interessante é a quantidade de estudantes de nosso país que decide fazer um intercâmbio nos EUA. Já pensou em fazer parte deste grupo e ser mais um brasileiro nos Estados Unidos?

Faça seu intercâmbio em Boston com a Descubra o Mundo.
Veja mais: Quanto custa intercâmbio nos EUA: preço para todos os bolsos

Imigrante brasileiro nos Estados Unidos

Segundo dados de 2012 do United States Census Bureau, acredita-se que haja aproximadamente 370 mil brasileiros nos Estados Unidos. Mas informações mais recentes do MRE – Ministério das Relações Exteriores,  falam que esse número pode estar entre 1 milhão e 300 mil e 1 milhão e 400 mil brasileiros vivendo nos EUA, em estados como Flórida, Nova Jersey, Massachusetts, Califórnia, Georgia e Connecticut.

Ainda segundo as autoridades demográficas americanas, em dados de 2012, as cidades com maior número de brasileiros nos Estados Unidos eram Nova York, com mais de 70 mil, Boston com 64 mil e Miami com 44 mil.

Outro dado interessante são as cidades com descendentes de Brasileiro nos Estados Unidos, isto é, cidadãos americanos filhos de brasileiros, são as seguintes:

  • East Newark, em Nova Jersey, com 6,2%
  • North Bay Village, na Flórida com 6%
  • Danbury, em Connecticut, com 4,9%
  • Harrison, em New Jersey, com 4,8%
  • Framinghan, em Massachusetts, com 4,8%

Já as cidades com maior número de brasileiros morando lá são:

  • Loch Lomond, na Flórida, com incríveis 15,8%!
  • Bonnie Lock-Woodsetter North, também na Flórida, com 7,2%
  • North Bay Village, no mesmo estado, com 7,1%
  • East Newark, em New Jersey, com 6,7%
  • Framingham, em Massachusetts, com 6,6%
Veja: Morar em San Diego: Nada melhor que ouvir quem já viveu lá

Famosos brasileiros nos Estados Unidos

Muitos artistas e outras celebridades brasileiras estão nos EUA, por questões de carreira, trabalhando lá, veja alguns:

  • Gisele Bundchen, que vive em Boston.
  • O cantor Seu Jorge, com a família em Los Angeles.
  • Sonia Braga, há muito anos fazendo sucesso como atriz nesse país.
  • Alice Braga, atriz de filmes como “Eu sou a lenda”, mora em Nova York.
  • Vitor Belfort, o lutador se instalou atualmente em Boca Raton.

E estes são apenas alguns deles.

Veja também: Morar no Hawaii: o preço de viver de bermuda e camiseta

Primeiros brasileiros nos EUA

Parece que tudo começou nos anos 60. Segundo os dados oficiais desse país, em 1960 o número de americanos descendentes de brasileiros nos Estados Unidos era de quase 28 mil. Um dado interessante é que de 60 a 80, o número de brasileiros nos Estados Unidos como imigrantes era estimado em torno de 2 mil. Foi só depois desse período, com as dificuldades econômicas em nosso país, que os números aumentaram significativamente.

A comunicação do brasileiro nos Estados Unidos com sua comunidade tem seus próprios jornais, veja alguns deles:

www.acheiusa.com

www.brazilianvoice.com

www.brazilianpress.com

gazetanews.com

Estudar nos EUA

Com a maioria das 500 melhores universidades do mundo em seu território, os Estados Unidos atraem muitos Brasileiros para estudar. Na verdade, o Brasil é o 13º país a enviar mais estudantes para lá. Os estados mais procurados são a Califórnia, com excelentes universidades como Berkeley, UCLA e San Diego University, Florida, pelo clima, e Nova York, com outras ótimas universidades também.

Confira:
Universidades de Nova York: conheça as melhores
Universidade de Los Angeles – UCLA: estude com as estrelas.

Brasileiros em Miami

Segundo reportagem do jornal americano Wall Street Journal, está havendo uma verdadeira “invasão de brasileiros” a Mimai. E não só a esta cidade. O número de brasileiros procurando imóveis nos EUA aumentou em 40% e inclui, além de Miami, Nova York, Orlando e Boston.

Além de querer se mudar para lá e tentar se estabelecer, talvez abrindo um negócio, os brasileiros também são a maior parte dos turistas que visitam a cidade, chegando a 51% deles em 2013.

Conheça: Escolas de inglês nos EUA: conheça as 14 melhores

Depois de conhecer todos esses dados e números de brasileiros nos Estados Unidos, o que você acha de fazer um intercâmbio de inglês nesse país?

Confira: Como fazer intercâmbio nos EUA em 7 passos: você consegue!

Comentários